Por Emanuel Neri, em São Paulo.
Por muito tempo São Miguel do Gostoso viveu sem sinal de celular. A cidade vivia na escuridão do mundo digital. Por causa disso, criei uma placa, com um misto de humor e protesto, que abordava a ausência total do sinal de celulares na cidade. “Aqui não tem sinal de celular. Nem Tim nem Tchum, nem Claro nem Escuro, nem Oi nem Ui, nem Vivo nem Morto”, dizia a placa, espalhada em alguns pontos da cidade. A placa fez um sucesso danado. Era fotografada por todas as pessoas que iam a São Miguel do Gostoso. Foi reproduzida em jornais e TVs –um deles foi o Programa Jô Soares, da Rede Globo - e serviu também para ilustrar palestras para que a Anatel, o órgão regulador da telefonia, chamasse a atenção das operadoras de celular para o descaso com algumas regiões do Brasil, especialmente as cidades pequenas e mais pobres.
Pois bem, o sinal de celular chegou há dois anos – primeiro foi a Claro, depois chegou a Vivo. Tim e Oi ainda não deram o sinal da sua graça. Mas o que quero registrar é o péssimo serviço prestado pela Claro, que tem o controle –por ter chegado primeiro – de quase todos os celulares da cidade. Quase toda semana, cai o sinal da Claro – e a cidade volta a viver a escuridão digital de antes. E o pior é que, muitas vezes, são dias sem que o sinal seja restabelecido. Péssimo para quem tem no celular uma ferramenta de trabalho. E em São Miguel do Gostoso, que é uma cidade predominantemente turística, os prejuízos são enormes. Muitas pessoas usam a telefonia móvel para prestarem serviços ou fecharem negócios. Quando cai o sinal da Claro, a cidade fica muda. Ninguém fala com ninguém por celular.
São Miguel do Gostoso precisa acordar para este descaso. O Código de Defesa do Consumidor estabelece multas altas para o cliente de operdoras que tenham seus serviços de telefonia interromoidos --seja móvel ou fixa. Então isso também vale para a Oi, operadora fixa, que igualmente tem problemas. Mas, para obter este benefício, é preciso reclamar, botar a boca no mundo, registrar queixas na Anatel e no Procon-RN. Para reclamar na Anatel, ligação gratuita, o número é 1331, de segunda a sexta, das 8hs às 20hs. Mas, antes de reclamar na Anatel, ligue para sua operadora de celular ou fixa e obtenha o protocolo da sua reclamação. No Procon-RN, o endereço é Palácio Cidadania, na rua Tavares de Lira, 109, Ribeira, Natal, telefones 84-32326778/7230 e 32239050. Email do Procon-RN: procon@rn.gov.br . O site é www.natal.rn.gov.br/procon/
Vamos reclamar para que as operadoras de telefonia móvel e fixa respeitem os consumidores de São Miguel do Gostoso e melhorem seus serviços.
Quando o sinal da Claro fica indisponível, São Miguel do Gostoso praticamente pára!! Aqui todo mundo usa celular pra tudo. (Li em algum lugar que o governo federal tem um plano para reduzir a taxa da telefonia fixa -- seria bom mesmo pois realmente hoje em dia não compensa) Agora, já que muita gente não tem o fixo, ficar também sem o móvel não dá!! Vamos todos reclamar! Gabriela
ResponderExcluirAproveitando a deixa, gostaria de registrar que esse "monopólio" de serviços não se dá apenas nas operadoras de celular. Outro exemplo claro deste tipo de descaso com o cliente e de nossa vizinha e prestadora de serviços MGNet. Um absurdo, além de abusivo, que a empresa em questão não se dê ao trabalho de resolver os problemas de conexão quando tem, praticamente, toda uma cidade como cliente. Fica somente um técnico, super prestativo e presente, tentando abarcar todas as falhas de São Miguel do Gostoso que em sua maioria é de responsabilidade da empresa, não do usuário ou do técnico. Parabéns ao técnico cujos comentários são sempre os melhores e nota zero à empresa que não valoriza clientes e a importância de não ter, AINDA, concorrentes.
ResponderExcluirDeixa-me descontente, também, o silêncio dos usuários que contribui para alegações do tipo que ouvi ontem, quando registrei uma reclamação: "Mas eu só recebo reclamações da senhora porque ninguém liga pra MGNet...".
Gente, é nosso direito: RE-CLA-MEM e protocolem data, defeito e nome do atendente! fazendo isso tenho certeza de que melhoraremos nossos serviços.
Aproveitando a deixa, gostaria de registrar que esse "monopólio" de serviços não se dá apenas nas operadoras de celular. Outro exemplo claro deste tipo de descaso com o cliente é de nossa vizinha e prestadora de serviços MGNet. Um absurdo, além de abusivo, que a empresa em questão não se dê ao trabalho de resolver os problemas de conexão quando tem, praticamente, toda uma cidade como cliente. Fica somente um técnico, super prestativo e presente, tentando abarcar todas as falhas de São Miguel do Gostoso que em sua maioria é de responsabilidade da empresa, não do usuário ou do técnico. Parabéns ao técnico cujos comentários são sempre os melhores e nota zero à empresa que não valoriza clientes e a importância de não ter, AINDA, concorrentes.
ResponderExcluirDeixa-me descontente, também, o silêncio dos usuários que contribui para alegações do tipo que ouvi ontem quando registrei uma reclamação: "Mas eu só recebo reclamações da senhora porque ninguém liga pra MGNet...".
Gente, é nosso direito: RE-CLA-MEM e protocolem data, defeito e nome do atendente! fazendo isso tenho certeza de que melhoraremos nossos serviços.
Somente para completar os comentarios, gostaria de registar que em São Miguel do Gostoso, dispomos de somente um orelhão publico funcionando, apesar de ter varios espalhados pela cidade. Vamos reclamar gente, eu sou só uma formiguinha que tem reclamado em não tenho tido sucesso, liguem para o 10331 e reclamam também! Jaqueline.
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