sábado, 20 de agosto de 2011

É preciso dar um basta para os abusos no trânsito



Por Emanuel Neri

A Prefeitura de São Paulo está nas ruas para resolver um problema seríssimo. Trata-se do enorme número de atropelamentos na cidade –mais de 7 mil em 2010, com 613 mortes – que começou a ser enfrentado com seriedade. A prefeitura pôs nas ruas, há três meses - com bastante atraso, pois já devia ter feito isso há muito tempo -, um batalhão de guardas. Somente nos últimos dez dias, foram multados mais de quatro mil motoristas por atravessarem o sinal no vermelho, pararem na faixa de pedestre e não darem prioridades para o pedestre em faixas em que não há sinal de trânsito.
Nestes números não estão incluídas as multas por excesso de velocidade, que são registradas pelos radares da prefeitura. Mesmo assim, o resultado é impressionante. A redução dos atropelamentos em São Paulo caiu 61% entre maio e agosto. Eram 32 atropelamentos em média por dia na cidade. Somente no cruzamento mais perigoso, das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antonio, a redução do número de atropelamentos caiu 80%. Na cidade de São Paulo, que tem 11 milhões de habitantes, existem mais de 6 milhões de veículos – por dia, 40 mil veículos novos chegam às ruas.
Embora infinitamente menor do que São Paulo, São Miguel do Gostoso também precisa cuidar de seu trânsito. É impressionante o abuso de motoristas –de automóveis e motos - que trafegam em altíssima velocidade pela cidade. Na praia, isso torna-se perigosíssimo porque muitos dos motoristas estão embriagados. O problema de estacionamento também se agravou com algumas pousadas que constroem chalés, sem se preocupar com estacionamento para seus clientes. Com isso, os veículos ficam nas ruas, em frente às garagens particulares, causando sérios problemas na cidade.
Chegou a hora de a Prefeitura de São Miguel do Gostoso também pôr seu bloco na rua para controlar o trânsito da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário