domingo, 23 de outubro de 2011

Entrevista com ator e dietor de teatro Zé Celso na Trip deste mês é para abrir cabeças ainda fechadas

Por Emanuel Neri

Vez por outra aparecem reportagens na imprensa que estimulam o pensamento e a reflexão sobre temas diversos. A entrevista que o ator e diretor José Celso Martinez Corrêa deu para a última edição da revista Trip faz parte deste tipo de leitura que é quase obrigatório para quem quer ver o mundo de uma forma mais ousada – livre e libertária.
Aliás, não é só a entrevista de Zé Celso, como é mais conhecido este que é um dos maiores nomes do teatro brasileiro (veja fotos de Zé Celso, em cena) que vale a pena ser lida. A edição inteira da revista está interessante. Trata da diversidade sexual, com reportagens sobre a questão da intolerância sexual, da homofobia, surfistas gays – enfim, uma edição inteira para abrir cabeças, fazer pensar e abandonar preconceitos.
Mas a entrevista –“Homem Sexual”, que é o título - com Zé Celso, feita pelo jornalista Otávio Dias, é sensacional. Como de costume, Zé Celso abre o bico e fala de tudo que dá na telha dele: família, religião, maconha, homossexualidade, diversidade sexual, homofobia, cultura, política. Vale à pena ler esta edição da Trip e a entrevista com Zé Celso.
É de arrepiar o trecho em que Zé Celso fala do assassinato, em 1987, de seu irmão, Luiz Antonio, também ator e diretor de teatro, num crime homofóbico. “Meu irmão foi assassinado com 107 facadas. Sete facadas matam um homem, para que outras cem?”, pergunta. “O que o cara quer matar ao apunhalar um cadáver sem parar? Uma coisa que não consegue matar nele mesmo”.
O trecho em que ele fala do ex-presidente Lula também é muito interessante. “Lula foi um presidente antropófago. Ele fez um governo cheio de rebolado, de Carmen Miranda. De pega prá cá, joga prá lá. Ele sambou no poder e foi comendo tudo o que podia. Fez um governo incompreensível do ponto de vista marxista”, diz Zé Celso.
“Só quando ele (Lula) abandonou a ideologia e foi para o pragmatismo, que é a essência da antropofagia – é o que é e, dentro do que é, o que eu posso fazer? – quando ele superou a máscara de operário, de líder sindical, quando se descobriu pernambucano, quando chegou até a mãe dele de volta, aí ele teve uma humanização progressiva. E descobriu a si mesmo”, afirma Zé Celso.
Ainda sobe Lula, na visão de Zé Celso: “Antes ele tinha muita influência da Igreja. O Lula fez um governo laico maravilhoso nesse sentido. Com nenhuma religião, com nenhuma ideologia, com nada. E teve um Ministério da Cultura luxuoso”. Para Ze Celso, o ex-ministro Gilberto Gil trouxe a "tropicália e a antropofagia" para o Ministério da Cultura.
Leia mais sobre a edição da Trip e a entrevista de Zé Celso no site da revista, link abaixo:
Leia também sobre o teatro de Zé Celso, já tratado aqui em noBalacobaco:

3 comentários:

  1. VIOLÊNCIA
    Menor de 17 anos é vítima
    do golpe boa noite cinderela
    Espanhol teria colocado sonífero na bebida da menor

    Por: Carlos Costa //
    Foto: Reprodução

    O velho golpe do "Boa Noite Cinderela" fez mais uma vítima na região, dessa vez uma adolescente de 17 anos que reside na cidade de Ceará-Mirim. Mãe da garota contou a nossa reportagem que turista dopou sua filha em pousada da praia de Gostoso depois de ter convidado menor para um passeio. Segundo relato de dona Maria Aparecida da Conceição, 46 anos, sua filha conheceu um rapaz espanhol que se apresentou como Pablo Miguel, há cerca de dez dias durante show na Festa do Boi em Parnamirim. No dia seguinte o "gringo" apareceu em sua casa em Ceará Mirim. Muito simpático e alegre o rapaz que segundo dona Maria Aparecida aparentava ter entre 28 e 30 anos de idade, logo se tornou "de casa". Passou dois dias circulando pela cidade e pegando a menor para passear pelas redondezas. Nesse curto espaço de tempo conseguiu ganhar a confiança da mãe da menor que autorizou a filha a acompanhar o rapaz até a praia de Gostoso na manhã da última sexta-feira, prometendo retornar no final da tarde.

    O dia terminou e o casal de amigos não retornou a Ceará Mirim como combinado. Foi ai que dona Maria Aparecida começou a ficar preocupada quando anoiteceu e nada da sua filha aparecer. O telefone celular da menor sempre desligado. "Cheguei a pensar no pior, liguei para ela umas duzentas vezes, pois ela prometeu me ligar para dizer aonde se encontrava. Quando deu dez horas da noite e nada deles aparecerem entrei em desespero e quase fui com um sobrinho em busca deles, mas meu sobrinho me convenceu a esperar até a manhã desse sábado. Quando deu oito horas da manhã ela me chega calada e muito nervosa, me contou que chegando em Gostoso o tal do Pablo levou ela para uma pousada e convenceu minha filha a beber cerveja com ele. Ela me falou que logo no segundo copo ficou muito tonta e com um forte sono, depois disso apagou e só acordou hoje (sábado), pela manhã. O canalha usou minha filha como pode, ele é um amigo dele, pois quando ela acordou viu que tinha outro homem no quarto, os dois ficaram rindo muito e mangando da cara dela".

    Ainda segundo dona Maria Aparecida, sua filha retornou do passeio com várias marcas de chupão em diversas partes do corpo. A menor garantiu a mãe que não se lembra de absolutamente nada do que aconteceu com ela durante a madrugada, só sabe que foi usada sexualmente pelo novo amigo e seu comparsa, os dois deixaram a menor próximo ao Mercado Público de Ceará Mirim e foram embora em um carro tipo 4X4 de cor azul, falando em tom de zombaria "thauzinho Cinderela". Dona Maria Aparecida disse a nossa reportagem que prestou queixa do ocorrido. Caro Emanoel. Estou lhe remetendo a reportagem colhida da Folha do Mato Grande, para sua informação . abraço Otoniel Baracho

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Emanuel Neri.
    Desde fevereiro passado estou tentado instituir em Gostoso, um programa de prevenção ao alcoolismo, tabagismo e outras drogas. Por mais que de minha parte tenha exercido ações junto ao Poder Público local, até o momento não obtive respostas às nossas sugestões. Não estou fazendo acusações a ninguém, só lamentando que um assunto tão carente de ações concretas não encontre eco no âmbito da atual administração. Os fatos narrados na Reportagem da Folha do Mato Grande sob a responsabilidade do Carlos Costa, merece nossa preocupação. Se verdadeiros, que os culpados recebam da justiça o tratamento ditado pela lei. Espero que pelo menos sejam investigados. Numa das nossas propostas para a prevenção antes referida, consta uma capacitação destinada aos servidores municipais da saúde, educação e Assistência Social além de lideranças comunitárias, religiosas e empresários e trabalhadores do Turismo. Quem sabe se tivéssemos feito algo neste sentido, o nome de São Miguel do Gostoso hoje não estaria com esta mancha que atinge e entristece a todos nós.É LAMENTÁVEL. Faço votos que o ocorrido sirva para despertar quem de direito e assim pormos em prática algo no intento de evitarmos ocorrências de tão graves consequências. Aceite meu fraternal abraço. É o que penso, digo, escrevo e assino: OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  3. Caro Otoniel.
    Esta ocorrência é bastante grave. Todas as providências legais devem ser tomadas. É importante também que todas as pousadas de São Miguel do Gostoso exijam documentos de hóspedes - principalmente quando houver suspeitas de que se tratam de menores - para evitar este tipo de abuso. O projeto que você está conduzindo é bastante interessante para que não só a população, como também toda a rede hoteleira de São Miguel do Gostoso, se mobilizem e fiquem mais atentos para evitar estes crimes. Vilência sexual contra menores é um crime rorroroso que precisa ser combatido por todos.

    ResponderExcluir