Por Emanuel Neri
Vejam que notícia interessante. De 13 a 15 de outubro, será realizada em São Miguel do Gostoso a Caravana Ecológica. O evento -que tem o apoio da prefeitura local, de Ongs ligadas ao meio ambiente e de órgãos ambientais, como o Idema -, tem como objetivo conscientizar a população local sobre a importância da preservação da natureza e proteção ambiental no município.
A Caravana Ecológica será realizada em frente ao Colégio Olímpia Teixeira. Durante este evento, a população poderá assistir a filmes de temática ambiental, peças de teatro, além de cursos de capacitação e oficinas sobre reutilização de lixo. Trata-se de uma iniciativa muito positiva e oportuna da Prefeitura. Todos devem apoiar e participar da Caravana Ecológica.
No terceiro dia da Caravana Ecológica, no sábado, o Oásis – grupo de estudantes que monitora a flora e a fauna locais – lançará o projeto “Gostoso Cidade Limpa” (vejam ilustração da campanha). O Oásis vai orientar a população a tratar do lixo de forma adequada, evitando que ele seja jogado na praia ou nas ruas da cidade. A caminhada do Oásis sai às 7hs da manhã da rua dos Dourados, passa pela avenida dos Arrecifes até chegar ao Colégio Olímpia Teixeira.
Algumas recomendações para a Caravana Ecológica. Uma é reativar a discussão sobre a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ponta do Santo Cristo, que já vinha sendo discutida antes com a Secretaria do Patrimônio da União e o Idema. Outra é a colocação de tambores para coletar lixo nos quiosques que ficam na orla da cidade.
A Prefeitura também poderia aproveitar para avançar com a iniciativa de proibir o trânsito na orla urbana, transferindo-o para a malha viária da cidade. A idéia é que o trânsito da orla tenha dois desvios: um na Ponta do Santo Cristo e outro na área da Fazenda São João, que fica na estrada que liga São Miguel do Gostoso ao distrito de Reduto.
Se tudo isso acontecer, será um passo e tanto em defesa do meio ambiente de São Miguel do Gostoso.
Como São Miguel do Gostoso começou seu desenvolvimento bem mais tarde que as praias do Litoral Sul devemos agora nos conscientizarmos com o meio ambiente e o nosso futuro. Para algumas praias no RN já é tarde demais, mas para nós, e sendo nos dias de hoje com todas as informações que dispomos deveremos ter a preocupação devida. Já não podemos dar a velha desculpa.. 'não sabíamos'
ResponderExcluirEmanuel, obrigado por mencionar o nosso trabalho, mas houve uma mudança de data e o lançamento da Campanha Gostoso não será mais no 1º dia, e sim no 3º dia, no sábado, com a caminhada a partir das 7 horas da manhã, saindo da entrada da Rua dos Dourados, na entrada de Gostoso, pela Avenida dos Arrecifes, até o Olímpia se juntando com a Caravana.
ResponderExcluirObrigado mais uma vez por mencionar nosso trabalho, e nossos agradecimentos também ao nosso orientador Heldene Santos, a UFRN e a Prefeitura de Gostoso.
Renny Castro (líder da equipe desse projeto)
Foi sensacional a vinda da caravana Ecológica ao nosso Município, pois a mesma deve ter conhecido o Secretario (o) ou Secretária(a) de Turismo do nosso Município, que até hoje nimguém sabe que é mesmo, so´sei que existe, e a lixarada que encontrou foi um sucesso, ficou na história, parabéns a todos que fazem parte dessa administração desastrosa.
ResponderExcluirEmanoel em São Miguel do Gostoso/RN.