Por Emanuel Neri
Volta e meia, uma onda de racismo e intolerância cruza os céus do Brasil. Agora foi uma estudante do Rio Grande do Sul, chamada Sophia Fernandes, que usou o Twitter para atacar os nordestinos. “O Twitter está virando vaso sanitário... muita merda tuitando (oi macacos) – nordestinos-piauienses-cearenses”, escreveu a estudante no último dia 9/12. A Ordem dos Advogados de Pernambuco pediu ao Ministério Público do Rio Grande do Sul o enquadramento da estudante por racismo.
Na última campanha presidencial, a expressiva votação de Dilma Rousseff (PT) no Nordeste também despertou fortes ondas de racismo na Internet. A estudante de direito Mayara Petruso, de São Paulo, foi indiciada por crime de racismo por dizer, também no Twitter, que nordestino “não é gente”. “Faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”, escreveu a estudante. Pelo fato de ter nascido no no Nordeste, o ex-presidente Lula é um alvo bastante visado por racistas, nas redes sociais.
Agora o ataque da estudante gaúcha foi além. “Tem que usar câmara de gás para matar teu povo... O nordestino é a própria sujeira”, escreveu Sophia Fernandes. Tanto as declarações da gaúcha como a da paulista foram prontamente rechaçadas por pessoas que combatem o racismo e a intolerância. Segundo a OAB de Pernambuco, declarações racistas como estas violam o princípio da dignidade da pessoa humana. A gaúcha também deve ser indiciada por racismo.
Embora se diga que o Brasil não é racista, é comum ver ataques racistas contra minorias. Uma das principais vítimas desta insanidade são os negros. É comum ver manifestações e reações racistas –na Internet e até presencialmente – contra negros. Os gays também são vítimas da chamada homofobia, um tipo de intolerância insana que já levou a mortes e agressões de inúmeros gays, em todo o pais. Em São Paulo, tem ocorrido recentemente uma série de ataques a homossexuais.
Apesar disso, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) ainda não conseguiu reunir apoio suficiente, no Senado, para aprovar lei que pune a homofobia. Na semana passada, mesmo tendo "costurando" acordo com setores religiosos e católicos, contrários ao projeto, a senadora teve que retirar este tema da pauta da pauta de votação do Senado, temendo sua derrota. Houve grande reação da bancada evangélica mais conservadora contra o projeto.
Veja, abaixo, notícias sobre a manifestação racista da estudante gaúcha e sua página no Twitter.
O QUE SEPARA UM INDIVÍDUO DO OUTRO?
ResponderExcluirO QUE NOS DIFERENCIA OU O QUE NOS TORNA IGUAIS?
A RESPOSTA PARA ESSAS INDAGAÇÕES É APENAS UMA.
A NOSSA MORAL.
O QUE É NORMAL OU ANORMAL?
EXISTE ALGUMA CARTILHA QUE NOS ENSINE OU DITE UM PADRÃO?
PADRÃO ESTE DE COMPORTAMENTO, BELEZA OU ÉTICA MORAL?
A VERDADEIRA BELEZA ESTÁ NO INTERIOR E É CLARO, SÓ PARA AQUELES QUE A QUEREM VER, E PARA ISSO OS OLHOS FÍSICOS NÃO APRESENTAM NENHUMA EFICÁCIA.
O COMPORTAMENTO E A ÉTICA SE APRENDEM NA ESCOLA DA VIDA, TRABALHANDO, CRIANDO RUGAS NA FACE E CALOS ENTRE OS DEDOS.
É UMA LASTIMA PENSAR QUE A NUM PAÍS QUE APRESENTA TAMANHA DIVERSIDADE CULTURAL E BELEZA POSSAM EXISTIR PESSOAS QUE AINDA NÃO COMPREENDERAM O SIGNIFICADO DA PALAVRA "IGUALDADE". A IGUALDADE DE PODER ESCOLHER UMA RELIGIÃO, DO DIREITO DE IR E VIR, DE PODER EXPRESSAR LIVREMENTE A SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL,DO DIREITO DE SER MULHER, DE SE RICO OU POBRE, DE SER NEGRO, DE SER NORDESTINO...
O MAIS PARADOXAL NISSO TUDO É QUE UMA GRANDE PARCELA DA SOCIEDADE SE DIZ SER CRISTÃ, ISTO É, QUE ACREDITA NOS ENSINAMENTOS DE CRISTO, CRÊ NUM DEUS ÚNICO ,CRIADOR DE TUDO, PAI DA FAMÍLIA UNIVERSAL CONSTITUIDA PELA RAÇA "HUMANA".
ENTÃO, SE SOMOS FILHOS DE DEUS, SOMOS TODOS IGUAIS EM ESSENCIA.
TIRANDO O SOTAQUE, COR DA PELE, DOS OLHOS E DOS CABELOS, O QUE SOBRA?
SOBRA A RAÇA,CORAGEM E DIGNIDADE.
SOBRA O DIREITO DE VIVER.
SOBRA A LIBERDADE!
LIBERDAE ESTA QUE AS VEZES CERTOS INDIVÍDUOS INSISTEM EM VIOLAR COM PALAVRAS E GESTOS DE INTOLERANCIA SE COLOCANDO NUM PATAMAR ACIMA DO DOS OUTROS COMO SE ELE FOSSE O ESCOLHIDO POR DEUS COMO EXEMPLO DE BELEZA, DE MORAL E DE PERFEIÇÃO.
PRECISAMOS EXTERMINAR DE UMA VEZ POR TODAS AS CHAGAS QUE TANTO FAZEM MAU A HUMANIDADE.
A ESSES IRMÃOS QUE PENSAM COMO ESSA POBRE COITADA E ESTUDANTE DE "DIREITO" OS MEUS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS DE TRISTEZA E PENA.
SIM, PENA. PORQUE NA HORA EM QUE A SAÚDE LHES DEIXAR O CORPO, ELES IRÃO DESEJAR TUDO POR UMA CURA QUALQUER. CURA DE UM CORPO QUE JÁ ESTAVA DOENTE A MUITO TEMPO. ESSA DOENÇA SE CHAMA FALTA DE "AMOR".
A FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO GERA A INTOLERÂNCIA E
SE NÃO HÁ AMOR NÃO HÁ VIDA.
NÃO FOI CRISTO QUE DISSE AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO?
É NA DOENÇA QUE SENTIMOS O QUANTO SOMOS VUNERÁVEIS E NESTE MOMENTO NÃO FARÁ A MENOR DIFERENÇA DE ONDE VOCE NASCEU, SE É RICO OU POBRE, PRETO OU BRANCO, RELIGIOSO OU NÃO, FEIO OU BONITO.
PARA QUE DISCRIMINAR?
NÃO BURRICE?
PENSEM NISSO!
O PENSADOR