quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Em sessão histórica, Câmara Municipal decide criar decreto para proibir trânsito nas praias de Gostoso

Por Emanuel Neri

Está aí um bom exemplo para aqueles que ficam empurrando com a barriga a questão da proibição do trânsito de veículos automotivos na orla urbana de São Miguel do Gostoso. A pedido de moradores, a Câmara Municipal da cidade se reuniu hoje (24/11) e, por unanimidade, decidiu aprovar decreto municipal proibindo o tráfego nesta área.
Presidida pelo vereador José Renato Souza, a Câmara Municipal também deverá criar uma comissão especial, formada por três vereadores, para agilizar a abertura do acesso na estrada que liga São Miguel ao distrito de Reduto, para que o trânsito escoe por ali. Com isso, a cidade teria apenas dois acessos à praia - um no extremo sul da cidade, e outro no extremo norte.
O primeiro acesso seria na ponta do Santo Cristo. A partir dali, o trânsito seria desviado para as vias de fluxo de tráfego dentro da cidade. O acesso para voltar à praia seria nesta estrada que liga a sede do município ao distrito de Reduto. Este será feito em terreno que será doado por parte dos irmãos da família Neri.
O problema é que esta questão (na foto acima, bugue na beira da praia, quase entrando no mar) vem sendo protelada há anos. Perguntas que devem ser respondidas imediatamente: 1)Por que esta família não agiliza a doação deste terreno? 2)Por que a Prefeitura não exige a formalização da doação deste terreno, conforme já foi prometido, e inicia imediatamente a construção da via de acesso à praia?
O presença do trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso é seríssimo. Por sorte, não houve ainda acidentes graves de banhistas, especialmente crianças, que frequentam estas praias. Mas a Prefeitura parece não ter despertado ainda para esta questão, que tem o apoio unânime da população. O noBalacobaco tem feito forte campanha contra este trânsito (veja abaixo).
Está de parabéns a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, que vai criar decreto proibindo o trânsito na praia e exigir da Prefeitura e da família Neri que agilizem este processo. O que a população quer é tomar banho de praia sossegada, sem o risco de ser atropelada por motoristas que trafegam por estes trechos urbanos das praias.
Com o agravante de que muitos destes motoristas dirigem nas praias em altíssima velocidade, além de muitos destes veículos - principalmente motos e quadriciclos – serem dirigidos por menores. Outro agravante: alguns motoristas que trafegam na orla urbana de São Miguel do Gostoso dirigem embriagados. O risco de acidente é altíssimo.
Além do vereador José Renato, que preside a Câmara Municipal, também participaram desta histórica sessão os seguintes vereadores (as): Isabel de Matos (Bebé), Alberto Silva (Beto de Agostinho), Luciano Martins, Geraldo Menezes, Irene Menezes, Gilmar Barbosa, Francisca Oliveira (Tica) e Márcio José Neri. Todos eles defenderam a aprovação do decreto municipal e pediram a imediata proibição do trânsito na praia. Estão todos de parabéns.
Vejam, nos links abaixo, mais posts do blog noBalacobaco sobre o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso.

14 comentários:

  1. Boa tarde Emanuel, o engasgo que você tanto fala, sobre o terreno acesso a praia, é sua familia mesmo, e sobre a proibição de transporte na praia é ótimo, mais tem uma coisa que sr. Emanuel Neri tanto presa que o caso da lei do silêncio, então você deveria ver o caso de alguns empresario, que fazem viagem em moto e quadriciclo fazendo um barulho absurdo,

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui na Alemanha acompanhando seu blog. Parabéns ! Quanto a proibição da circulação de veículos nas praias me veio a cabeça que São Miguel do Gostoso deixa de ser terra de Marlboro para ser respeitada em todo o mundo. Boa Sorte Sr. Neri.

    ResponderExcluir
  3. Eu e meus amigos lemos o seu blog todos os dias. Por favor poste alguma notícia todos os dias. Outro dia alguém me perguntou como eu sabia tanto da cidade se não estava morando lá? Então eu respondi; Nada como um balacobaco !

    ResponderExcluir
  4. Bate forte, Neri!!!! É isso aí!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nerinho, meu querido, finalmente essa lei foi aprovada. Já não era sem tempo. Parabéns pelas notícias quentes que nem pão quente. Me deixa orgulhosa o fato de as autoridades de Gostoso se mostrarem alinhadas com o crescimento sustentável e seguro dessa cidade que tanto amamos. Bjos e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Quantas mortes serão evitadas !! Graças à Deus e as autoridades.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz. Este jà è um grande passo. Agora precisa atuar esta lei.A atitude da prefeitura foi òtima. Parabens. Mas agora queremos "os fatos".

    ResponderExcluir
  8. Discordo com o comentário acima citado, quando você Cacau citou que, foi uma atitude da Prefeitura, isso foi atitude da Câmara de vereadores através da pessoa do Presidente José Renato, agora é torcer que esta Lei seja cumprida e não fique só no papel.
    Marcos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente. Só que para essa lei vigorar e obter pleno funcionamento a principio deverá ser feito um trabalho de conscientização com a população, posteriormente fiscalizar severamente e até mesmo punir os infratores através de multas.

    ResponderExcluir
  10. Olà Marcos, obrigado por salientar meu erro. Quero corrigi-lo e parabenizar a Camara de Vereadores de Sao Migeul do Gostoso principalmente Jòse Renato.Voces tem toda a minha admiraçao.Vamos lutar juntos para que a Lei seja cumprida.Vamos conscientizar a populaçao do benefìcio de tal lei e esperar que os infratores sejam punidos.Mais uma vez me declaro...FELIZ.

    ResponderExcluir
  11. pelos menos os vereadores desta camara fazem alguma coisa, entra ano sai ano nao vejo nen um projetos deses vereadores, nen todos sabe fazer um projeto, nao sabe falar no microfone, sera que RENATO JA SEBE NO MICROFONE, minha amiga NARA NERI, e melhor que fique so lendo as noticias, por que nesse blog, tem muita bacharia, entendeu.

    ResponderExcluir
  12. Restaurante Hibiscos.tem barulho,tem homem dançando de cuecas,mulher dançando de biquine. e muinto disrespeito aos Nativos...

    ResponderExcluir
  13. esse restaurante já devia te sido fechado pois costuma incomodar os vizinhos com seus eventos abusivos.

    ResponderExcluir
  14. E u nao entendo porque o sede de Clesia incomoda tanto as pessoas da pousadas porque quando o espaço mix faz festa ninguem dorme na vizinhança será que é porque os proprietários sao de fora e quem é de fora aqui em Sao Miguel tem vez em tudo porque as festa ali é uma verdadeira bagunça o son é muito alto e já teve até briga por lá. ...

    ResponderExcluir