Por Emanuel Neri
Vejam esta nota curiosa publicada hoje no jornal Tribuna do Norte, de Natal. Embora seja um Estado minúsculo, com pouco mais de 3,16 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o segundo Estado do Brasil que teve o maior número de políticos cassados nas últimas quatro eleições.
No total, 60 políticos foram cassados no Rio Grande do Norte. Perde para Minas, que teve 71 cassações, e é seguido por São Paulo, com 55 cassados, e a Bahia, com 54. Registre-se que São Paulo tem mais de 40 milhões de habitantes, quase 15 vezes mais que toda a população potiguar. Então a proporcionalidade dos cassados do RN é muito maior.
Estes números fazem parte de levantamento apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que conta com o apoio de entidades da sociedade civil. Pelo levantamento, Acre e Distrito Federal tiveram apenas uma cassação.
O número do Distrito Federal soa um pouco estranho. É que, há dois anos, antes da eleição de 2010, alguns políticos foram cassados em Brasília devido ao chamado “Mensalão do DEM”. Entre os cassados estavam o governador José Roberto Arruda (DEM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário