quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nos últimos anos, Rio Grande do Norte teve mais políticos cassados que São Paulo

Por Emanuel Neri

Vejam esta nota curiosa publicada hoje no jornal Tribuna do Norte, de Natal. Embora seja um Estado minúsculo, com pouco mais de 3,16 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o segundo Estado do Brasil que teve o maior número de políticos cassados nas últimas quatro eleições.
No total, 60 políticos foram cassados no Rio Grande do Norte. Perde para Minas, que teve 71 cassações, e é seguido por São Paulo, com 55 cassados, e a Bahia, com 54. Registre-se que São Paulo tem mais de 40 milhões de habitantes, quase 15 vezes mais que toda a população potiguar. Então a proporcionalidade dos cassados do RN é muito maior.
Estes números fazem parte de levantamento apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que conta com o apoio de entidades da sociedade civil. Pelo levantamento, Acre e Distrito Federal tiveram apenas uma cassação.
O número do Distrito Federal soa um pouco estranho. É que, há dois anos, antes da eleição de 2010, alguns políticos foram cassados em Brasília devido ao chamado “Mensalão do DEM”. Entre os cassados estavam o governador José Roberto Arruda (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário