domingo, 27 de dezembro de 2020

Vejam as exigências para participar das fesstas de final de ano em São Miguel do Gostoso com menor risco de transmissão de Covid. Use sempre máscara

Por Emanuel Neri

Atenção para este detalhe importante das festas de final de ano em São Miguel do Gostoso.

As barreiras sanitárias, montadas nas entradas principais da cidade, terão papel fundamental na prevenção da transmissão do Coronavirus/Covid. Mais de 100 pessoas, cedidas por várias secretarias municipais, vão trabalhar nestas barreiras. Também haverá festa, para moradores, na praia da Xepa.

Somente para a festa o chamado Réveillon do Gostoso, que ocorre todos os anos na cidade, são esperados cerca de três mil jovens. Em sua maioria, eles vêm de São Paulo e Rio de Janeiro, onde é maior a presença de Covid na população local. A prevenção é de fundamental importância.

São três as barreiras sanitárias no entorno de São Miguel do Gostoso. A principal delas fica no pórtico da entrada da cidade, na RN-221, enquanto as duas outras ficam na rua dos Dourados e no final do bairro do Maceió, na saída para as praias de Reduto e Tourinhos.

Uma quarta barreira será montada na praia do Tourinhos, onde haverá o Pé na Areia, uma das atrações do Réveillon do Gostoso. Tourinhos é também o principal ponto turístico de São Miguel do Gostoso, atraindo sempre grande número de pessoas em qualquer época do ano.  

Se estas quatro barreiras sanitárias funcionarem bem, provavelmente haverá menor probabilidade de transmissão de Coronavirus. Quanto maior o controle sobre visitantes que estão chegando à cidade, menor será o risco de transmissão do vírus.

As barreiras sanitárias, com uma série de exigências de controle de saúde, fazem parte do decreto da Prefeitura local, que liberou as festas do réveillon. Foi com base nestas exigências que a juíza Lydiane Maia, da Comarca de Touros, autorizou a realização do evento. 

Cláudio Kaninja, responsável pela Vigilância Sanitária, acredita que as barreiras sanitárias vão funcionar bem, diminuindo o risco de transmissão do vírus. Os vigilantes sanitários também terão postos nas entradas das festas, para exigir o cumprimento dos protocolos sanitários.

“Vamos cumprir as exigências do decreto municipal e as condições impostas pela juíza para a liberação das festas”, diz Cláudio.

Exigências para entrar na cidade

Vejam as condições para que as barreiras sanitárias autorizem a entrada de pessoas na cidade.

1)Para quem vem para o Réveillon do Gostoso, será exigido vaucher da pousada (ou contrato de aluguel de casas) onde vai ficar hospedado, além do preenchimento do formulário de saúde (enviado por pousadas). Quem não chegar com este formulário preenchido será obrigado a preencher nas barreiras sanitárias.  

2)Ainda para quem vem para as festas do Réveillon do Gostoso será exigido o teste negativo de Covid. O teste pode ser o Swab, da mucosa do nariz, ou sorológico, de sangue. Quem chegar sem teste, será obrigado a fazer o teste rápido, montado na sede da AEGostoso, na avenida dos Arrecifes, em frente ao Supermercado Vital.

3)Para quem não vem para o Réveillon do Gostoso, e que pretende apenas passar o final do ano na cidade, será exigido vaucher da pousada ou contrato de aluguel de casa, além do preenchimento do formulário de saúde.  Para quem vem para casas de familiares e de amigos será exigido algum comprovante de residência, como recibo de luz ou de água, por exemplo.

4)Não será permitida a entrada de pessoas que não tenham reservas em pousadas ou contratos de aluguel. Isso evitará aglomerações na cidade. As festas de final de ano sempre atraíram muita gente que vêm apenas passar o dia e assistir, mesmo de longe, os shows de DJs na arena do Réveillon do Gostoso. Este ano, por causa da Covid, estas entradas não serão permitidas.

5)É obrigatório o uso de máscaras na cidade. A polícia vai ajudar no reforço das barreiras sanitárias, bem como exigir que todos os visitantes e moradores usem máscaras. Também será obrigatório que todas as pessoas que trabalharem nos locais das festas do réveillon, de garçons a seguranças, tenham o teste negativo de Covid.  Em todas as festas haverá verificação de temperatura.

6)Para a festa dos moradores, na praia da Xepa, a entrada será restrita. Para entrar no ambiente da festa, fechado com tapumes, será exigido um convite/ingresso. Este convite será obtido mediante a troca por um quilo de alimentos não-perecível, que serão distribuídos para famílias carentes do município. Esta festa, que não pode ter gastos públicos, será patrocinada por uma empresa. Serão permitidas no máximo três mil pessoas. Apenas moradores da cidade poderão ter acesso a esta festa. Por isso, também haverá exigência de comprovante de residência, além do quilo de alimentos. A troca do alimento por ingressos pode ser feita a partir de amanhã, no Posto BR, na entrada da cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário