quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Moradores de São Miguel do Gostoso não respeitam horários de coleta de lixo. E deixam entulhos de reformas e restos de podas para a Prefeitura retirar

Por Emanuel Neri

Falta educação ambiental para boa parte da população de São Miguel do Gostoso.

E isso acontece principalmente em relação à coleta de lixo da cidade. De um modo geral, as pessoas não se preocupam com o horário em que o carro da coleta passa nas ruas. Põem seu lixo nas portas de suas casas na hora que acham melhor - e isso atrapalha a coleta.

Responsável pela coordenação da limpeza pública da cidade, Francisca Pinheiro, mais conhecida por Nenê de Lala, reclama, e com razão, da desorganização da população em relação aos horários da coleta do lixo da cidade.

“O caminhão da coleta de lixo acaba de passar nas ruas e, em seguida, você vê muita gente pondo os sacos com lixo nas suas portas”, diz Nenê. “Assim é impossível, por mais que se queira,  manter a cidade limpa”, diz.

Há dias e horários específicos para a coleta do chamado lixo domiciliar. Nas principais vias da cidade, como Arrecifes, Dourados e Ostras (rua da Creche), o caminhão do lixo passa todos os dias, sempre pela manhã. À tarde, a coleta é feita em outros bairros e ruas da cidade.

No caso de podas de árvores, o caminhão que recolhe este tipo de entulho passa todas as terças e quartas feiras, em toda a cidade. Neste caso, também é importante que os moradores se programem para não jogarem restos de árvores nas ruas fora destes dois dias.

É muito importante que o morador de São Miguel do Gostoso se programe para seguir os dias de coletas de lixo e de poda. Sem isso, a cidade vai estar sempre suja. E o pior: sem o apoio dos moradores, cumprindo os horários de coleta, não se dá nunca vencimento ao lixo.

Entulhos de reformas

Outro fato importante. São Miguel do Gostoso é uma das poucas cidades onde moradores jogam entulhos de reformas nas ruas, para que a Prefeitura os retire. Isso é ruim porque o entulho, muitas vezes, invade o leito de ruas, atrapalhando os pedestres e o trânsito.

Este é um velho hábito da população de São Miguel do Gostoso. Mas cabe à Prefeitura criar mecanismos legais (leis) para combater este péssimo hábito dos moradores locais.

A responsabilidade para a retirada de entulhos deve ser do dono da reforma. Para isso, ele deve providenciar um carreto para tirar o entulho da sua porta. Mas isso nunca acontece. Quase sempre os responsáveis pela reforma esperam que a Prefeitura retire os entulhos.

Não há leis que obriguem a Prefeitura a retirar entulhos de reformas ou restos de podas, nas ruas da cidade. A Prefeitura tem obrigação de coletar apenas o lixo domiciliar. Há leis abrangentes, referentes aos municípios, que tratam do lixo e que não fazem nenhuma alusão à coleta de entulhos e restos de podas.

Se a Prefeitura faz a coleta de entulhos e poda, é porque quer. Mas não é sua obrigação.

3 comentários:

  1. Concordamos plenamiente, povo limpo, És povo desenvolvido 👏👏🇧🇷🇨🇺

    ResponderExcluir
  2. Quais dias e horário para o resto de S.Miguel.Só foi cotada três ruas

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente e já tinha comentado sobre isso. Sobrecarrega a prefeitura recolher restos de podas e obras.

    ResponderExcluir