quarta-feira, 24 de junho de 2020

PT de São Miguel do Gostoso toma um novo rumo e anuncia possibilidade de apoio à reeleição do prefeito Renato de Doquinha. Se sair acordo, PT fica com vice


Por Emanuel Neri
E a campanha eleitoral para prefeito de São Miguel do Gostoso acaba de ganhar um fato novo, até certo ponto inesperado.'
Para a disputa deste ano, está sendo costurada  aliança entre o prefeito Renato de Doquinha (PSD) e O PT, liderado em São Miguel do Gostoso por Hildemar Peixoto. Se o acordo se consolidar, o PT indicará o candidato a vice-prefeito. Fala-se até que este nome, de João Eudes, já estaria escolhido. O atual vice, Azenate, concorrerá a vereador.
João Eudes, do distrito de Tabúa, foi candidato a vereador pelo PT na eleição de 2016, mas não foi eleito. Até pouco tempo, ele dirigia o Conselho Gestor do Banco Gostoso, responsável pela moeda Gostoso. O nome de Eudes entrou na roda, mas há quem acredite que o cargo de vice será mesmo de Hildemar.
O acordo entre o atual prefeito e o PT é estranho e inesperado por uma série de motivos. Vamos a estes motivos:
1)No segundo turno da eleição para o governo do RN, em 2018, o prefeito  Renato foi responsável por um ato que desagradou o PT estadual, inclusive a governadora eleita Fátima Bezerra. Junto com outros prefeitos da região, Renato se reuniu pela manha com Fátima, e manifestou apoio. À tarde, soltou nota dizendo que não mais a apoiaria, mas sim seu adversário Carlos Eduardo.
2)O próprio Hiildemar, que hoje está costurando o apoio com o prefeito, foi responsabilizado, na época, pela mudança de planos do prefeito. Hildemar havia divulgado nota criticando o apoio de Renato e dizendo que, em São Miguel do Gostoso, o apoio do prefeito, ao invés de ajudar, retiraria votos da então candidata ao governo pelo PT.
3)Na eleição municipal de 2016 o PT foi aliado do candidato Miguel Teixeira, que foi derrotado por Renato. Na eleição para o governo, em 2018, Miguel apoiou a candidatura de Fátima em São Miguel do Gostoso. Depois da vitória, Miguel saiu com carro de som nas ruas agradecendo pela grande maioria de votos que a petista obteve em São Miguel do Gostoso.
4)Ao que tudo indicava antes, o PT continuaria aliado de Miguel Teixeira nesta eleição de 2020. Partidos historicamente alinhados ao PT, como PC do B, é aliado de Miguel, inclusive tem representação na atual Câmara Municipal, com o vereador José de Lusenário. Agora, pelo jeito, o PT rompe com seus aliados para se juntar ao projeto de reeleição do atual prefeito.
5)Outra curiosidade. Boa parte da base do prefeito é anti-petista, incluindo boa parte de seus secretários e auxiliares mais diretos. Além de fazerem oposição à governadora, parte de seus auxiliares apoiam freneticamente o atual presidente, Jair Bolsonaro, da extrema direita, principal inimigo do PT nacional, que é um partido de esquerda. Estes grupos vão continuar com Renato, agora com o PT?
6) Mais. O PT estadual dará aval para consolidar esta aliança? E a governadora Fátima, o que tem a dizer sobre este acordo com um candidato que tem atrás dele inúmeros apoiadores e auxiliares que integram o bolsonarismo local? Pela lei, um diretório estadual pode discordar a anular alianças feitas por diretórios municipais. Isso pode acontecer com o PT de São Miguel do Gostoso?
7)Renato de Doquinha também é aliado do ex-governador Robinson Faria (na foto, com o prefeito),  adversário político do PT e da governadora Fátima. Há duas semanas, o filho de Robinson, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), foi escolhido por Bolsonaro para ser seu ministro das Comunicações. A escolha faz parte da estratégia do atual prresidente de consolidar apoio entre os partidos do chamado "Centrão", para evitar o processo de cassação de seu mandato.

Base do PT apoia?
Como vocês estão vendo, a aliança do PT com o prefeito Renato de Doquinha tem todas estas etapas (acima) a serem cumpridas – e superadas - , para poder consolidar o acordo. As especulações sobre esta aliança começaram na tarde da última terça (23/6), mas só foi confirmada na tarde desta quarta (24/6), em nota distribuída pelo PT e assinada por Hildemar, que preside o Diretório Municipal do partido.
Este blog tentou falar mais de uma vez com Hildemar, mas não conseguiu. Falou com outros integrantes do PT local, que confirmaram os entendimentos com o atual prefeito. Auxiliares de Renato também confirmaram o entendimento.  O noBalacobaco falou com secretários da governadora Fátima e quadros do PT estadual. Mas eles disseram desconhecer o acordo.
“Informamos que avançam a passos largos as tratativas do prefeito Renato conosco, no sentido de consolidarmos uma aliança política, com o PT indicando o vice-prefeito, para o pleito que se avizinha”, diz a nota do PT de São Miguel do Gostoso, assinada por Hildemar.
Seja como for, a ideia da aliança está lançada. Agora é aguardar os próximos passos, para ver como fica. Se a aliança se consolidar, não há dúvidas de que a reeleição de Renato se fortalece. O PT tem base no município, principalmente entre sindicatos urbanos e rurais, além do MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra).
Resta saber se toda a base do PT, principalmente seu diretório estadual, vai concordar com esta aliança, estranha e inesperada. A mesma dúvida vale para movimentos civis e apoiadores do PT em São Miguel do Gostoso. Estes grupos vão ou não ficar com o PT e seu apoio a Renato?

48 comentários:

  1. Isso seria de um descaramento sem tamanho!
    Oportunismo tem que ter limite, minha gente...
    Renato apoiou Bolsonaro inclusive né?
    Isso diz muito mais sobre o caráter do PT de Gostoso do que sobre Renato e o PSD

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que esse vice do PT, ninguém está querendo, carta fora do baralho

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Renato e Azenate, e ao PT que vem pra somar, com certeza foi uma boa opçao de voto, conheço João Eudes, muito comprometido com sua comunidade, e vive na luta para traze beneficios melhores para os agricultores

    ResponderExcluir
  4. VIVA SÃO JOÃO, VIVA SÃO JOÃO, LOGO NO SÃO JOÃO, AGORA LASCOU PRA MIGUEL

    ResponderExcluir
  5. Quando você pensa que já viu de tudo aí você fica sabendo que o processo seletivo do município foi cancelado sem justa causa. Lamentável que isso tenha acontecido agora mais uma vez a educação será prejudicada por que irão contratar só os verdadeiros babão valor ver de perto a miscelânea onde professores de matemática vão da aula de português, geografia vão da aula de inglês, biologia vão da aula de história enfim a bagunça está formada em só quem perde são os alunos. Isso é mais uma demonstração do descaso com a educação do nosso município.

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que Fátima Bezzera não vai apoiar um prefeito como Renato. Seria loucura por parte do PT Espero sinceramente que isso não aconteça não podemos deixar que Renato seja reeleito por que vai continuar assim sem fazer nada a comecar pelas ruas esburacadas ruas sem iluminação .educação sendo prejudicada sem professores qualificados .vai ser um terror.

    ResponderExcluir
  7. PT, está mais perdido que cego em tiroteio, corre pra um lado ninguém quer, corre para o outro também a mesma coisa, péssimo para vice do atual Prefeito, pois maioria de seu grupo nao aceita, isso tornando uma grande possibilidade de Tiquinho e o grupo do ex Prefeito formarem uma chapa muito forte.

    ResponderExcluir
  8. Aulas de fazer de conta: esse é o nome mais apropriado para essa brincadeira da educação em período de pandemia. Seria mais viável chamar aulas de exclusão virtual. Sim por que muitos não terão direito ao ensino. Tem famílias aqui que nem celular tem outras não tem nem condições de botar crédito no celular imagine ter net. Uma farsa essas aulas remotas os professores brincam de ensinar e algunsa alunos fingem que aprenderam. Também lembrando aos gestores que o material escolar distribuído é uma obrigação do município com os alunos portanto não é hora de ficar divulgando nas redes sociais como se fosse algo extraordinário. Vamos acordar e dizer ao secretário de educação que antes mesmo de ficar fazendo fotos ele faça a coisa certa procure não fugir à lei onde pode cancelar um processo seletivo sem nenhuma explicação cadê a justificativa para esse cancelamento??? Como pode colocar professores não qualificados para dar aula???? Eu como mãe de aluno quero saber o que aconteceu por que não vou aceitar uma bagunça dessas .

    ResponderExcluir
  9. Vai virá Prefeito do pula pula, pense numa coisa nojenta só é a política, está chegando a hora deles apertarem as mãos dos eleitores, prometem empregos e tudo mais, mas o eleitor já está de olhos bem abertos, porque de 4 em 4 anos a mesma história se repete.

    ResponderExcluir
  10. Se o grupo do ex Prefeito Miguel Teixeira se juntar a Tiquinho com certeza ganharão as eleições.


    ResponderExcluir
  11. Já que nessas próximas eleições nao vai ter comícios, seria muito importante que fizessem debates com os candidatos a Prefeito.

    ResponderExcluir
  12. Votei em Renato na eleição passada, mas chega de votar em pessoas que nao tem condições nenhuma de Administrar um Munícipio, nem falar direito ele sabe, precisamos sermos melhores representados.

    ResponderExcluir
  13. SEMPRE TEM QUEM FALE MAL ISSO É DO JOGO, É DA POLITICA, MAS A VERDADE É QUE RENATO ESTÁ SENDO CORRETO, TRABALHOU BASTANTE NA CIDADE E TAMBEM NO INTERIOR, ESSA ALIANÇA AO MEU VER SÓ TRAZ MELHORAS PRA O MUNICIPIO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato já sabendo que vai perder as eleições resolveu se unir ao PT só tem uma coisa: pra onde o PT vai o candidato perde aqui em Gostoso é assim

      Excluir
  14. SE ESSA ESSA ALIANÇA TIVER CONFIRMAÇÃO MEU VOTO NÃO SERÁ EM RENATO SERÁ EM JOAO EUDES! PODE CONTAR COMIGO,

    ResponderExcluir
  15. PRESIDENTE DE SINDICATO RURAL, AGRICULTOR, DA TABUA, JÁ TRABALHA MUITO VAI TRABALHAR MUITO MAIS, QUE DE TUDO CERTO, QUE JESUS ABENÇOE...

    ResponderExcluir
  16. Renato entrou numa sinuca de bico agora, 1 ° se voltar atras desse suposto convite/Aliança, perderá um apoio importante da base do PT local e do governo do estado que tem lá seu peso, 2° ficará na mão de qualquer outro grupo que or ventura vier a buscar se alinhar no futuro. e como não voto aqui ficarei de camarote na expectativa dos próximos desdobramentos, hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  17. Agora vai!!! Aliança para fortalecer São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  18. a impunidade vence novamente

    ResponderExcluir
  19. O grande medo do atual Prefeito será a possibilidade do ex Prefeito Miguel Teixeira nao sair candidato a Prfeito mas o seu grupo apoiar o então candidato Tiquinho, formando assim uma chapa forte, e mais com essa aliança entre PT e PSD, que foram rivais na eleição passada, vejo na escolha do vice a reeleição de Renato um candidato fraquíssimo, com poucos votos na Zona Rural, e consequentemente do outro lado Miguel com o seu grupo que sempre foi muito forte junto ao candidato Tiquinho, que tem uma boa aceitação e serviços prestados an nosso Município.

    ResponderExcluir
  20. Politicagem nojenta essa daqui, vejamos rivais na eleição passada agora juntos, o bom é que o eleitor observa tudo, e votará em quem quiser.

    ResponderExcluir
  21. Bem, o que Renato quer é ganhar e pra isso ele vai fazer tudo que estiver ao seu alcance
    Não me surpreende o PT de Gostoso ter se juntado a ele, pq é um sonho também do presidente do PT chegar na prefeitura e também é capaz de qualquer coisa para que isso aconteça.

    Em fim,o povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom debates, já que nao vai ter comícios seria importante os debates com os candidatos.

    ResponderExcluir
  23. O grupo de Renato tem toda razão em não aceitar o PT como aliado por que infelizmente o partido dos trabalhadores aqui é muito mal representado já se sabe que pra onde o PT local vai o candidato perde. Agora é esperar pra ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, sabe de nada inocente, politica também é numero, e os numeros dizem que Renato será prefeito novamente...

      Excluir
  24. O povo tem o governo que merece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a natureza odeia o vácuo, suga tudo o que está disponível

      Excluir
  25. Vixi Maria: Hildemar vice de Renato? Que negócio é esse? Dar certo não. Por que quem vai mandar na prefeitura vai ser Hildemar. Votei em Renato mas com essa junção vou mudar o meu candidato.

    ResponderExcluir
  26. Agora a governadora perdeu o rumo. Já está nas últimas com os empresários Agora vai entrar para apoiar o pior prefeito que São Miguel do Gostoso já teve. Só digo uma coisa: a decepção vai ser grande.

    ResponderExcluir
  27. Quando o RN atinge 1000 mortes por covid 19 os empresários obrigam a governadora abrir o comércio sabemos que isso só vai aumentar o número de casos. Infelizmente o ser humano ainda não aprendeu a valorizar a vida e sim o dinheiro.

    ResponderExcluir
  28. vixe maria, o pt como vice!!! na gestão só cabe o ego do seu presidente.kkk

    ResponderExcluir
  29. É nessa pandemia que vamos saber quem são os políticos que estão preocupados com a vida dos eleitores. Por enquanto aqui no município não tem nenhum cuidando de ninguém.

    ResponderExcluir
  30. Ano de eleição é comum ver tantas fotos nas redes sociais do candidato trabalhando nas comunidades ( Ei senhores candidatos trabalhar fazer obras é uma obrigação vcs estão no poder pra isso e o dinheiro dessas obras é do povo .) Portanto não precisa achar que vai enganar o povo com essas fotos. Faça o seguinte cuide primeiro da saúde do povo do município aumente os testes rápido por que o povo tá ficando doente e precisa fazer os testes pois é um direito que temos.

    ResponderExcluir
  31. Renato já passou da hora de melhorar a sua comunicação, as comunidades sentiram mudanças sim, calçamento em comunidade, aumento de 1 para 2 horas de corte de terra para agricultores, melhoramento nas estradas, Reveillon do Gostoso, foi um dos primeiros prefeitos a controlar entradas de pessoas na Cidade, Errou e acertou. ACERTOU MUITO MAIS.
    Os adversarios estão com muito medo, vendo a derrota porque sabem que a possibilidade de vitória do Prefeito aumentou e muito, de novo Renato.

    ResponderExcluir
  32. Este blog insiste mais uma vez. Por favor,evitem acusações e insinuações sobre adversários políticos. Este blog não libera comentários com teor acusatório contra ninguém. Não percam tempo em mandar este tipo de comentário, que não será liberado para publicação. Em ano eleitoral cresce muito o número de comentários com acusações contra adversários. A crítica a este ou aquele adversario é permitida. Mas esta crítica não pode ser agressiva. Seguem seus impulsos em atacar seus adversários. Encaminhem seus ataques e acusações para outro blog. O noBalacobaco se pautará sempre pelo cuidado, as vezes até excessivo, pela opinião livre e pela crítica construtiva. Jamais permitirá a divulgações de acusações irresponsáveis e levianas,como as que estão sendo enviadas a este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberdade de imprensa ainda está valendo. Cada um tem o direito de falar e escrever a opinião. Portanto não entendo por que você não publica alguns comentários onde se fala da realidade dos governantes. Mas se esse blog não publica existem outros meios de comunicação que irão publicar a safadeza dos gestores com o povo .

      Excluir
    2. Em pleno século XXI? Amigo estamos em um momento onde se pode e se deve falar o que quiser. Chega de repressão... o tempo de calar já passou.

      Excluir
  33. Prefeitura de São Miguel do Gostoso já recebeu mais de R$ 1.132.000,00 (mais de um milhão cento e trinta e dois mil reais), dinheiro destinado a pandemia do Covid 19, é preciso que o povo tome conhecimento e cobre da atual gestão transparência dos devidos recursos enviados pelo governo Federal.

    ResponderExcluir
  34. QUEIRA OU NÃO RENATO TRABALHOU E MUITO... PELO VISTO VAI GANHAR NOVAMENTE... MIGUEL MOSTROU O QUE REALMENTE É, MUITO FRACO, SE NÃO TEM O PODER NA MÃO ELE SABE QUE PERDE, FOI ASSIM EM 2004, 2008,2012,2016 E 2020, É SÓ VER OS NUMEROS, A DISPUTA ESTA EM QUEM FARÁ MAIS CADEIRAS NA CAMARA, O GRUPO DE TIQUINHO FARÁ UMA VAGA, O GRUPO DE MIGUEL FARÁ ? O GRUPO DO PT? O GRUPO DO PREFEITO ? O GRUPO DE JUBENICK QUE TEM SURPREENDIDO? ESSE É O QUADRO, QUANTO A CABEÇA DE CHAPA PELO QUE PARECE PREGO BATIDO PONTA VIRADA, RENATO DE NOVO...

    ResponderExcluir
  35. Pra onde o Hildemar vai o candidato perde. O sujeito é pé frio

    ResponderExcluir
  36. O NOME DE JOÃO EUDES DO PT FOI MUITO BEM ACEITO NO GRUPO DE RENATO E AZENATE, VEM PARA SOMAR E CADA VEZ MAIS TRAZER RECURSOS PARA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

    ResponderExcluir
  37. Ninguém pode culpar o Governo Federal por falta de apoio financeiro a pandemia do covid 19, Estados e Municípios receberam grandes valores, agora é ver se essa dinheirama vai ser gasto mesmo no combate ao corona vírus.

    ResponderExcluir
  38. Prefeito e diretora de escola tiram fotos mostrando frutas e verduras e legumes mas não dizem o destino desses itens. O povo quer saber onde vão entregar e se vao aproveitar pra fazerem política. Se ficarem se aproveitando da ocasião vou denunciar ao ministério público

    ResponderExcluir
  39. Atenção autoridades da saúde. A casa loterica é uma grande culpada pela aglomeração em nossa cidade. Tudo isso por que só tem um funcionário atendendo e faz as filas gigante. Pessoas em cima das outras .isso tem que ser visto pelo pessoal da vigilância sanitária

    ResponderExcluir
  40. Pedindo a vigilância sanitária que atue na casa loterica por que todos os dias tem aglomeração .as filas são imensas e tudo por que só tem um funcionário atendendo.

    ResponderExcluir
  41. A população de Gostoso pede com urgência ao prefeito Renato que disponibilize teste rápido para as pessoas que são grupo de risco. Por que não é possível que só aqui em Gostoso que o povo não tenha esse direito

    ResponderExcluir