quinta-feira, 11 de junho de 2020

Impasse na Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso para liberar área de reservatório de água pode levar saneamento e abastecimento ao colapso


Por Emanuel Neri
Ninguém tem dúvidas de que o serviço de abastecimento de água, junto com o esgotamento sanitário (saneamento), são obras de fundamental importância para o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso e para a melhoria das condições de saúde da população. As duas obras, estaduais, com apoio do Banco Mundial, estão orçadas em mais de R$ 35 milhões.
Pois bem. Destas duas obras, uma já está pronta – a do saneamento da cidade (foto acima).  Já o serviço de abastecimento de água, lançado pela governadora do RN, Fátima Bezerra, em setembro do ano passado, está se arrastando e corre sérios riscos de não ser concluído. Há problemas sérios na Câmara Municipal do município que dificultam esta obra.
Poucas cidades, especialmente do Nordeste, tem, juntos, redes de esgotamento sanitário e serviço de abastecimento de água. São Miguel do Gostoso tem este privilégio. Já tem saneamento e pode ter também abastecimento de água.
Mas São Miguel do Gostoso corre grande risco de por este serviço, que é essencial para a saúde e o bem-estar da sua população, a perder.
De quem é a culpa pelo atraso do serviço de abastecimento de São Miguel do Gostoso? Veja, nos 13 pontos abaixo, os motivos que estão causando seríssimos problemas na rede de abastecimento e de saneamento da cidade:
1)A rede de tubulação do abastecimento da cidade está bem avançado, bem como os dutos que trazem a água de poços artesianos localizados no cruzamento da BR-101 com a RN-221, no município de Touros. O engasgo agora está na construção do reservatório de água que abastecerá a população da cidade.
2)O  terreno escolhido para a construção do reservatório está em área anexa ao Colégio Olímpia Teixeira. Como aquele colégio é estadual, os técnicos da Caern, que administra o serviço de água e saneamento do RN, entenderam que, como a área seria do Estado, poderiam fazer o reservatório naquele local.
3)Quando a obra do reservatório já estava sendo iniciada, há mais de um mês, a Caern descobriu que aquele terreno pertencia ao município e que havia sido cedido ao Estado para a construção do colégio. Por isso, havia necessidade de a Câmara Municipal aprovar projeto, cedendo o terreno para o reservatório.
4)Ai começou o grande problema. O prefeito encaminhou o projeto há algumas semanas para a Câmara, mas até agora ele continua rolando, de mão em mão, sem ser aprovado. Por causa disso, a obra está parada, sem prazo para ser concluída. Vereadores fazem exigências para aprovar o projeto.   
5)Tão logo o projeto chegou à Câmara, a resistência partiu dos vereadores que fazem oposição ao prefeito. Emissários do governo do RN entraram em  campo para pedir a estes vereadores que desobstruíssem a aprovação do projeto. Aparentemente tinham conseguido sinal verde para o reservatorio.
6)Aí surgiram informações de que o presidente da Câmara se recusava a pôr o projeto em votação. Novas conversas foram travadas com o prefeito local, a quem o presidente da Câmara é ligado, para liberar o projeto. Surgiram então informações de que, agora, a oposição preferia construir ali uma creche e não o reservatório.
7)Além de critérios técnicos, a área do Olímpia foi escolhida por estar no centro da cidade. Com isso, haveria menos complexidade na rede que distribuiria a água do reservatório para toda a população. Mais: não existe projeto de construção de creche no local - e a procura por outro terreno, para o reservatório, levaria meses.
8)Tem mais problemas, também graves. Com as chuvas dos últimos dias, o sistema de esgotos da cidade dá sinais de colapso. Pessoas que moram em ruas alagadas abrem a tampa dos bueiros (chamados PV, Pontos de Verificação) para que a água escoe. Junto com a água, entra areia e lixo na tubulação do saneamento.
9)A areia e o lixo entopem a rede de saneamento, fazendo com que o esgoto, junto com fezes, aflore à superfície das ruas, em vários pontos da cidade. Em outros pontos, o esgoto entra em córregos que desaguam na lagoa do Cardeiro, causando seríssimos problemas ambientais e para a saúde da população. Há pontos da cidade onde o mau cheiro do esgoto está insuportável.
10)Ocorre que só a Caern tem tecnologia para desobstruir a rede de saneamento. Como a prefeitura não assinou ainda contrato com a Caern para este tipo de serviço, São Miguel do Gostoso corre sérios riscos de implosão de todo o seu sistema de saneamento. E aí será um grande problema para toda a cidade. Exemplo: trecho da rua da Xepa, principal ponto turístico da cidade, pode ceder a qualquer momento, abrindo enorme cratera.
11)Este é um problema sério que São Miguel do Gostoso está correndo. Se o reservatório já estivesse sendo construído, seria um obstáculo a menos para a assinatura do contrato entre Caern e prefeitura local. Como há obstáculos entre os vereadores para liberarem o projeto, o impasse para a rede de esgoto está criado e se agrava, diariamente.  
12)A Prefeitura deve se empenhar mais para que o projeto do reservatório de água seja aprovado pela Câmara, além de também agilizar a assinatura do contrato com a Caern. Só assim a estatal de abastecimento e saneamento do RN pode, amparado em leis, resolver o caos que a São Miguel do Gostoso vive atualmente.
13)Cabe a população pressionar prefeito e vereadores para aprovarem o projeto que libera a construção do reservatório no Colégio Olímpia Teixeira. Sem isso, São Miguel do Gostoso corre o sério risco de ficar sem serviço de saneamento, porque não há quem cuide do sistema, bem como a rede de abastecimento de água, que sem o reservatório dificilmente será concluída.
Votação na segunda
Nesta sexta-feira (12/6), o noBalacobaco foi informado que, na próxima segunda (15/6), a partir das 9h, será votado, pela Cãmara Municipal de São Miguel do Gostoso, o projeto que autoriza a Prefeitura local a ceder terreno, anexo ao Colégio Olímpia Teixeira, que é estadual, para a construção do reservatório do sistema de abastecimento de água da cidade. Veja mais informações sobre esta decisão na seção de "comentários" deste blog, logo abaixo deste post.

11 comentários:

  1. Politicagem ridicula e reles. A responsabilidade de elegermos edis que pelo menos saibam ler e escrever e fundamental

    ResponderExcluir
  2. Rua da Xêpa: 20 de Maio, asfalto cedeu devido saneamento, 21 Maio "recuperado". 08Junho asfalto sede novamente.
    Que saneamento básico é esse? Como um engenheiro não prevê isso, sendo essa rua um minadouro? De onde está saindo a verba desses remendos descabidos, visto que essa obra é recente?

    Rua lateral do Spaço Mix, estava com um esgoto à céu aberto.

    Bairro Cardeiro: suspeita de esgoto escoando e contaminando a lagoa do Cardeiro.

    E sua rua como está? Passa bem de saneamento?

    ResponderExcluir
  3. Essas entregas de alimentos para as famílias nos distritos tem cara de campanha eleitoral. Vamos ficar de olho nessa atitude da prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. O noBalacobaco recebeu o comentário abaixo. Um trecho do texto foi excluido por conter palavras ofensivas a autoridades. Veja o restante do texto:

    "Vendo a reportagem sobre o assunto saneamento e abastecimento de água vejo que muitas pessoas não querem o melhor para Gostoso. Sabemos que os vereadores adoram fazer uma confusão para aprovar um projeto. Muitos por não entenderem a impotrancia dessas obras. O que me preocupa é que eu já fiz a ligação do saneamento assim como muitas outras pessoas e já se foi gasto tanto dinheiro na colocação dos canos, no pagamento de trabalhadores ,no calçamento de ruas após a escavação e ainda tem vereadores querendo ser contra. Vejamos: se o terreno foi doado para construção da escola Olímpia Teixeira e se a escola pertence ao estado entende-se que o terreno é do estado. Se pertence ao estado então não há nenhum problema em ser feito a obra lá no terreno. Cabe aos vereadores ter consciência da grandeza dessa obra e parar com o impasse. Cabe também a governadora Fátima a intervir no assunto e tomar conta dessa decisão. Se a escola é do estado e o em Impasse na Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso para liberar área de reservatório de água pode levar saneamento e abastecimento ao colapso"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Eu não vejo nenhum problema em fazer o reservatório no terreno do Olímpia Teixeira. Até por que aquele terreno está virando uma mata .

      Excluir
  5. Com certeza é crime, estão se aproveitando do momento para fins políticos

    ResponderExcluir
  6. O presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, Adalpe, anunciou nesta sexta-feira (12/6), que vai liberar para votação, na próxima segunda (15/6), a partir das 9h, o projeto de lei em que a Prefeitura local cede terreno para a construção, pela Caern, do reservatório do sistema de abastecimento de água da cidade em terreno onde está instalado o Colégio Olímpia Teixeira. A informação foi dada a este blog pelo vereador Evãnio Menezes, que conversou nesta sexta com o vereador Adalpe. Segundo Evânio, inicialmente o projeto de lei, enviado pela Prefeitura local, será submetido à apreciação de comissão especial e, se aprovado, irá para votação no plenário da Câmara.
    A dificuldade na aprovação deste projeto foi tema de reportagem deste blog, o noBalacobaco, na última quinta-feira (11/6). O post do blog teve enorme repercussão na cidade, motivando os vereadores a apressarem a votação deste projeto. Você pode ler no post acima todo o impasse, criado pela Câmara Municipal, para a aprovação deste projeto. Havia resistência entre vereadores tanto da situação, que apoiam o atual prefeito, como os do bloco da oposição.
    O vereador Evânio Menezes afirmou que votará favoravelmente ao projeto, por entender que, "acima de tudo", está o interesse da população local para a conclusão do sistema de abastecimento de água da cidade. "Pode escrever aí que votarei pela aprovação deste projeto, que vai beneficiar nossa população". Evãnio faz parte do bloco de oposição na Câmara e defendia antes, junto com outros vereadores, a construção, no local, de uma creche e não do reservatório para que a Caern possa concluir a obra de abastecimento de água do cidade.
    "Claro que serei favorável ao projeto do reservatório. São Miguel do Gostoso está sofrendo muito com o problema de água, principalmente no verão", afirmou Evânio. Com a conclusão da obra do abastecimento de água, que será administrado pela Caern, segundo Evânio, a cidade também resolverá outro grande problema, que é a obstrução da tubulação do sistema de saneamento da cidade, que se agravou com as últimas chuvas em São Miguel do Gostoso.
    "O meu voto eu garanto. Votarei pela aprovação do projeto que autoriza a construção do reservatório da Caern no terreno do Colégio Olímpia Teixeira", diz Evãnio.
    O vereador Adalpe também entrou em contato com o autor deste blog dizendo que não se opõe à aprovação do referido projeto.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Evanio,todos nós estamos precisando que essa obra seja concluída o mais rápido possível . A falta de água em Gostoso é um problema antigo e com essa construção do reservatório de água vamos ter um problema resolvido.

    ResponderExcluir
  8. Pedimos ao prefeito e ao secretário de saúde que faça o lockdonw por que não temos como enfrentar o corona vírus já estamos com muito medo da doença principalmente nós que trabalhamos aqui na unidade de saúde. Pelo amor de Deus estamos vendo que não tem isolamento social na cidade. Por isso se faz necessário esse lockdonw com urgência

    ResponderExcluir
  9. E tudo continua na mesma, são vários funcionários da cidade de Touros que tem livre acesso ao nosso Município, e isso nesse momento deveria ser evitado, como sabemos em Touros são muitos casos já confirmados, e tudo indica que em nossa cidade as autoridades estão escondendo os números.

    ResponderExcluir
  10. Nenhum país nem estado nem cidade estava preparada para enfrentar o corona vírus apesar de sermos um país rico não temos governantes que foram capazes antes nem agora que investriran na saúde. Estamos vivendo um momento de caos na saúde pública isso não é novidade. O que devemos fazer é se isolar e esperar tudo isso passar.

    ResponderExcluir