domingo, 14 de junho de 2020

Idema vem a São Miguel do Gostoso para ver vazamento de esgoto que polui Lagoa do Cardeiro. Prefeitura deve ser notificada nesta segunda


Por Emanuel Neri

Pela terceira vez em menos de três meses, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso poderá ser notificada, nesta segunda-feira  (15/6), pelo Idema, órgão que cuida do meio ambiente no Rio Grande do Norte.
Desta vez, o motivo da notificação do Idema são os constantes vazamentos que estão ocorrendo nos bueiros (chamados de PV, Pontos de Verificação) do sistema de esgotamento sanitário da cidade.  Desde o último dia 9, o esgoto, misturado com  fezes, que saem destes bueiros, estão sendo lançados em um córrego próximo à Lagoa do Cardeiro.
Na última sexta-feira (12/6), uma equipe do Idema esteve inspecionando estes vazamentos, que ocorrem principalmente num córrego que passa na altura da chamada  “Vila dos Araújo”, que desemboca na lagoa do Cardeiro. Moradores da cidade fizeram a denúncia ao Idema no meio desta semana.
Os técnicos do Idema fotografaram os vazamentos e informaram aos moradores, que estavam no local, que iriam notificar a Prefeitura nesta segunda-feira. Não fizeram isso na própria sexta-feira porque era feriado e a Prefeitura estava fechada. É grave o que ocorre com estes vazamentos.  
O sistema de esgotamento de São Miguel do Gostoso foi concluído há mais de um ano. Desde aquela época, a Prefeitura deveria ter contratado um técnico (engenheiro) para inspecionar este tipo de serviço. Outra solução seria um contrato com a Caern, estatal que cuida do sistema de água e esgoto no RN, especializada em desobstrução de tubulações de esgotos.
Nada disso foi feito. Com as últimas chuvas, algumas ruas ficam alagadas e moradores abrem a tampa dos bueiros para que a água escoe por ali. Ocorre que, com a água, também entram areia e lixo na tubulação, obstruindo o sistema de saneamento. Isso faz com que esgoto e fezes saiam pelos bueiros.
Só agora a Prefeitura  começou a correr atrás do prejuízo. Nas últimas semanas, procurou a Caern para assinar contrato para que aquela estatal corrija os inúmeros problemas que estão surgindo no sistema de esgotamento sanitário. Sem providências, todo o saneamento da cidade pode colapsar, pondo todo serviço a perder.
Outro problema está afetando a vinda da Caern. Um reservatório que a empresa quer fazer no Colégio Olimpia Teixeira, e que faz parte do serviço de abastecimento de água, até agora não foi aprovado pelos vereadores. Só nesta segunda ((15/6), os vereadores prometem aprovar projeto liberando a obra do reservatório.
Terceira notificação
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso tem demonstrado grande descuido com a preservação do meio ambiente local. Esta é a terceira notificação do Idema à atual gestão municipal, em menos de três meses. O primeiro foi devido a uma trilha (tipo estrada) feita pela Prefeitura em plenas praias urbanas da cidade.
A segunda foi o uso de tratores da Prefeitura para abrir uma espécie de vala para que a lagoa do Cardeiro escoasse para o mar. Foram destruídos ninhos de tartarugas e milhares de peixes morreram. Quase sem água, a lagoa virou um enorme lamaçal, causando mal cheiro e prejudicando moradores da região.
Na madrugada deste domingo, a lagoa foi aberta outra vez (foto acima). Mas não se sabe se o rompimento da chamada “barra da lagoa” ocorreu naturalmente, devido ao alto volume da água, ou se alguém contribuiu para que o trecho de terreno entre a lagoa e o mar fosse rompido. Muita água escoou da lagoa para o mar.
Espera-se agora que o problema de vazamento do sistema de esgotamento sanitário seja resolvido rapidamente pela Prefeitura. Se isso não ocorrer, tudo o que resta da lagoa do Cardeiro, depois do novo rompimento de hoje, corre  o risco de poluição e contaminação, por fezes, dos peixes e camarões que vivem na lagoa.

4 comentários:

  1. Sabendo dessa situação de descaso com o saneamento básico fica provado que o gestor não tem nenhuma noção da importância de um saneamento básico. Já ficou provado que o senhor Renato não tem muita preocupação com o povo nem com a natureza. O contrato com a CAERN Janeiro devia ter acontecido há meses e não sabemos por que não foi feito. O que se observa é uma falta de compromisso do atual prefeito.

    ResponderExcluir
  2. Por que a unidade de saúde do município não está fazendo o teste para as pessoas que estão como suspeita do corona vírus?. Seria muito bom se fosse feito pra ter uma idéia verdadeira do número de pessoas infectadas no município de Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já começaram os óbitos. Não sei porque não fizeram um lockdonw vão deixar pra quando a coisa perder o controle.?

      Excluir
  3. O Idema ainda vai vir muito aqui em Gostoso por que temos um prefeito que nunca soube o que é preservação da natureza por isso teremos muitas notificações ao longo do ano.

    ResponderExcluir