quarta-feira, 17 de junho de 2020

Depois da pressão, vereadores aprovam projeto que cede terreno para reservatório de abastecimento de água em São Miguel do Gostoso. Obra será reiniciada


Por Emanuel Neri
Enfim, prevaleceu o bom senso e os vereadores de São Miguel do Gostoso aprovaram, por unanimidade, a cessão (doação) de terreno anexo ao Colégio Olímpia Teixeira (foto), no centro da cidade, para que a Caern construa ali o reservatório do sistema de abastecimento de água local. Houve pressão de moradores para a aprovação do projeto.
Foram sete votos a favor (e nenhum contrário) do projeto da Prefeitura que autorizava a doação do terreno do Olímpia Teixeira para o reservatório.  A Câmara Municipal local conta com nove vereadores. Mas dois deles – as vereadoras Micarla e Cléisa – não puderam votar por motivo de saúde. Os demais vereadores votaram a favor do projeto.
A sessão da Câmara foi conduzida pelo vereador Adailton Bezerra da Silva, o Adalpe, que preside a Câmara. Vereadores que apoiam o prefeito Renato de Doquinha e os da oposição, liderados pelo ex-prefeito Miguel Teixeira, votaram pela aprovação do projeto. Agora o projeto será sancionado pelo prefeito.
A construção do reservatório em terreno anexo do Olímpia Teixeira é fundamental para a continuidade da obra de abastecimento de água de São Miguel do Gostoso, anunciado em setembro do ano passado pela governadora Fátima Bezerra. A votação do projeto ficou parada quase um mês na Câmara.
Na verdade, o terreno do Ollímpia foi cedido à Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte que, por sua vez, o repassará à Caern para que a estatal de água e saneamento do Estado construa ali o reservatório para abastecer a cidade. Isso ocorre porque o Olímpia Teixeira, que é estadual, está construído em área do município.
O serviço de abastecimento de água de São Miguel do Gostoso é obra de fundamental importância para a cidade. Até agora, o abastecimento local é feito por meio de poços artesianos, com água de péssima qualidade. Com a obra, água de boa qualidade virá de poços localizados próximo ao início da BR-101, em Touros.
Ao anunciar a obra, em setembro do ano passado, a governadora informou  que o prazo de execução do serviço de abastecimento seria de 18 meses, com a conclusão prevista para março do próximo ano. Mas, com o atraso na questão da aprovação do reservatório, temeu-se pelo prazo de conclusão da obra.
Responsável pela execução da obra de abastecimento, o secretário Fernando Mineiro, da Secretaria de Gestão do RN, acredita que, depois da sanção do prefeito, que ele esperava para acontecer nesta quarta (17/5), a obra deve ser reiniciada na próxima terça (23/6). Pra ele, 60% da obra já foi concluída.
Calendário da obra
Sobre os prados da obra, o secretário estabeleceu o seguinte calendário:
1 – Dia 17/6, projeto de lei aprovado na Câmara Municipal será sancionada pelo prefeito.
2 – Até sexta ((19/6), Secretaria de Educação do Estado e Prefeitura assinam aditivo de cessão do terreno.
3)- Até segunda (22/6), Secretaria de Educação faz subcessão (repasse) do terreno para a Caern.
4 – Na terça (23/6), será assinada a ordem para o reinicio da obra de abastecimento.
A governadora Fátima já afirmou que tem pressa para que a obra de abastecimento de água em São Miguel do Gostoso seja concluída antes do prazo previsto, em março de 2021. O secretário Mineiro informou que, se não houver mais atrasos, é provável que a obra termine em dezembro deste ano.
O abastecimento de água de São Miguel do Gostoso complementa outa obra importante na cidade, já concluída, que é o sistema de esgotamento sanitário. Depois disso, a Caern assume a gestão do serviço de saneamento e abastecimento de água local. Com isso, muitos problemas na rede de saneamento serão resolvidos.
Com as chuvas dos últimos dias, moradores de áreas alagadas abrem o bueiro do saneamento para o escoamento das águas. Junto com as águas, a tubulação da rede de esgoto é obstruída com areia e lixo. Por causa disso, ezes estavam saindo pelos bueiros, causando sérios problemas ambientais na cidade.
Só a Caern tem tecnologia para desobstruir esta tubulação. Na semana passada, a prefeitura estava procurando a Caern para fazer um contrato que desse condições à empresa de atuar na desobstrução dessa tubulação. Há informações de que o contrato foi assinado. Isso já melhora a situação da obstrução da tubulação.
Mas a Caern só entra mesmo pra valer na cidade a partir da conclusão da obra de abastecimento de água. A partir daí, todo o sistema de água e esgoto de São Miguel do Gostoso será administrado pela Caern. Embora a água e o esgotamento sanitário sejam pagos, a população local terá um serviço de água e esgoto de boa qualidade.

3 comentários:

  1. Tomara que tudo se resolva logo por que ninguém está pronto pra ter sua casa invadida com fezes do esgoto do saneamento

    ResponderExcluir
  2. VICE DE MIGUEL TA DEFINIDO NÉ? É O QUE DIZEM POR AI NA BOCA MIUDA DA ESQUINAS DE GOSTOSO... INICIO DO OSNHO

    ResponderExcluir
  3. Mudanças na administração Pública, sai a Secretária da pasta da saude entra Hugo, saiu o Secretário de Agricultura e Pesca Limdemberg que passou a ocupar o cargo de controlador Geral do Município, e na pasta de Agricultura e Pesca assumiu Diassis vindo do Município de Touros, existe um ditado que diz, que Santo de casa Nao faz milagres, e é uma verdade mesmo, como se em nossa terra nao existe uma pessoa que possa assumir uma pasta dessa, é muita gente de fora trabalhando em nosso Município.

    ResponderExcluir