Por Emanuel Neri
Valeu o grande apoio dado pela população de São
Miguel do Gostoso – prova de que, quando o povo quer, tudo é possível. Na audiência pública do último dia 27 de
março, ficou decidida que a proibição de
trânsito na orla urbana da cidade começa para valer a partir deste próximo final
de semana, com policiamento em todas as praias.
Foi uma das maiores audiências públicas já realizadas em
São Miguel do Gostoso. Havia representantes de todos os setores da sociedade
local, como Prefeitura, Câmara Municipal, Associação de Empreendedores de
Gostoso (AEGostoso), bugueiros, mototaxis, além do Idema, Patrimônio da União e
comando da Policia Militar. Moradores também estavam presentes.
São Miguel do Gostoso sai na frente e será pioneiro no Rio
Grande do Norte na proibição do trânsito na orla urbana. A decisão vale para
todo o tipo de veículos automotivos, como bugues, carros tracionados, motos e
quadriciclos (foto). A cidade servirá de experiência para que iniciativas semelhantes
sejam adotadas em outras praias potiguares.
O trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso
sempre apresentou enormes riscos de atropelamentos para as pessoas que frequentam
as praias, especialmente crianças. A população, em sua grande maioria, pedia
para que a Prefeitura proibisse este tráfego. O noBalacobaco participou ativamente da campanha para que a decisão
fosse adotada.
A partir de amanhã (30/3) várias placas de advertência serão
colocadas nas praias, em especial na Ponta do Santo Cristo – para o trânsito
que vem de Touros e Natal – e na praia do Maceió, para os veículos vindos de
Galinhos e cidades do litoral norte. O Detran deve colocar placas padrão na
cidade dizendo que o trânsito só é permitido nas vias internas.
“Seja bem-vindo. Respeite a vida. Trânsito de veículos automotivos na
praia é crime. Lei 7661” – esta frase estará escrita em placas que ficarão nas
duas principais entradas na cidade. Uma delas será no pórtico de entrada e a
outra no lado oposto, no final do bairro do Maceió. Os acessos de veículos às
praias, na área urbana, também serão bloqueados.
O policiamento das praias será feito por dois ou três
policiais - vindos do comando da PM, de Natal -, que fiscalizarão a orla em motos. Em uma primeira abordagem, os
motoristas serão advertidos e orientados a se retirarem. Se insistirem em trafegar
na praia, motorista será preso e veículo apreendido. Estes policiais também
estarão atentos para evitar assaltos que têm ocorrido na orla.
São Miguel do Gostoso está de parabéns por mais esta
conquista. Agora, todos podem andar tranquilamente pela praia, sem o risco de
serem atropelados. É um alívio poder ver as praias sem o passa-passa de carros
e motos, com motoristas muitas vezes embriagados. A atual administração tem
méritos ao entender e colaborar com o anseio da população.
Muito bom!!!!
ResponderExcluiré oque esperamos não é??? que a policia trabalhe com vigor!!!
ResponderExcluirGrande Pelotão de Policiais destacado aqui em São Miguel do Gostoso, e agora tem quer ser dividido, fiscalização na praia para combater o transito, será que vai ter policiais nas ruas, é preciso um maior efetivo de policiais em nossa cidade, para corresponder aos aseios da população.
ResponderExcluirLucas.
Meu amigo Lucas, o destacamente de São Miguel do Gostoso como em outros 167 municipiios do RN é reduzido, infelismente, mas temos que trabalhar com o que temos, esperamos que o governo abra concurso para PM ou chame os que estão esperando. Mas quem vai fiscalizar o transito na prais não é o destacamento de SMGostoso, como esta dito no comentário "O policiamento das praias será feito por dois ou três policiais - VINDOS DO COMANDO DA PM, DE NATAL -, que fiscalizarão a orla em moto...." ok, a sua preocupação é válida sim, mas repito os comprimissos gerados na audiencia foi o que esta escrito acima, ok.
ResponderExcluirrUBENS
Quais os limites da proibição? Não pode trafegar entre quais praias? Onde posso entrar na praia e onde devo sair?
ResponderExcluirObrigado
os limites de quem vem de touros é a entrada entre a pousada do gostoso e pousda my secreto, placas sinalizarão e de quem vem do reduto entra no primeiro acesso a direita que é antes da prais do maceió aonde é chamada de praia da rapadura, ok, a principio o limite é entre as praias do santo cristo, cardeiro, xepa, maceió e rapadura, esperamos a colaboração de todos.
ResponderExcluirBoa noticia
ResponderExcluirAss. Ricardo
Vamos ter policia diáriamente a controlar o transito e os ladrões??? hummm duvido
ResponderExcluirEstou muito feliz com essa notícia pois é mais uma conquista para nós que presamos a nossa cidade!!!
ResponderExcluircibele ambrósio
Estamos felizes e aliviados com esta conquista vendo que o respeito para as vidas e especificamente para a vida das nossas crianças esta presente.
ResponderExcluirObrigado, Felicia, Michele e Iacopo
fico feliz com a decisao só estou muito preocupada é com o transito nas ruas de Sao miguel do Gostoso aqui é comum dirigir na contra-mao isso acontece com muita naturalidade na rua das Ostras que é a rua da creche e eu gostaria que houvesse uma fiscalizaçao para que esse problema seja resolvido.
ResponderExcluirExatamente Lúcia, muito mais urgente é a fiscalização do trânsito nas ruas. É comum vermos motoqueiros utilizando as lombadas como rampas e empinando as motos em alta velocidade em via pública, além dos motoristas de carros que transitam em velocidade acima do aconselhável. É importante a organização do trânsito na praia? claro que sim. Mas a quantidade de gente que dirige à beira mar é infinitamente menor que a que dirige nas ruas, colocando em risco a vida de muito mais gente.
ResponderExcluirCertíssimo caro André, existe uns Jovens que passam de motos nessas lombadas em alta velocidade empinando suas motos, isso com certeza deveria ser combatido, esparamos que não venha a aconetecer como aconteceu em Caiçara do Norte, quando um pai de família perdeu sua filha, nas ruas o maior números de pedrestres são muitos maiores que nas praias, inclusive Gostoso é uma cidade que tem um grande número de crianças, já que as providênais até hoje não foram tomadas, que a população fique bem atentas a esses fatos de desordens, causando assim, muitos cuidados aos país de famílias.
ResponderExcluirA vinda do Batalhão Rodoviário de Natal foi uma conquista para São Miguel do Gostoso. Serão dois ou três homens que virão fazer a fiscalização da proibição do trânsito na orla de Gostoso. É pouco, mas o contingente de policiamento ostensivo na cidade vai aumentar com a vinda destes 3 homens, que estarão equipados com motocicletas. Eles também irão fazer a fiscalização do trânsito na cidade. Conforme o que foi dito pelo Comandante da Polícia Rodoviária, que veio no dia da Audiência Pública - dia 27/03/12, este tipo de ação da PM, faz com que os proprietários de veículos que tenham documentação irregular, façam a regularização, sob pena de terem os seus veículos apreendidos, se assim não o fizerem. O mesmo ocorrerá com aqueles que não têm carteira de habilitação. A fiscalização acabará por coibir a ação irregular de alguns motoristas, como as citadas nos comentários acima. São Miguel do Gostoso vai melhorar a qualidade do seu trânsito e esta conquista é de todos e para todos.
ResponderExcluirRuy Mazurek
A vinda do Batalhão, só com dois ou três homens é uma piada, e até quando eles estarão aqui?, espero que demorem, mas acho difícil eles demorarem muito, aliás tudo no início aqui na nossa cidade começa bem, e depois corre frouxo.
ResponderExcluirA PRAIA, limitando-se estritamente à matéria jurídica, classifica-se como marítima ou fluvial, sendo o terreno abrangido entre a baixa e a alta maré dos mares, e das cheias e secas dos rios. Não se confunde com terrenos de marinha, compreendido numa distância de 33 (trinta e três) metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da linha do preamar médio de 1831 (Decreto-lei 9.760, de 5 de setembro de 1946).
ResponderExcluirÀ vista disso, os terrenos de marinha seriam ou não vias terrestres? Definitivamente, sim. Não apenas os terrenos de marinha, que se limitam a 33 (trinta e três) metros, mas, igualmente, seus acrescidos, pois, o que vai determinar a existência de praia ou não, será a maré, e não uma dimensão específica[4].
Erra para vim esse final de semana mais não veio, o que ouve?
ResponderExcluirestou feliz com a vinda desse batalhao e tenho certeza que vai melhorar bastante nós estávamos precisando de ordem no transito de Sao Miguel pois já vi muita criança dirigindo carro e moto isso é um absurdo e precisa ser combatido parabens a todos que contribuiram para que esse trabalho fosse feito.
ResponderExcluirFiquei sem entender a nova lei da proibição de veículos na orla pois esse fim de semana vi vários veículos circulando livremente sem nenhuma fiscalizaçao acho que essa lei nao vai dá certo....
ResponderExcluirCaro Ruy cadê os homems do batalhao de transito para colocar ordem nesse transito louco sem lei de Sao Miguel do Gostoso? Era pra eles terem vindo nesse fim de semana pois a praia estava cheia de carros e quadriciclo e motos circulando normalmente. Gostoso precisa com urgencia de um transito organizado.
ResponderExcluiro turismo de São Miguel Do Gostoso.realmente está passando por um momento delicado,culpa disso é a falta de união entre empresário,é poder publico Municipal,a falta de um Secretario de turismo competente. mais ainda resta uma esperança, vamos colocar na AE gostoso uma pessoa que tenha compromisso com os comerciantes, com os Nativos é com apopulação vamos nos unir e lutar para que a futura prefeita,possa colocar um Secretario de turismo competente.se isto não acontecer o turismo de gostoso vai se dar MALLLLL muito MALLLL...
ResponderExcluirEstá mesmo difícil das coisas melhorarem aqui em Gostoso, estão esperando que a candidata do atual Prefeito ganhe as eleições, esperem centados, dessa vez com certeza vai dar oposição, chega desse grupo no poder, estão surgindo novas opções na oposição que teem aceitação e o carinho do povo.
ResponderExcluirQue falta de Secretário de Turismo, nós temos Edinho, pense num cara que entende dessa área, mas aqui em Gostoso ninguém sabe disso, eita Sr. Prefeito Miguel Teixeira e assim deve ter muitos cargos que o povo não sabe, é só Trabalho e Compromisso.
ResponderExcluirFlávio.
Pergunta-se, o que significa funcionários deste Município estão dando expidiênte na Prefeitura da cidade de Touros,que troca troca é esse?.
ResponderExcluirSÃO OS ARRUMADINHOS QUE NIMGUÉM SABE ENQUANTO ISSO FALTA MELHORES CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO NA SAÚDE, A MERENDA ESCOLAR ESTÁ PÉSSIMA DE MAL QUALIDADE, NÃO EXISTE CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO NA MELHORIA DA SEGUNRAÇA E ASSIM PAGAMOS PELOS ERROS DOS NOSSOS POLÍTICOS.
ResponderExcluir