segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Não mexa com Dilma", diz reportagem de capa de revista americana

Por Emanuel Neri

(Devido a falhas na edição anterior deste post, estamos reeditando-o, acrescentando entrevista que a editora da revista americana deu hoje à Folha de S. Paulo explicando o motivo de ter escolhido Dilma para a capa da revista)
Depois de ser apontada pela revista americana Forbes como a terceira mulher mais influente do mundo, a presidenta Dilma Roussef será a capa desta semana da revista Newsweek. “Don’t mess with Dilma (em tradução literal, “Não Mexa com Dilma”), é o título da reportagem. Esta semana a presidenta brasileira abre, em Nova York, a Assembléia Geral da ONU. Ela será recebida pelo presidente Barack Obama, com quem assina acordo entre os dois países.
A reportagem da Newsweek – uma das principais revistas semanais norte-americanas – também aborda os primeiros meses de governo da presidenta Dilma, sua história política – inclusive seu envolvimento no movimento armado para derrubar a ditadura militar no Brasil, nos anos 60 e 70 – e aspectos da sua vida pessoal. A revista enviou repórteres a Brasília para falar com a presidenta.
Nos Estados Unidos, a presidenta brasileira também vai receber o prêmio internacional Woodrow Wilson Public Service Award. O ex-presidente Lula também foi homenageado com este prêmio, em 2009.
A editora-chefe da Newsweek, Tina Brown, deu entrevista nesta segunda-feira à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Falou sobre a Women in The World Foundation (Fundação Mulheres no Mundo), que ela lançou na semana passada, em Nova York. Veja abaixo o que disse a editora sobre a presidenta Dilma:


Folha - O que acha de Dilma?
Tina Brown - É uma mulher fora do comum. Ela é resiliente e elegante sob pressão. Tem um dos empregos mais difíceis do mundo e uma das mais fortes histórias de vida. Sua transformação de jovem revolucionária em presidente é coisa de cinema. Depois de nove meses, ela imprimiu seu estilo sem exageros em um espaço que pertencia a Lula, seu antecessor enormemente popular. Dilma, não Lula, é hoje o político alfa do Brasil.
Como vê a condição das mulheres em geral no Brasil?
Soube recentemente que as mulheres brasileiras estão tomando de assalto a indústria da construção e demolindo de verdade os estereótipos de gênero. Amamos histórias de mulheres fortes como essas!
Como vai atuar sua fundação?
A fundação servirá como plataforma de soluções para os desafios que as mulheres estão enfrentando. Irá congregar mulheres de impacto e estimular a colaboração entre grupos que possam fazer a diferença.
Haverá parceria com ONGs brasileiras?
Nós construímos relações com ONGs maravilhosas do mundo todo. Na "Newsweek" e no [site] Daily Beast [do qual também é editora-chefe], nós cobrimos a questão feminina ao redor do mundo. Agora, com a fundação, podemos fazer algo também. As parcerias com ONGs brasileiras nos darão uma oportunidade de jogar luz sobre assuntos de interesse de mulheres e garotas de uma das culturas mais interessantes e excitantes da Terra. Liderado por uma líder dinâmica e poderosa [Dilma], o Brasil certamente é uma nação que procuraremos destacar.

Veja mais detalhes da capa Newsweek, no link abaixo:



Um comentário:

  1. Depois de Lula é a vez de Dilma encantar o
    Mundo. Ótimo para o Brasil

    Carlo Nery

    ResponderExcluir