segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Eleição em primeiro turno surpreende, Lula teve menos votos que o previsto, mas vai disputar o segundo turno com Bolsonaro, em 30 de outubro. No RN, Fátima (PT) se elegeu para mais um mandato

Por Emanuel Neri

E a eleição, ocorrida ontem em todo o território nacional, surpreendeu pelo seu resultado.

Embora o ex-presidente Lula tenha saído vitorioso, com mais de 6 milhões de votos de diferença sobre o presidente Jair Bolsonaro, a expectativa da mídia e das pesquisas sobre sua candidatura era a de um desempenho melhor, com chances de ganhar a eleição no primeiro turno.

Pede-se dizer que, com 48,43% (57,2 milhões de votos), contra Bolsonaro, que teve 43,20% (51 milhões), Lula chegou perto de ganhar a eleição em primeiro turno - isso se tivesse obtido 50% e mais 1 dos votos válidos. Bastavam 1,6 pontos a mais de votos. Mas a sensação que ficou é o de que houve fortalecimento  de seu principal adversário.

Lula e Bolsonaro estarão na disputa da eleição presidencial, em segundo turno, no dia 30 de outubro. E o que se acredita é que será uma eleição mais disputada, bem mais do que se imaginava antes da eleição deste domingo (2/10). No total nacional, Lula saiu vitorioso em 14 Estados, enquanto Bolosonaro ganhou em doze e no Distrito Federal.

A disputa promete ser acirrada porque Bolsonaro ganhou em Estados importantes, como São Paulo e Rio, enquanto Lula ganhou em Manas e na Bahia. Estes quatro Estados são os de maior densidade eleitoral do país. Lula ganhou no Nordeste e no Norte, enquanto Bolsonaro ganhou no Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Aqui no RN

Aqui no Rio Grande do Norte, como era de se esperar, a governadora Fátima Bezerra PT) se elegeu no primeiro turno com 58,31%. Fábio Dantas ficou com 22,22%, enquanto Styvenson Valentin ficou abaixo de 20%. Para o Senado, ganhou Rogério Marinho, candidato apoiado por Bolsonaro.

Mas o PT teve a deputada federal mais votada no RN, Natália Bonavides, com quase 160 mil votos. O PT também elegeu seu segundo deputado, Mineiro. As demais vagas (oito ao todo) ficaram com o PL e o União Brasil.

Importante. Quando este texto foi escrito, falatavam ainda poucos votos para a totalização final das apurações tanto entre os votos nacionais como do RN.

A eleição em São Miguel do Gostoso também foi dentro do esperado. Lula teve mais de 65% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 29%. Fátima também ganhou no município. Teve mais de 52% dos votos (em torno de 3.400 votos), enquanto Fábio Dantas teve 31,6% (pouco mais de dois mil votos).

Agora é esperar pelo dia 30 de outubro, quando o brasileiro voltará às urnas para decidir se Lula se elege (já foi presidente antes) ou se Bolsonaro terá mais um mandato. Por enquanto, há um ligeiro favoritismo de Lula, que terminou o primeiro turno com mais de 6 milhões de votos sobre Bolsonaro.

2 comentários:

  1. Só se surpreendeu quem ainda acredita nos institutos de pesquisa, vendidos e militantes da esquerda.

    ResponderExcluir
  2. Outra eleição dia 30/10/2022, foram mais de 31 milhões de abstenções, com mais de 2 mil nulos e 1980 em brancos.

    ResponderExcluir