quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Campanha eleitoral de 2022 começa a "esquentar" em São Miguel do Gostoso, com tendência de favoritismo para Lula (presidente) e Fátima (governadora), ambos do PT, na eleição do próximo dia 2 de outubro

Por Emanuel Neri

Enquanto a campanha eleitoral já “ferve” em outras regiões do país, pincipalmente para a escolha de presidente da República, aqui em São Miguel do Gostoso a disputa começou a “esquentar” mais nos últimos dias.

No sábado passado, dia 17 de outubro, a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), esteve na cidade, fazendo sua campanha. Arrastou muita gente e carros em sua carreata e, antes, para um bate-papo com o prefeito, empresários e moradores, em um restaurante da cidade.

Fátima e seus seguidores fizeram também campanha para Lula, candidato a presidente pelo PT. Reforçaram ainda a campanha de Carlos Eduardo (PDT) para o Senado, bem como a de candidatos para deputado estadual e federal da coligação que a apoia.

Uma semana antes, caravana que apoia Jair Bolsonaro, atual presidente, também esteve na cidade pedindo votos para ele e para seus candidatos, principalmente para Rogério Marinho (PL), além de deputados da coligação.

Como em todo o país, a disputa também está muito aquecida em São Miguel do Gostoso. Embora não haja pesquisa específica no município, dá pra prever que, a exemplo de anos anteriores, Lula e Fátima também devem ser os mais votados entre eleitores locais.

De um modo geral, o voto em São Miguel do Gostoso segue praticamente a mesma tendência do voto do eleitor nordestino. No Nordeste, segundo a última pesquisa do Ipec (antigo Ibope), Lula tem 63% da preferência do eleitorado, contra 18% de Bolsonaro

A diferença entre Lula e Bolsonaro no Nordeste, pelo Ipec, é de 45 pontos percentuais favoráveis a Lula. A nova pesquisa do Datafolha deve sair na noite desta quinta (22/9), mas em seu último levantamento na região havia dados semelhantes aos do Ipec,

Os dados anteriores apontam para favoritismo de Lula e Fátima em São Miguel do Gostoso. Vejam o resultado da eleição em 2018, no segundo turno, para presidente e governador, no município.  Naquela eleição, Fernando Haddad (PT), obteve 4.137 votos (72,81%) do total de votantes.

Na mesma eleição, Jair Bolsonaro, que se elegeu presidente,  obteve 1.545 votos no município (27,19%). Para o governo do RN, Fátima Bezerra, que foi eleita, obteve, no segundo turno, 3.496 votos (61,59%), enquanto seu opositor, Carlos Eduardo, obteve 2.180 votos (38,41%).

Favoritos para 2022

Para este ano, tanto Lula como Fátima são apontados como favoritos para a eleição do próximo dia 2 de outubro, no Brasil e no RN, respectivamente.. Na última pesquisa Ipec, Lula atingiu 47% dos votos, enquanto Bolsonaro chegou a 31%. Nos votos válidos (excluindo nulos e brancos), lula chega a 52%

Se conformado este percentual de intenção de votos para Lula na eleição de 2 de outubro, o ex-presidente se elege no primeiro turno (50% mais 1 dos votos válidos). Já Fátima também pode ganhar no primeiro turno. Variando de uma para outra pesquisa, mas sempre com dados semelhantes, ela obtém até 49% (Ipec) da preferência do eleitor.

Vamos aguardar a eleição de 2 de outubro. Mas, até aqui, esta é a tendência do resultado final da eleição, com favoritismo de Lula, no primeiro ou segundo turno, e de Fátima, que deverá se reeleger para mais um mandato à frente do governo do RN, ainda no primeiro turno.

8 comentários:

  1. Espero que o povo entenda que o candidato ao Senado que vota em Lula é RAFAEL MOTTA 400

    ResponderExcluir
  2. PT nunca mais, querem voltar a sena do crime, no Nordeste não é mais o que o PT espera.

    ResponderExcluir
  3. A Governadora não fez nada por São Miguel do Gostoso, aliás pelo nosso Estado.

    ResponderExcluir
  4. Gente pra uma cidade Turística como nossa São Miguel do Gostoso falta empenho dos nossos políticos em melhorias que possam melhorar a nossa cidade, as praias estão abandonadas, os calçamento das duas principais Ruas é de fazer vergonha, as outras de são de barro quando chove ninguém pode até sair de casa um descaso.

    ResponderExcluir
  5. Está na hora da oposição ao atual Prefeito Renato se unir e começar a trabalhar para as eleições Municipais de 2024, até porque o candidato que o atual Prefeito apoia não é aceito pelo nossos eleitores, sua aceitação é péssima, como nós sabemos até pra se eleger vereador tem gastado carradas de dinheiro pra tirar 500 votos se chegou a isso, e pelo certos procedimentos que ele tem tomado nunca seria a pessoa ideal para ser candidato a Prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Boatos já começam a surgir em relação as próximas eleições Municipais, e muitos eleitores já pensam na volta do Ex. Prefeito João Wilson, pois afinal praticamente tudo que ainda temos em nossa cidade ainda foi construído por ele, e como sabemos com muito mais experiência tem tudo para fazer a diferença, principalmente na área do Turismo que está totalmente no abandono em nosso Município.

    ResponderExcluir
  7. A rejeição do provável candidato do atual Prefeito Renato para as próximas eleições Municipais é grande, o povo não aceita o Azenate como candidato.

    ResponderExcluir
  8. Eu voto num saco de capim, num carroço de juá, numa macambira seca, na bosta de um jumento, mas não voto no candidato que o Prefeito que apoiar.

    ResponderExcluir