terça-feira, 25 de outubro de 2022

9a Mostra de Cinema de Gostoso, de 4 a 8 de novembro, exibe filmes premiados e se consolida como importante evento cultural do RN e do Nordeste. Confira a programação deste ano

Por Emanuel Neri

Em sua 9ª edição, a Mostra de Cinema de Gostoso, entre 4 e 8 de novembro, apresenta a sua melhor programação de filmes de toda a história deste importante evento cultural de São Miguel do Gostoso e do Rio Grande do Norte.

A começar pelo excelente Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, filme inscrito para representar o Brasil na competição do Melhor Filme Estrangeiro do Oscar, principal evento de cinema de todo o mundo, na escolha dos melhores filmes na premiação de 2023.

Marte Um será exibido na sessão de abertura da Mostra de Gostoso, na noite do dia 4 de novembro. O filme trata da questão do preconceito racial em uma família negra, que vive em uma cidade do interior do Brasil, com tensões com governo conservador que assume o poder no Brasil.

Mas a Mostra de Gostoso deste ano tem muito mais do que Marte Um. O filme de encerramento, na noite do dia 8, é Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, que foi exibido no Festival de Cinema de Berlim, grande evento do cinema mundial.

Há muitos mais filmes interessantes a serem conferidos nos 24 filmes da Mostra de Cinema de Gostoso. Na Mostra Competitiva de longas, serão exibidos Carvão, a Filha do Palhaço, Noites Alienígenas e Paloma. Quase todos premiados em outros festivais.

Paloma, de Marcelo Gomes, ganhou o Festival do Rio, encerrado recentemente. O mesmo festival também premiou Carvão, de Carolina Markowicz. Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, ganhou o último Festival de Gramado (RS). Curiosidade; o filme é do Acre.

Mostra Panorama

Na Mostra Panorama, que este ano será exibida em uma tenda fechada, ao lado da arena da Mostra principal, na praia do Maceió, vai passar o premiado Regra 34, de Júlia Murat, que ganhou o Festival de Locarno, Suiça, outro importante evento do circuito mundial de cinema.

A Mostra Panorama exibe filmes com maior classificação etária, que não podem ser exibidos na arena aberta ao público, também na praia do Maceió. Nesta mostra passam ainda os filmes Alan, Bem-Vindos de Novo e A Mãe.

Os filmes da Panorama, exibidos numa tenda climatizada, passarão às 15h, enquanto a Mostra principal, na arena ao ar livre,  passarão à noite, a partir das 20h30. Toda a Mostra tem acesso gratuito para o público. A premiação é feita em cartelas de votação pelo público presente à Mostra.

A Mostra de Gostoso também inclui inúmeros curtas tanto na Mostra Competitiva como na Panorama. E também serão exibidos os filmes dirigidos por jovens cineastas de São Miguel do Gostoso, que participam das Oficinas de formação em cinema conhecida por Nós do Audiovisual.

Este ano foram produzidos dois curtas por jovens locais. Um deles é Arrebentação, de Cristina Lima e Roberto de Lima. O outro é Barraqueiros, de Bruna Farias e Maisa Tavares, sobre a história de resistência a ordens de despejo de donos de barracas da praia do Tourinhos, em São Miguel do Gostoso.

A Mostra de Cinema de Gostoso, que se consolida como importante evento cultural do Nordeste, atrai para a cidade admiradores de cinema e turistas da região. Grande parte das pousadas locais já estão reservadas para este importante festival.

Compareça você também e acompanhe os excelentes filmes que serão exibidos este ano, a partir de 4 de novembro, na 9ª edição desta importante Mostra de Cinema de Gostoso.

2 comentários:

  1. Ja estou com cadeira cativa na praia do maceio nessas datas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não gostei tudo muito escuro, e o uso de drogas visivelmente as claras de toda a nossa população, acho isso uma falta de respeito.

    ResponderExcluir