domingo, 12 de dezembro de 2021

Prefeitura de São Miguel do Gostoso fecha os olhos e, pior que isso, autoriza festas barulhentas que causam transtornos e prejudicam o turismo da cidade

 Por Emanuel Neri

Pouco a pouco a Prefeitura de São Miguel do Gostoso caminha para a acabar com o que há de melhor no turismo de São Miguel do Gostoso.

A principal marca do destino turístico local é a opção por um lugar tranquilo, com bons restaurantes e pousadas, praias bonitas e um povo acolhedor. Pois a Prefeitura, que deveria cuidar deste perfil, faz tudo ao contrário: autoriza festas barulhentas, não fiscaliza o trânsito nas praias - enfim, vivemos numa cidade sem ordem e sem rumo.

Neste último final de semana (10 e 11  de dezembro), São Miguel do Gostoso estava um inferno para quem procura um destino turístico de lazer e tranquililidade.

Havia festas barulhentas, algumas delas com som alto insuportável, em vários pontos da cidade. Uma delas, com autorização da Prefeitura, foi realizada em uma pracinha que fica na esquina da avenida dos Arrecifes com o início da rua Arabaiana, no bairro do Maceió. O pior é que a festa, particular, foi realizada num espaço público, a pracinha.

A autorização para a realização da festa, que, felizmente, para alívio de todos que se sentiam incomodados, acabou à meia noite, estava assinada por um influente secretário da Prefeitura.

A festa começou por volta das 19h. Mas, enquanto durou, ninguém teve sossego nas imediações da festa. Pousadas, residências – ninguém conseguia conversar, ver TV e até falar no celular, tamanho era o volume do som. Como a Prefeitura autoriza uma festa deste tipo em um espaço público?

A esta pergunta só a Prefeitura de São Miguel do Gostoso pode responder.

O fato é que São Miguel do Gostoso, a exemplo de outras praias do Nordeste, caminha rapidamente para destruir seu turismo. Canoa Quebrada, no Ceará, também era uma praia atraente. Hoje vive um destino turístico em declínio, em total contraste com outra praia cearense, Jericoacoara, que soube planejar seu futuro.

Já há muitos registros, nas pousadas, de hóspedes que se queixam do excesso de barulho. Muitos deles abandonam as pousadas e outros prometem não mais voltar à cidade, por causa do barulho. Também há reclamações de moradores, inclusive com ações no Ministério Público contra a Prefeitura.

Se depender da Prefeitura, São Miguel do Gostoso caminha para, infelizmente, se transformar numa Canoa Quebrada potiguar do futuro.

Lamentavelmente,  o prefeito Renato de Doquinha não sabe prestigiar o que é bom par a cidade. Há poucas semanas, o prefeito sequer compareceu à abertura nem ao encerramento da Mostra de Cinema de Gostoso, um grande acontecimento cultural da cidade e do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra e seu vice, Antenor Roberto, além de outras autoridades, estavam presentes.

O prefeito não compareceu à Mostra de Cinema de Gostoso. Alguns dias depois, foi visto, dançando, em cima de um trio elétrico que festejava, pelas ruas da cidade, a conquista, com méritos, diga-se, do vice-campeonato nacional de futebol de areia por um time de São Miguel do Gostoso.

Nada contra a conquista do importante título por um time de futebol de São Miguel do Gostoso. Pelo contrário, aplausos para esta conquista.

Mas é importante que o prefeito também prestigie os acontecimentos culturais da cidade. E cuide, a exemplo do que tantos outros prefeitos fazem por suas cidades, para que o turismo de São Miguel do Gostoso continue crescendo, sem os abusos insuportáveis de som e o perigosíssimo trânsito nas praias, como acontece atualmente.

10 comentários:

  1. Se a Administração Pública não entende, estrategicamente, o que é significante pro desenvolvimento socioeconômico e cultural local, ela está fora do eixo. Outra coisa, o povo tem que se divertir, e espaço pra isso tem de sobra, mas a ordem e o bom senso são indispensáveis. Zoneamento, prefeitura, não zona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vou mais além, dentro da atual Administração Pública do nosso Município existe pessoas que são totalmente contra som abusivo durante as noites em nossa cidade, mas sabe qual é pessoa que mais concorda com tudo isso?. É senhor Prefeito Renato, pense num pessoa sem noção nenhuma, inteligência passou longe, infelizmente.

      Excluir
  2. Qual a cidade desse país que não tem festa esses seus comentários sobre as festas na cidade é ridícula haff ninguém suporta mais esses seus comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor acima tem o direito de não gostar do que escrevi. Mas não tem direito de querer evitar que o autor deste blog dê sua opinião sobre um dos problemas mais abusivos da cidade, que é a questão do som alto. Todos tem o direito de se divertir, mas dentro dos limites da lei: som moderado, que não incomode ninguém, com hora para começar e terminar. Lutar contra coisas erradas, como o abuso do som alto, é um direito meu de escrever - e um direito do leitor que concorda com esta opinião. O leitor acima tem todo direito a não ler o que eu escrevo. Não há nenhuma obrigação de leitura dos posts deste blog. Se o leitor em referência achar que o assunto o incomoda, então é só não ler. Felizmente a maioria da população concorda que é obrigação da Prefeitura controlar o som abusivo que hoje toma conta das noites de São Miguel do Gostoso.

      Excluir
    2. Ter festa todas tem, agora é preciso tomar as providências a respeito de som alto, pois é crime, fique sabendo seu cabeça de bagre.

      Excluir
  3. Tambem concordo com o Blog.
    A cidadedw São Miguel do Gostoso cresceu e hj emprega grande parte da população em decorrência do turismo. Se não cuidarmos vai virar uma zona e a prefeitura é a principal responsável para que tenha ordem na cidada. Som alto no meio da rua não agrada ninguém, é preciso ter ordem.
    Essa questão do prefeito não prestigiar os eventos culturais da cidade tb é sério, afinal ele está prefeito para representar a cidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bem seu Emanuel Neri, o anônimo acima está totalmente mal informado do que acontece nas outras cidades do nosso Estado, como também na nossa cidade, como todos nós sabemos som Alto, poluição sonora é crime, ninguém tem o direito de atrapalhar o sono de ninguém, e para isso é preciso funcionar dentro das suas normalidades, ontem dia 19 desse mês esteve funcionamento um som muito alto na praia da xepa, era tão alto que praticamente em toda a cidade dava para se ouvir, e isso é um ponto muito negativo para uma cidade que tem como a sua maior fonte de renda o Turismo, é preciso que o poder Municipal tome as suas devidas providências, caso contrário o turismo Local cairá, causando assim um enorme prejuízo a todos que aqui residem, já viajei por muitas cidades do nosso país, mas sinceramente foi pela primeira vez que me deparei com fato dessa natureza, há tempo que isso se conserte, só cabe principalmente as autoridades locais.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, nem em clube pode, imaginem fazerem eventos em bares e restaurantes em cima das calçadas de nossas ruas, tirando assim o sossego e a paz dos nossos moradores, deixo aqui o meu recado a todos os nossos moradores, se por aqui ainda continua vamos fazer as denúncias junto ao Ministério Público, que toda essa problemática se acabará e a paz voltará aos nossos moradores.

    ResponderExcluir
  6. Na entrada da praia da Xepa alí esta funcionando um clube, isso é inadmissível as nossas autoridades permitirem uma coisa dessa, o som é muito alto faz um barulho enorme que atinge grande parte da nossa cidade, com restaurantes nas proximidades, igrejas, O Centro de saúde, residências com grande parte com pessoas idosas, agora vejam quem é o proprietário desse clube, é um cidadão que a família é proprietária da maior quantidades de terrenos em nossa cidade, e os mesmo tem condições financeiras para construirem um local onde possa fazer suas festas sem incomodar grande parte dos nossos moradores, é uma falta de respeito e bom senso aos nossos moradores e visitantes, os mesmos usam esse espaço como se estivessem colaborando no crescimento do turismo local e consequentemente agradando os nossos visitantes, pois é um grande engano, são muitas criticas de visitantes que se deslocam até a praia da Xepa, famílias inteiras que procuram aquele local para fazerem as suas refeições e estão sendo incomodadas pelo barulho ali existente, agora se pergunta será que nossa cidade está virando uma cidade sem lei?, Pelo que se presencia sim, são muitos descasos que presenciamos e esse é só mais um, outro que está fazendo alguns eventos na parte da praia é o pessoal do espaço Mix, deixando toda a sujeira em cima das dunas, como se encontra cacos de vidros, sacolas plásticas, copos e pratos descartáveis, e esse mesmo espaço vai avançando em direção a beira da praia, e ninguém diz nada, agora se fosse um simples morador e nativo da nossa cidade que coloque uma caixa com água de coco, refrigerantes, cerveja em lata e uns churrasquinhos com certeza já teriam mandado não mais colocar, é esse tipo de fatos que vêem acontecendo em nossa cidade e que pode futuramente causar um grande prejuízo ao turismo local, e consequentemente afetando a toda a nossa população do nosso Município.














    ResponderExcluir
  7. Morador da nossa cidade está sendo o alvo maior contra o uso de Quadriciclos em nossa cidade, é complicado pois está mexendo com muita gente.

    ResponderExcluir