quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Lei Seca começa em São Miguel do Gostoso. Foram autuados 63 condutores e 1234 veículos abordados. Espera-se que não haja mais mortes na cidade

 Por Emanuel Neri

Se beber, não dirija. Deixe seu carro em casa e ande de taxi.

Pelo menos é esta a regra que está valendo em São Miguel do Gostoso desde a noite da terça-feira (28). A Operação Lei Seca, que fiscaliza motoristas que dirigem embriagados, já está funcionando na cidade. Em uma só noite, a da terça, pelo menos 63 condutores foram autuados pela polícia.

A Secretaria de Segurança Pública do RN passou para este blog dados da atuação da Operação Lei Seca em São Miguel do Gostoso. Além dos condutores autuados, alguns com apreensão da carteira de habilitação, foram abordados, em uma só noite, 1234 veículos, incluindo motos e automóveis.

A Operação Lei Seca foi desencadeada depois da morte de um morador do distrito de Monte Alegre, vizinho a São Miguel do Gostoso, na manhã da última segunda-feira. A vítima, Manoel Modesto da Silva, de 52 anos, morreu ao ser atropelado por um motorista supostamente embriagado.

O motorista acabara de sair da festa de réveillon da cidade e se dirigia a um ressort de Monte Alegre, para deixar um amigo.  Após o acidente, o motorista fugiu do local, sem prestar socorro a vítima, que morreu algum tempo depois. O motorista foi preso ainda na manhã de terça pela polícia.

A morte do morador provocou indignação e revolta em São Miguel do Gostoso e Monte Alegre, principalmente depois da soltura do motorista, na terça à tarde.  A informação que se tem é que não foi feito teste toxicológico no autor do acidente, para verificar se ele estava embriagado.

Familiares da vítima, como Eduardo Carlos da Silva, informou a este blog que o advogado do motorista solicitou teste toxicológico da vítima, que estava no IML de Natal, para onde foi levado após a morte.  “Houve uma inversão de papéis. É uma tentativa de fazer a vítima virar réu e o réu virar vítima¨, disse Eduardo.

Por causa desta morte, e de seus desdobramentos, familiares e amigos da vítima marcaram um protesto pacífico para a tarde desta quarta-feira (29), na entrada da praia do Monte Alegre, onde houve o acidente. A vitima, que era pescador, também moava nas imediações da entrada da praia.

Reunião de emergência

O atropelamento e morte em São Miguel do Gostoso provocou reunião de emergência, em Natal, na manha da terça (28), com o comando da Segurança Pública do RN. A governadora Fátima Bezerra também participou. Todos os prefeitos de cidades litorâneas foram convocados para o encontro.

Durante a reunião, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, autorizou que a Operação Lei Seca fosse realizada na cidade. O  objetivo é evitar que motoristas e turistas dirijam embriagados. Ainda na noite da terça, equipe da Lei Seca chegou à cidade e montou bloqueios em algumas ruas locais.

Espera-se que, com a fiscalização da Lei Seca, novos atropelamentos sejam evitados. Os turistas que participam das festas de reveillón podem utilizar os mais de 100 taxis credenciados, pela própria direção da festa, evitando assim que usem seus próprios carros, principalmente quando saem das festas.

Com a Operação Lei Seca, acredita-se que haverá mais ordem no trânsito de São Miguel do Gostoso, com mais controle dos condutores que dirigem alcoolizados, sejam nas ruas e nas praias. Com isso, é possível que novos acidentes não mais aconteçam na cidade.

3 comentários:

  1. Pedindo ao prefeito Renato que cancele o carnaval estamos com um surto de gripe e de covid em nosso estado e no município sabemos que se ouver carnaval não teremos condições de voltar as aulas de forma presencial por isso cabe ao nosso secretário de saúde e educação junto ao prefeito cancelar o carnaval tendo em vista o grande número de pessoas que vem para o evento.

    ResponderExcluir
  2. Lei seca precisa atuar principalmente na praia do Tourinho la o índice de motorista bêbado é enorme. Principalmente no final do dia

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o Demutran sobra carro pra praticamente não ter o que fazer, falta transporte na saúde e médicos na unidade mista de saúde, secretário testa positivo e passa a semana toda indo a Prefetura, que falta de sabedoria, que exemplo está dando a nossa população.

    ResponderExcluir