quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Com a reeleição de Renato, veja quem sai fortalecido ou enfraquecido das urnas de 15 de novembro. E quem tem chance de disputar a Prefeitura em 2024?

 

Por Emanuel Neri

Passada a eleição para prefeito de São Miguel do Gostoso, este blog faz uma análise política sobre o resultado do pleito. E, especialmente, sobre quem sai fortalecido ou enfraquecido das urnas de 15 de novembro.

O noBalacobaco conversou com algumas pessoas que acompanham a política de São Miguel do Gostoso, sem necessariamente estarem envolvidas com a campanha. Esta avaliação – sobre quem sobe e quem desce com a eleição – faz parte destas conversas. 

Vamos a estas avaliações

Quem sair fortalecido

1)Renato de Doquinha. Obviamente, o principal fortalecido é o prefeito reeleito Renato de Doquinha. Mas, proporcionalmente, Renato perdeu espaço entre sua eleição, em 2016, e sua reeleição, em 2020.  Basta comparar os dois resultados- ambos com vitória sobre Miguel Teixeira, com a diferença de 2016 sendo maior. Sinal de que a administração de Renato perdeu apoio do eleitorado. Em 2016, Renato obteve 3.604 votos (53,18%), enquanto este ano conseguiu 3.396 votos (47,45%). Perdeu votos, portanto. Mas o que vale é que Renato ganhou a eleição, e isso é o que conta. Vai administrar São Miguel do Gostoso por mais quatro anos. Espera-se que cumpra os compromissos de campanha, especialmente em relação à melhoria de qualidade de vida da população e ao crescimento do turismo.

2)Azenate Câmara. O atual vice-prefeito foi o vereador mais votado, com 609 votos. Tem pretensões de ser presidente da Câmara e é um nome que sai fortalecido para uma eventual disputa pela Prefeitura, em 2024. Azenate será peça importante de Renato não só na Câmara, mas também na condução de projetos para o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso, em especial os do turismo e do setor imobiliário.

3)Jean dos Morros. Foi a primeira vez que concorreu a um cargo na Câmara e obteve uma boa votação, 511 votos, sendo o segundo mais votado. Aliado a Miguel Teixeira, será o nome mais forte da oposição na Câmara Municipal.

4)João Wilson Neri. O ex-prefeito ganhou mais uma vez. Prefeito por dois mandatos em São Miguel do Gostoso, João nunca perdeu uma eleição no município. Foi eleito duas vezes, apoiou Miguel Teixeira, seu primo, que também se elegeu, por dois mandatos, depois apoiou Fátima Dantas, sua mulher, também eleita prefeita. Miguel e João romperam depois e ele apoiou as duas últimas campanhas de Renato, ajudando a derrotar Miguel. Seu apoio tem importante peso na balança eleitoral do município. Como há certo equilíbrio atualmente entre Renato e Miguel, o apoio de João, que ainda goza de liderança em parte do eleitorado, tem sido decisivo para dar a vitória a quem ele apoia, como no caso de  Renato.  Uma dúvida: será que João vai preferir apoiar alguém da sua família para 2024?Muita gente já falou no nome do seu filho, David Neri.

5) Aliança com o PT.  Em aliança com Renato, o PT elegeu o vice-prefeito, João Eudes. Mas, em eleições anteriores, o PT demonstrou mais força, com votação para vereador bem maior do que a obtida agora. Seus dois candidatos a prefeito obtiveram, juntos, 167 votos. Muito pouco. E Renato perdeu na Tabua, terra do vice-prefeito João Eudes. Mas a aliança é importante pelo fato de abrir as portas da administração local com o governo estadual, dirigido por Fátima Bezerra (PT).

6) Francisco dos Anjos, o Tiquinho.  Mesmo sem apoio logístico e financeiro de seu partido, o MDB, Tiquinho obteve uma razoável votação, 692 votos, quase 10% do total de votos válidos. Tinha potencial para mais de mil votos, mas, de última hora, perdeu eleitores para o chamado “voto útil” – eleitores que migraram para um dos dois principais candidatos com o objetivo de contribuir para a derrota do outro. Tiquinho obteve quase o dobro de votos do que o total dos candidatos a vereador pelo seu partido, que obtiveram, todos eles, 360 votos. Sinal de que eleitores votaram em vereadores de outros partidos, mas, para prefeito, escolheram Tiquinho. Com seu bom desempenho, Tiquinho pode viabilizar melhor seu nome para a eleição de 2024.

Quem sai enfraquecido

1)Miguel Teixeira perde a segunda eleição consecutiva. Sai da eleição desgastado, mas demonstrou ter potencial de votos para continuar disputando a Prefeitura local. A diferença de votos entre ele e Renato foi pequena, 381 votos, pouco mais de 5% do total de votos válidos, e menor do que em 2016. Elegeu 4 dos 5 vereadores da Câmara Municipal, o que significa que terá peso na fiscalização dos atos do prefeito eleito. Mas, mesmo com mais uma derrota, Miguel pode disputar a eleição de 2024, com alguma chance de vitória.

2)Bancada feminina na Câmara. Lamentavelmente não existe uma única mulher na nova legislatura da Câmara Municipal. Em 2016, foram eleitas três vereadoras:  Clésia, Dona Letinha e Micarla Catarina. As duas primeiras não concorreram à reeleição. Micarla foi bem votada, obteve 372 votos, mas não se reelegeu devido ao quociente eleitoral.  Os três últimos vereadores eleitos (Nenen dos Morros, Beto de Agostinho e Ednaldo Coutinho) tiveram menos votos do que Micarla, mas foram beneficiados pela soma do total de votos dos demais candidatos de seus partidos. Micarla desempenhou um bom mandato. Pena ter ficado de fora nesta eleição. Outra perda significativa foi a de Nenê de Lala, que ficou na segunda suplência. Comprometida com a cidade, Nenê seria um ótimo reforço feminino na Câmara. Havia outros bons nomes femininos disputando a eleição. Como Seissa Modesto, Cibele Ambrósio, Professora Dumont e Rejane Araújo. Mas ninguém se elegeu. Lamentável.

3)Jubenick Pereira. Candidato do Solidariedade, Jubenick obteve apenas 54 votos, não chegando a 1% do total válido de votos. Muito pouco para um ex-vereador (pelo PT, mas que trocou depois de partido) e ex-candidato a deputado estadual, quando obteve boa votação. Jubenick sai desta disputa bastante enfraquecido. Muitos vereadores que não se elegeram, inclusive de seu partido (como Seissa Modesto), tiveram mais votos do que ele.  

11 comentários:

  1. Aumento de caso de covid seu deu após as grandes aglomerações durante a campanha. E ainda tem gente fazendo festas na cidade. Quero saber se a prefeitura tem suporte para uma segunda onda da doença ou se vai enviar todos os casos para Natal

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas que votaram em Renato de Doquinha, falam que o próximo candidato apoiado por Renato será Leandro Ferreira, bom nome.

    ResponderExcluir
  3. Além das aglomerações , os paredões de som altíssimo e foguetões o dia todo . Um péssimo exemplo para a comunidade . .

    ResponderExcluir
  4. Só pode ser um perdedor o anônimo acima, chora mais, perdedor, quem ganha tem o direito de comemorar, assim é também em todas as cidades.

    ResponderExcluir
  5. Quem será o novo presidente da Cãmara, segundo comentários em nossa cidade o bicho vai pegar, vejamos, o ataul Presidente Adalpe com certeza vai querer a reeleição, Azenate Câmara se diz candidato, e correndo pelas quebradas Luiz Neto já também tentando se articular, todos apoiaram o atual Prefeito Renato, pelo andar da carruagem quem conseguir o apoio da oposição será o novo Presidente.

    ResponderExcluir
  6. David Neri é gente boa, mas não será o nome para 2024. Aparecerá um nome novo, que embora seja da família não será descendente nem de Isabel nem de Vicente.

    ResponderExcluir
  7. QUERO AQUI FAZER UM PEDIDO AS NOSSAS AUTORIDADES, COMO SABEMOS O PASSEIO DE QUADRICICLOS TEM SIDO UM DIFERENCIAL PARA QUEM VISITA A NOSSA CIDADE, HOJE SE TEM UMA ASSOCIAÇÃO DOS QUADRICICLOS DOS MORADORES DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, QUE PROCURAM ATENDER AOS LOCADORES VISITANTES O MELHOR SERVIÇO POSSIVEL, ORIENTANDO OS MESMOS A OBEDECEREM AS REGRAS IMPOSTAS PELO NOSSO MUNICÍPIO, SÓ QUE ESTÃO VINDO PESSOAS DE OUTRAS CIDADES LOCAREM SEUS QUADRICICLOS AQUI, SEM NENHUMA NORMAL E SEM NENHUMA INSTRUÇÃO DO QUE É PERMITIDO, PREJUDICANDO CONSEQUENTEMENTE OS PROPRIETÁRIOS MORADORES DA NOSSA CIDADE, É PRECISO QUE ALGUÉM TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, SENHORES VEREADORES É PRECISO QUE FAÇAM UM PROJETO A CÃMARA MUNICIPAL, ONDE DEÊM PODERES A ASSOCIAÇÃO DOS QUADRICICLOS DE NOSSA CIDADE, IMPEDINDO QUE FORASTEIROS QUE CHEGAM AQUI E BAGUNCEM O QUE É NOSSO.

    ResponderExcluir
  8. A covid volta com força. Em breve tudo vai fechar. Inclusive a cidade. E agora vai ter a festa de fim de ano??? Ou vao esperar metade da população gostosense pra entender que a pandemia não acabou

    ResponderExcluir
  9. CADA ELEIÇÃO TEM UMA REGRA, UMA HISTORIA BOA E DIFERENTE

    ResponderExcluir
  10. O Prefeito Renato vai querer que Azenate seja o novo Presidente da Câmara, agora será que o atual presidente não vai querer a reeleição?, como sabe a oposição tem tudo para definir o rumo da eleição do novo Presidente da Câmara Municipal, o bicho vai pegar.

    ResponderExcluir