sexta-feira, 24 de abril de 2020

Procuradoria do Meio Ambiente manda Idema apurar denúncia de crime ambiental em São Miguel do Gostoso com a abertura da lagoa do Cardeiro


Por Emanuel Neri
Mais cuidado com nosso meio ambiente, senhor prefeito.
Pela segunda vez em pouco mais de um mês, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, é obrigado a responder a sérias denúncias sobre crimes ambientais praticados no município, em sua gestão.
Desta vez, o motivo da denúncia foi a abertura de uma enorme vala, feita por trator da Prefeitura, para que a lagoa do Cardeiro escoasse para o mar. A água que saiu da lagoa para o mar levou com ela milhares de peixes e camarões, além de arrastar ninhos de tartaruga que estavam no entorno da lagoa.
No mês de março, o prefeito e o engenheiro da Prefeitura, Fernando Castro, foram alvos de investigação do Idema RN por terem aberto uma trilha, nas praias urbanas da cidade, para que carros tracionados, bugues e quadriciclos trafegassem por ali. O Idema autuou os responsáveis pela ação e mandou parar a obra.
Desta vez a denúncia é ainda mais séria. A procuradora do Patrimônio e da Defesa Ambiental do Rio Grande do Norte, Marjorie Madruga Alves Pinheiro,  abriu processo administrativo e pediu que o Idema, órgão ambiental do RN,  apurasse imediatamente aquilo que ela definiu como “crime ambiental”.
A Denuncia da procuradoria fez com que, ainda na manhã desta sexta (24/4), uma equipe do Idema viesse a São Miguel do Gostoso (foto) para fazer  vistoria na lagoa e verificar os danos ambientais causados com sua abertura para o mar. O Idema esteve no local acompanhado pelo engenheiro Fernando Castro.
Ao abrir o processo investigativo contra a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, a procuradora Marjorie Madruga atendeu denúncia feita por Ana Catarina da Nóbrega Simões, moradora da cidade. Catarina encaminhou denúncia junto com fotos de ninhos de tartaruga que foram destruídos pela abertura da lagoa.
A moradora de São Miguel do Gostoso também encaminhou à Procuradoria Ambiental fotos da lagoa quase sem água, com muitos trechos de lama, e  um vídeo em que um trator abria a vala para que as águas da lagoa escoassem para o mar. No vídeo, alguém fala que havia um “fiscal da Prefeitura” no local.
É grave a denúncia feita pela procuradora Marjorie Madruga contra à Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Além de dizer que a Prefeitura é reincidente, pois também abriu a lagoa com tratores no ano passado, ela também solicitou providência aos Ministérios Público Federal e ao MP do RN.
Neste caso, sendo seja confirmado crime ambiental na lagoa do Cardeiro, tanto o prefeito como outros funcionários municipais, responsáveis pela ação, poderão responder a processos dos Ministérios Público Federal e do MP Estadual. Dependendo da responsabilidade de cada um, poderá haver severas punições.
Comportas na lagoa
Este blog falou com várias autoridades ambientais do Rio Grande do Norte. Para eles, o que mais espanta é o fato de a Prefeitura não ter ainda adotado providências técnicas recomendadas, inclusive pelo próprio Idema, para controlar o aumento da água sem necessidade de abrir o canal da lagoa para o mar.
Esta solução técnica é uma espécie de comporta (ou dique) que regula a subida das águas. Caso as chuvas elevem muito, parte das comportas são abertas, fazendo que a lagoa baixe seu nível de águas sem necessidade de uma abertura total para o mar. Mas até agora a Prefeitura não se preocupou com isso.
Sem a construção das comportas – há ainda outro projeto de um arquiteto que têm negócios na cidade -, a Prefeitura desrespeita as orientações do Idema e manda seus tratores esvaziarem a lagoa, causando sérios estragos ambientais. O esvaziamento da lagoa também provoca lama com forte odor reclamado por moradores.
Além dos sérios problemas ambientais, o esvaziamento da lagoa do Cardeiro também faz com que a cidade perca um dos seus principais cartões postais e ponto de grande interesse turístico. Há projetos também para a construção de um parque no entorno da lagoa, melhorando ainda o aspecto urbano daquela área.
Mas o fato é que a Prefeitura local não se preocupa nem um pouco em fazer melhoramentos na lagoa do Cardeiro. Com isso, a cidade vê, todos os anos, aquela bela e exuberante lagoa, cravada em plena área urbana da cidade, virar um mar de lama, fétida, que envergonha turistas e moradores de São Miguel do Gostoso.

17 comentários:

  1. Excelente relato ! Preciso e consciente !
    É necessário que soluções objetivas sejam a resultante do esforço e empenho dos que desejam uma São Miguel desenvolvida e preservada .

    ResponderExcluir
  2. É preciso conscientização local para as cobranças...

    ResponderExcluir
  3. A lagoa do cardeiro é linda principalmente quando atinge um tamanho maior que o normal. Mas infelizmente o prefeito não tem noção do que seja preservação ambiental a ignorância desse cidadão que foi escolhido para administrar a cidade de São Miguel do Gostoso é fora do normal nunca vi tanta destruição em um lugar tão pequeno. Tenho certeza que os comerciantes da praia do cardeiro tem influência nessa abertura da barra. Mas é bom lembrar a todos que a lagoa sempre existiu e culpados são os humanos que construíram no ambiente da lagoa. Aqui é assim as pessoas tem um hábito de construir nas divisas, nos limites e não entendem que toda construção tem que respeitar os limites da construção civil. Infelizmente ainda teremos muitas besteiras.feitas por o atual prefeito por que não sabe nem nunca vai saber a importância da preservação do meio. O mais chocante é saber que pessoas que tem um certo conhecimento ainda teve coragem de votar nesse cidadão para prefeito da cidade. Lamentavelmente o senhor Renato ainda não teve aulas de português, ciências e cidadania. Precisaria voltar ao tempo pra ver se aprende alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Aqui está igual ao Governo Federal, nao pode fazer nada que os contras procuram destruir, quantos ministros foram demitidos no Governo do PT, e ninguém falava nada, agora se o atual governo demite nao se falam em outra coisa, pedem ate a cassação do candidato, deixem o cara governar, afinal foi eleito democraticamente pela maioria do povo e nao existe ninguém insubstituível.

    ResponderExcluir
  5. Dizer que o atual Prefeito é sem noção é uma verdade, e o culpado de tantas coisas erradas acontecerem somos nós que votamos e elegemos pessoas sem conhecimento nenhum de administrar um Município, Renato me dizes com quem tu andas que eu te direi quem tú és, isso mesmo, como os gestores mudam, parece mesmo que o poder sobe a cabeça dessas pessoas, e elas ficam cegas que não observam mais nada.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito preocupado porque depois de muito tempo sem sair de casa pela quarentena coloquei minha máscara e fui fazer minhas compras. Parabéns para o supermercado que fui pois todos funcionário tava com as máscaras. Mas depois fui comprar outra coisa nesse estabelecimento não vi nenhum funcionário servindo de máscara. Qual é a lei pra nossa cidade??? Várias cidades aqui do estado estão obrigando a toda população usar máscara sendo até crianças e já está confirmado que ajuda em 70 por cento para não contaminar os outros. Gostaria que esse prefeito que eu votei nele diga se ele acha que é bom ou não é toda população aqui usar. Boa sorte para o povo de Gostoso

    ResponderExcluir
  7. Tem que abrir a barra sim! Hoje a cidade cresceu e temos várias construções afetadas pela enchente da lagoa, mas isso ocorre desde quando Gostoso nem existia no mapa. Sempre a população se uniu para abrir a barra e escoar parte da água da lagoa, nivelando seu volume. Aos que criticam, deixo uma sugestão: vamos pegar todas as normas ambientais e aplicá-las integralmente na cidade, começando pela retirada de todas as construções situadas a menos de 50 metros da margem da lagoa, o que inclui todo o curso d´água que contribui com ela, que vem desde a praia do Maceió e também, em outro sentido, desde aquíferos localizados em Monte Alegre. E ai, topam?
    É muito fácil para o IDEMA chegar aqui e ficar apontando erros, mas quero ver sentar e buscar soluções que estejam em sintonia com a realidade local. A construção de um dique seria ótimo, mas de onde vem o dinheiro? Duvido que a Prefeitura tenha orçamento para isso... E enquanto se busca recurso para essa obra é justo que a população seja afetada com as enchentes unicamente para permitir as belas fotos da lagoa?
    Ninguém tem dúvidas de que é preciso preservar o meio ambiente, mas essa preservação jamais pode se colocar acima da vida humana, do contrário morreremos todos. O meio ambiente deve ser sustentável, sua preservação deve ser de acordo com as atividades humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O leitor acima tem razão em partes mas devo voltar ao passado:A lagoa do cardeiro sempre existiu porém foram os humanos que chegaram muito perto dela usaram o espaço que sempre foi dela e acham ruim quando ela resolve encher. Já está provado que a natureza é justa e por isso não devemos ir contra quando forem construir respeitem os limites do espaço não queiram disputar com a natureza por que vão sempre perder. A barra não deve ter a mão do homem pra ser rompida ela precisa fazer isso sozinha deixem que ela saberá o momento de ir pra o mar respeite esse momento não sejam tão ignorantes.

      Excluir
  8. Sou totalmente a favor do bloqueio total para que possamos freiar o vírus. O governo do Maranhão adotou essa medida acho que Fátima devia fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Nada contra o bloqueio eu até acho muito importante e desejo que continue existindo. Mas não acho correto que os alternativos tragam pessoas de fora que não moram aqui e entrem na cidade através do jeitinho brasileiro. Tem gente entrando pra visitar parentes passeando na cidade vamos aumentar a fiscalização vamos fechar a entrada pra pessoas que não moram aqui. Vamos colaborar com a prefeitura e com o governo do estado. É necessário que as pessoas que estão lá na entrada da cidade sejam mais eficientes e não permita que alternativos tragam estranhos pra dentro de Gostoso

    ResponderExcluir
  10. Comentei o nome de uma pessoa que pode ter transportado pessoa infectada, favor nao publicar.

    ResponderExcluir
  11. O prefeito fecha a cidade pra os nativos e abre pra os parques eólico que vieram de Fortaleza uma cidade que está com muitos casos de coronavírus.

    ResponderExcluir
  12. A lagoa sabe o momento de seguir não precisa do ser humano pra fazer isso. Guardem suas máquinas pois as mesmas devem ter outra função na nossa cidade. Deixa a lagoa do cardeiro em paz.

    ResponderExcluir
  13. Ruas de Gostoso não estão preparadas para receber chuvas .É uma cena que se repete há vários anos a rua das ostras a mais prejudicada em dias chuvosos vira uma lagoa. Moradores não aguentam o descaso e pedem ao secretário de obras que resolva o problema.

    ResponderExcluir
  14. Desse final de semana até hoje terça feira se observa muitas pessoas visitando a nossa cidade, inclusive a procura de Bugres ou quadriciclos para alugar, é preciso que as providências sejam tomadas, vários casos na nossa cidade vizinha de Touros, ou o trabalho é bem feito a o bicho vai pegar, outro motivo também é a quantidade de pessoas vindas de Natal a procura da Prefeitura Municipal, tudo isso deveria ser evitado, cidade pequena como a nossa é um perigo na contaminação.

    ResponderExcluir
  15. Verdade, muitas pessoas vêem de Natal direto pra Prefeitura, isso poderia ser evitado nesse momento.

    ResponderExcluir
  16. Esse trabalho na entrada da cidade é importante, agora nao funciona pra todos, pessoas de Touros e Natal teem livre acesso quando principalmente se dirigem a Prefeitura, e isso é uma grande falha das nossas autoridades, depois nao venha se lamentar, saúde em primeiro lugar, o resto se consegue depois, agora pra isso é preciso que as coisas funcionem, e nao fazer de conta que está tudo bem, o perigo está a nossa porta.

    ResponderExcluir