quarta-feira, 15 de abril de 2020

Gartota do Arizona é primeiro caso de Coronavirus em São Miguel do Gostoso, mas paciente teve alta e está bem. População deve evitar pânico e alarmismo



Por Emanuel Neri
Surgiu o primeiro caso de Coronavirus em São Miguel do Gostoso.
Uma garota residente no distrito do Arizona, no interior do município, testou positivo para o Covid-19. Mas a paciente já recebeu alta do hospital em que estava internada, com asma, e supostamente está curada do vírus, sem sintomas, e já voltou para a sua casa.
Apesar deste primeiro caso, não há motivo para pânico na população local.
A informação sobre este primeiro caso foi dada na manhã desta quarta (15/4) pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte e confirmada pela área de Saúde de São Miguel do Gostoso. Ainda não se sabe o local onde esta garota foi contaminada. Com asma, ela estava internada em um hospital de Natal.  
Por causa da crise de asma, o hospital fez o teste de Covid19, que demorou em torno de dez dias para sair o resultado. Neste período, a garota melhorou, recebeu alta e voltou para casa, no Arizona. Somente nesta quarta saiu o resultado positivo para Covid-19. Mas ela já não sente mais nenhum sintoma.
Por orientação das autoridades de saúde, tanto a garota como seus familiares estão em regime de isolamento domiciliar. É importante que isso ocorra para evitar a disseminação do vírus. Além dos familiares, pessoas que estiveram contato com a garota estão sendo acompanhados por agentes da saúde local.
É muito importante que a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no município não traga pânico para a população de São Miguel do Gostoso.
Tão logo se tomou conhecimento da notícia da garota do Arizona as redes sociais foram invadidas por notícias alarmantes. Uma pessoa residente no Arizona , chamada Karine, espalhou, pelo aplicativo Whatsapp, que toda a população do Arizona estava contaminada pelo vírus . Verdadeiro absurdo.
“O Arizona está todo infectado. Vamos todo mundo pra São Miguel pra ir prá Natal fazer exame”, dizia o áudio distribuído por esta pessoa que se identificou por Karine. “Vamos arrumando as malas, povo do Arizona”, completava. Não havia nenhuma base cientifica para este tipo de informação.
Além deste áudio irresponsável, outras mensagens igualmente levianas e alarmantes foram divulgadas nas redes sociais. Por causa disso, o prefeito Renato de Doquinha gravou vídeo pedindo calma à população e alertando para que todos permaneçam em suas casas, obedecendo o isolamento social.
No vídeo do prefeito, também participou a secretária de Saúde, Rose Canaã, que falou do caso da garota do Arizona e citou o isolamento de seus familiares e de outras pessoas que estiveram com a paciente. Mais tarde, em áudio, Rose condenou, duramente, mensagens irresponsáveis divulgadas hoje nas redes sociais.  
É muito importante que a população de São Miguel do Gostoso obedeçam as recomendações das autoridades locais, que seguem orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta crise é muito séria. Vejam, abaixo, quais são estas orientações, que toda a população deve seguir:
1)    Fique em casa, saindo apenas para atividades essenciais, como ir a supermercados ou farmácias.
2)    Se sair de casa, mesmo para supermercados e farmácias, use máscaras protetoras (foto acima) para evitar contágio com quem esteja doente.
3)    Evite aglomerações e encontros com pessoas fora do seu isolamento social.
4)    Se tiver que ir a estabelecimentos comerciais, obedeça a orientação de guardar distância de pelo menos um metro e meio de outras pessoas.
5)    Lave as mãos com água e sabão com frequência. Se estiver na rua, use álcool em gel para higienizar as mãos.
6)    Qualquer sintoma (febre, tosse, cansaço e falta de ar) procure imediatamente o posto de saúde local, onde há médicos por 24 horas.  

3 comentários:

  1. Acho muito importante que todos façam o que as autoridades de saúde estão pedindo. Precisamos ficar em casa. Estamos pedindo ao dono da casa loterica que no momento só tem um funcionário atendendo que providencie uma outra pessoa para tambem atender por que estamos tendo muita fila e aglomeração por que só tem uma pessoa trabalhando na loterica. Acho muito importante a vigilância sanitária atuar nas filas da loterica por que infelizmente tem pessoas que ainda não entenderam o problema. Essa doença não mata só idoso ela também pode se agravar em pessoas jovens e crianças.

    ResponderExcluir
  2. Eu sugiro ao prefeito da cidade e a senhora Rosi secretária de saúde que haja maior fiscalização na entrada da cidade
    Por que não existe uma fiscalização eficaz por isso que eu acho que vai continuar entrando gente com o vírus na cidade. Vi não está havendo vistoria nos ônibus da Cabral nem nos alternativos inclusive no que vem de Touros. Por que se não houver uma fiscalização mais intensa não teremos como controlar o vírus. Não podemos esquecer que a doença é letal e ninguém está livre de pegar. Então vamos fazer a nossa parte ficar em casa e pedir para o pessoal da vigilância sanitária aumente a fiscalização de forma mais severa só deixe entrar quem apresentar o comprovante de residência. Eu por exemplo estava na casa loterica quando chegou um casal de Argentino dizendo que estava na praia da PIPA e que morava aqui, que tinha ido pra praia da PIPA Passear. Essas coisas não podem acontecer. Só deve sair da cidade quem realmente for a negócios em outra cidade e de máscaras. Isso com certeza vai ajudar a não ter mais casos em Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável que uma pessoa que seja da área da saúde no caso uma técnica de enfermagem de Natal que foi afastada do trabalho por estar sendo considerada como caso suspeita de coronavírus em vez de ficar em casa vem pra Gostoso se hospedar na casa de amigos e ao chegar aqui recebe a informação de que testou positivo para o coronavírus deixando todos da casa onde ela se hospedou em estado de choque. Como é que a secretaria de saúde do estado diz que faz o monitoramento de um paciente e esse paciente viaja ? Eu sinceramente não acredito que esse monitoramento esteja aconteceno com eficácia. E digo que precisa ter uma fiscalização maior por parte dos profissionais da saúde tanto do estado como do município. Não entendo como é o serviço de fiscalização da entrada de pessoas na cidade de São Miguel do Gostoso. Não adianta fechar a cidade e haver brecha para alguns por uma questão de amizade. Todos os trabalhadores aqui fecharam seus comércios para ajudar o prefeito a não ter problemas com essa doença mas me parece que as portas da cidade estão abertas para quem quiser entrar e trazer o vírus. Já está na hora das autoridades locais proibirem essa circulação de pessoas aqui. E só deixar entrar quem realmente mora aqui.

    ResponderExcluir