segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Festas de final de final de ano em São Miguel do Gostoso foram tranquilas e segurança funcionou bem. Apenas pequenas ocorrrêncais policiais


Por Emanuel Neri
Foi um dos finais de ano com a segurança mais tranquila em segurança São Miguel do Gostoso.
Apesar da presença de aproximadamente 5 mil turistas na cidade, segundo dados da Polícia Militar, tudo transcorreu normalmente, sem nenhuma ocorrência grave. Foram registrados apenas dois furtos de celulares, além de quatro ocorrências envolvendo motos barulhentas e abusos de paredões de som.
Em mais de uma semana das festas de réveillon, iniciadas no dia 26 de dezembro e só encerradas neste domingo, dia 5 de janeiro, um efetivo de 164 homens da Polícia Militar, em revezamento (foto), garantiu a segurança da população e dos milhares de  turistas presente nestes dias a São Miguel do Gostoso.
Além do efetivo da PM, que incluía homens e viaturas da CPRE, a polícia de trânsito do Estado, também havia membros do Corpo de Bombeiros e uma delegacia especial da Polícia Civil, com 4 agentes e um delegado, que foi montada no Centro de Cultura da cidade. Havia ainda viatura móvel da Civil.
Todos colaboraram para que as festas de réveillon de São Miguel do Gostoso funcionassem com absoluta segurança. Valeu muito o esforço do governo do RN, que disponibilizou mais homens e viaturas para a cidade, bem como da Prefeitura, com pagamento de diárias operacionais, e do reforço policial do evento do Réveillon do Gostoso.
O esquema de segurança foi montado e comandado pelos sargentos Assis e Bosco, que comandam a PM de São Miguel do Gostoso. Todo o planejamento da organização da presença de reforço policial passou por eles. E isso incluiu até mesmo a presença da policia de trânsito e da estrutura do Réveillon do Gostoso.
Também havia na cidade homens do Corpo de Bombeiros, especialmente nas áreas das festas do Réveillon do Gostoso, como na praia do Tourinhos, onde foi realizado o Pé na Areia, e na arena montada na estrada que dá aceso à praia do Reduto, onde houve festas noturnas, do dia 26 a 31 de dezembro.
Problemas sérios no trânsito
Apesar do ótimo esquema de segurança, houve falhas graves na organização do trânsito da cidade. Mas este é um problema recorrente, que cabe à Prefeitura resolver. E não resolveu, como sempre. Houve graves problemas no trânsito da cidade, gerando muitas reclamações de moradores e turistas.
Nos dias de maior movimentação, Prefeitura e PM montaram um pequeno desvio do trânsito. Isso aconteceu para o tráfego em direção à entrada da cidade, com desvio a partir do entroncamento da avenida dos Arrecifes com a rua dos Dourados.
A partir dali, o trânsito seguia por vias laterais e voltava à avenida dos Arrecifes na altura do supermercado Vital, seguindo em direção à entrada da cidade. Mas isso só funcionou no período noturno. Durante o dia, o trânsito nestes trechos de rua era um verdadeiro caos, com congestionamento figantes.
No sentido dos carros que entravam na cidade, o trânsito passou a ser de mão única entre o Supermercado Vital e o cruzamento da Arrecifes com Dourados. Mas em outros pontos da cidade, principalmente no bairro do Maceió, houve enormes congestionamentos de trânsito. Isso é muito ruim para o nosso turismo.
Outro esquema que funcionou bem foi o fechamento da rua da Xepa, entre a Arrecifes e a praia, nos dias do réveillon. Mas nos dias seguintes este esquema não funcionou bem. Em algumas noites, havia carros e motos circulando e travando a rua da Xepa. Também houve transtornos na altura da Xepa com Arrecifes.
Um dos mais sérios problemas com o caos do trânsito local ocorreu no domingo (5/1), na praia do Tourinhos. A Prefeitura organizou ali um campeonato de futebol, mas não organizou o fluxo de ônibus e carros no local.  Resultado: para quem passava pelo Tourinhos em direção a outras praias ficou bloqueado por quase uma hora no caótico trânsito de Tourinhos.
O problema do trânsito em São Miguel do Gostoso necessita de um cuidado mais especial da Prefeitura. A cidade cresceu, aumentou o número de turistas, mas a Prefeitura continua fechando os olhos para este sério problema. Ninguém gosta de ficar horas parado no trânsito caótico local.
Excluindo o trânsito, funcionou muito bem a segurança de São Miguel do Gostoso. A partir deste final de semana, começou a Operação Verão do governo estadual, com o reforço de mais seis policias e duas viaturas por dia. Também haverá reforço da policia de trânsito para evitar carros nas praias locais.
Pontos mais que positivos para a organização do esquema de segurança de São Miguel do Gostoso durante as festas de final do ano.

13 comentários:

  1. Muito bom o esquema de segurança. Graças a Deus tudo bem tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo entender por que o trânsito não tem solução se temos uma rua paralela que é a rua das ostras que pode desafogar a Av. Dos arrecifes. Essa mudança é muito importante para melhorar o fluxo de veículos. Qualquer especialista em transito faria essa mudança.o problema é falta de inteligência dos responsáveis pelo trânsito em Gostoso. Seria de fundamental importância que a AEgostoso junto a secretaria de meio ambiente e desenvolvimento urbano resolvessem essa situação mas na minha opinião Essa gestão da AEGOSTOSO foi a mais desinteressada que já vi .por que não fazem nada. Estão pouco interessados nos problemas de Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a equipe responsável pela feira livre. Excelente lugar para permanecer. Lá não tem problemas em atrapalhar o trânsito e as garagens das residências.

    ResponderExcluir
  4. Há vários dias está havendo uma oscilação de energia elétrica em São Miguel do Gostoso. Isso ocorre sempre nesse período de alta estação e não vejo a cosern fazer absolutamente nada pra melhorar o problema. Gostaria de saber se as autoridades locais já solicitaram a cosern uma avaliação na rede de energia para verificar o que realmente está acontecendo. Por que várias vezes ficamos sem poder ligar nossos aparelhos domésticos e elétricos eletrônicos por que está em meia fase. Inclusive o ar condicionado nem sempre podemos ligar .acredito que seja preciso os pousadeiros, os comerciantes em geral e a própria prefeitura pedir um parecer da empresa responsável para que a população não seja prejudicada .

    ResponderExcluir
  5. Construir postos de saúde é uma coisa, outra é equipar e funcionar

    ResponderExcluir
  6. Muito bem passaram -se as festas tudo tranquilo em nossa cidade, agora querem tirar as barracas do Tourinho, e proibir o aluguel de quadriciclos, dessa vez se isso acontecer vai tudo de água abaixo, pergunto as nossas autoridades o que é que nós temos aqui durante o dia para atender aos nossos visitantes?, a nao ser o aluguel de quadriciclos e as barracas do Tourinho,segundo comentários em nossa cidade houve uma reunião e quem ditou as regras foram os proprietários das jardineiras, os mesmo querendo que os quadriciclos parem de funcionarem, pessoal os motoristas das jardineiras nem mesmo carteiras de motoristas teem, como é que querem proibir dos quadriciclos transitarem nas ruas, se nao há outros meios, a beira mar ano temos postos de gasolina, oficinas, lava jato etc, é preciso que as nossas autoridades tomem as devidas providências, isso sem causar prejuízo a tantas famílias que procuram trabalharem com honestidade, e nao darem ouvidos a minoria de pessoas que chegaram aqui é hoje querem simplesmente deitarem as regras em nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os quadriciclo tem causado muitos acidentes as pessoas que alugam só pensam no lucro mas não fazem nada pra melhorar o atendimento já vi várias vezes pessoas fazendo bagunça na orla da praia. Quanto às barracas do Tourinhos ali tá uma sujeira total. Estão tirando a beleza da praia com as barracas e muito lixo. Poderia melhorar colocando menos barraca. Mas tem um bando de vendedor ambulante deixando o lixo na praia. O turismo precisa caminhar porém com regras para não ter problemas.

      Excluir
  7. Falou e disse a verdade.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se os responsáveis pela cidade ainda não viram o que está acontecendo no bar bambureca. Ali o proprietário tomou conta do calcadao que foi feito para as pessoas caminharem e colocou muitas coisas pra impedir a circulação de pessoas. Não entendo como pode ser permitido uma coisa dessas . A prefeitura precisa olhar pra essa situação.

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo acima, que falta de sabedoria essa sua, os nossos visitantes agradecem e elogiam os aluguéis dos quadriciclos, já que aqui em nossa cidade nao temos nada que possa oferecer a eles durante o dia, se aconteceu algum acidente foi aqui no meio da rua como acontece com qualquer tipo de veículo ou motos, sobre as barracas do Tourinho, se acontecer de tirarem as barracas é dessa vez que o Turismo do nosso Município se acaba, agora sobre a limpeza, ela tem que ser feita, ou o poder Público faz ou os Proprietários das barracas.

    ResponderExcluir
  10. O calcadao foi feito para passagem de pedestres mas algumas pessoas não entenderam isso .fazem da calçada seus restaurantes. Pergunto: Onde está as autoridades locais que não viram isso? Vcs vão deixar a cidade ser uma cidade sem lei?

    ResponderExcluir
  11. As terras valorizaram muito bem até a instalação de energia eólica. Porque os preços caíram tanto?

    ResponderExcluir
  12. Já está na hora de voltar às blitz na cidade temos muitos motoristas sem carteira de habilitação fazendo alternativo para Touros. Também muitos moto táxi sem habilitação.

    ResponderExcluir