sábado, 8 de fevereiro de 2020

Prefeitura de São Miguel do Gostoso melhora o trânsito, mas ainda há problemas, como abuso de som, motos em alta velocidade e veiculos nas praias


Por Emanuel Neri
Pontos positivos para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso por ter, finalmente, resolvido parte do inferno do trânsito urbanos em que esta cidade estava mergulhada.
E a cidade já está com seu tráfego de veículos mais civilizado, principalmente nos finais de semana. Uma das mudanças está ocorrendo com a mão única implantada na avenida dos Arrecifes, a partir do cruzamento com a avenida dos Dourados. O trânsito está ali esta fluindo muito melhor do que antes.
Desde meados de janeiro, quem vai pela Arrecifes em direção à saída da cidade (rumo RN-221 e BR-101) tem que desviar no cruzamento com a Dourados. Ali o trânsito segue pela rua Lírios do Mar (da Escola Olímpía Teixeira) para voltar à Arrecifes na rua que sai diante do Supermercado Vital.
Outras mudanças foram feitas para acompanhar o novo desenho do trânsito na cidade. Às noites está proibido o acesso à rua da Xepa, onde estão os principais restaurantes da cidade. Só passa ali quem mora na praia da Xepa ou tem estabelecimentos comerciais no local. Uma ótima mudança para a Xepa.
Outra alteração foi a mudança da feira. Para que houvesse a alteração no fluxo do trânsito foi preciso que a feira, realizadas às segundas-feiras, mudasse de local. Saiu da rua do Olímpia Teixeira e foi para outra rua, mais ampla, próximo ao ginásio de esportes. Foi outra mudança muito positiva.
O novo modelo do trânsito se deve muito ao trabalho da nova secretária de Meio Ambiente e Obras, Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala. Nenê tomou a frente destas mudanças e conseguiu êxito. Próximo à Xepa, ruas estão com cones e sinalizadores para que veículos não estacionem na Arrecifes.
Muito positivas estas mudanças. Pontos para o prefeito e para a secretária Nenê de Lala.
Mas ainda há muita coisa a ser feita para que São Miguel do Gostoso seja, de fato, uma cidade com ares de civilidade. E um destes problemas, muito sério, é o descontrole sobre velocidade de motos (foto acima) que, com canos de escape adulterados, continuam incomodando enormemente os moradores da cidade.
O problema de som alto de paredões de som também tem incomodado muito. Em alguns pontos da cidade, como a praia da Xepa, de madrugada, e no bairro do Maceió, continua um caso sério. Ali ninguém respeita ninguém. Paredões de som funcionam em alto volume e ninguém consegue dormir, conversar ou ver TV.
Há mais problemas. O trânsito na praia, especialmente de quadriciclos, continua sem controle, pondo em risco a vida de banhistas e causando sérios problemas à fauna e flora, em especial ao ninhos de tartarugas que existem na orla da cidade. Veículos passam sobre estes ninhos, destroçando-os.
Também falta  maior cuidado da Prefeitura com o respeito às calcadas e ruas. Alguns bares instalam suas tendas com cadeiras no meio da rua, num flagrante desrespeito aos pedestres que passam por ali. A Prefeitura não tem feito nada para controlar a bagunça dos bares no meio de calçadas e das ruas da cidade.
Outro problema que precisa ser enfrentado com urgência é a falta de uma legislação que proíba que se jogue destroços de construções no meio da rua. Se a Prefeitura não recolhe, o entulho fica nas ruas atrapalhando a passagem de pedestres e de veículos. A Câmara tem que criar leis para controlar isso.
Cabe aos responsáveis pelas construções e reformas a remoção dos entulhos. Mas há que ter uma legislação determinando esta obrigação. Há informações de que vereadores temem perder votos caso esta lei seja aprovada. Falta também pulso da Prefeitura para enfrentar este situação de frente.
Como vocês percebem, São Miguel do Gostoso melhorou em uns pontos, mas continua com seríssimos problemas em outros. Espera-se que, em 2020, ano eleitoral, estes transtornos possam ser sanados. Não dá para imaginar uma cidade turística, como São Miguel do Gostoso, com toda esta incivilidade nas suas ruas.
Ao atual prefeito, que quer se reeleger este ano, resta atacar estes outros problemas, se quiser continuar no cargo que ocupa hoje. É responsabilidade também de outros candidatos a prefeito abraçarem estas propostas, prometendo adotá-las caso sejam eleitos.
A população de são Miguel do Gostoso, como de resto de todo o Brasil, está mais exigente, mais crítica, e não vai permitir que estes muitos exemplos de descasos, enumerados acima, que são de responsabilidade da gestão municipal, continuem a existir na nossa cidade.

5 comentários:

  1. Trânsito na orla da praia é um grande problema acho que a prefeitura já devia ter resolvido.

    ResponderExcluir
  2. Além dos motoqueiros saírem pelas ruas com os canos das motos adulterados muitos não tem habilitação e andam em alta velocidade causando acidentes.

    ResponderExcluir
  3. Se existe uma lei municipal que proíbe o trânsito na orla. Por que não usam a lei para manter a ordem ? Atenção prefeitura coloquem fiscais na orla da praia para que o pior não aconteca

    ResponderExcluir
  4. Estranho, não vi neste blog comunista nenhuma informação sobre a visita de Dilma coração valente ao estado do Rio Grande do Norte...
    O que houve?

    ResponderExcluir
  5. Prefeitura mais uma vez vai fazer uma festa de carnaval até o dia clarear. Infelizmente o prefeito não tem nenhum respeito pelo povo que precisa dormir. Lembro que as festas de carnaval nas gestão passadas era até 00:2 hs da manhã. Isso seria muito bom que acontecese novamente por que seria menos trabalho para a polícia e para os profissionais da saúde que nesse período trabalham muito pois existe o exagero na bebida alcoólica e muitas coisas acontecem .

    ResponderExcluir