terça-feira, 17 de dezembro de 2019

"Latitude 5", livro conta a trajetória de Leonardo Godoy, pioneiro do turismo de São Miguel do Gostoso, e resgata histórias curiosas da cidade


Por Emanuel Neri
Algumas destas histórias talvez você já conheça. 
Mas, muitas das outras histórias, contadas nas páginas de “Latitude 5”, você vai ficar sabendo ao ler este livro, que será lançado nesta próxima sexta (20/12), as 19h, no Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), São Miguel do Gostoso.  
“Latitude 5”, escrito pelo autor deste blog, é um livro que resgata a história de Leonardo Godoy, pioneiro do turismo de São Miguel do Gostoso. No início dos anos 90, quando a cidade ainda não frequentava os roteiros turísticos do país, Leonardo teve a ousadia de investir na descoberta do turismo local. Foi um sonho com o futuro.
Leonardo abriu a Pousada do Gostoso, na praia do Santo Cristo, primeiro estabelecimento hoteleiro da cidade, e o restaurante Latitude 5, que trouxe gastronomia de primeira qualidade para São Miguel do Gostoso. O restaurante criado por Leonardo acabou por dar o nome a este livro (foto acima).

Navegador experiente, Leonardo usou Latitude 5 para batizar seu restaurante. Latitude 5 é uma referência exata à coordenada geográfica de São Miguel do Gostoso. Quanto mais próximo da linha do Equador, que passa no Norte do país, mais baixa é a latitude. Na linha do Equador a latitude é zero.
Tanto a Pousada do Gostoso como o Latitude 5 fizeram história em São Miguel do Gostoso. Durante muitos anos, Latitude 5 recebeu estrelas do Guia 4 Rodas, maior referência em gastronomia do país. Mais do que isso, serviu de escola para que muita gente na cidade aprendesse a cozinhar com qualidade.
Pode-se dizer que Leonardo foi a primeira pessoa a direcionar seu olhar para uma beira de praia, na época totalmente desconhecida, e enxergou potencial turístico no seu futuro. Hoje São Miguel do Gostoso conta com mais de 100 pousadas, igual número de restaurantes, e é um importante polo turístico.
Mas “Latitude 5” tem muito mais do que isso. Embora não seja um livro biográfico, o livro tem em Leonardo uma espécie de fio condutor para contar histórias de descoberta de São Miguel do Gostoso por muita gente, tanto moradores nativos, como pessoas que escolheram esta cidade para morar.  
Entre muitas histórias, “Latitude 5” fala de personagens criados por Leonardo na rádio FM Gostoso, que dirigia. São personagens instigantes e engraçados que despertavam curiosidades e alimentavam sonhos de muitos moradores de São Miguel do Gostoso. Pelas ondas do rádio, passava a criatividade de Leonardo.
Depois da emancipação da cidade, Leonardo ajudou, junto com a gestão municipal e com a comunidade que estava nascendo, emancipada de Touros, na urbanização e na escolha de nomes que passaram a identificar as ruas de São Miguel do Gostoso, todas elas com denominações que fazem referências ao mar.
Na São Miguel do Gostoso da época da descoberta de Leonardo viveram muitos outros personagens que enriquecem a história local. Entre estes estava  Júlia Porrada, uma impressionante mulher que rompeu com um marido valentão para viver intensamente sua vida, cheia de curiosos acontecimentos.
A capa de "Latitude 5" é ilustrada por foto, feita com drone, por Rennan Castro, ótimo fotógrafo de São Miguel do Gostoso.
 “Latitude 5” é o segundo livro do jornalista autor deste blog. Há três anos, ele lançou “Cabeças do Vento”, também recheado de histórias de São Miguel do Gostoso. Os dois livros tem como objetivo resgatar histórias da cidade e de seus moradores. E também de pessoas, como Leonardo, que enriquecem estas histórias sobre São Miguel do Gostoso.
Leia “Latitude 5”, e se delicie com as saborosas histórias da nossa cidade.

5 comentários:

  1. Leonardo é pioneiro na história de nossa cidade, no que se diz a respeito a divulgação, foi por aí que São Miguel do Gostoso tornou-se conhecida, e hoje é uma das cidades que mais tem crescido, tudo isso graças a pessoas que tem o maior patriotismo com nossa terra, primeiro veio um Munícipio criado por muitas mãos, e consequentemente pessoas como o citado Leonardo Godoy, Emanuel Neri e tantos outros como eu que fiz parte dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Pena que os empreendedores não respeitam alguns nativos por que já ouvir muitas vezes esses donos de pousadas e restaurantes que chegam aqui abrem seus empreendimentos e muitos falam mal do povo de Gostoso dizem que são preguiçosos mal educados acho tudo isso uma falta de respeito com o nosso povo. Aqui é nossa terra que pertenceu aos nossos bisavós , avós e a nossos pais aí vem gente escapar por aqui e ainda falam mal dos nativos. Nós nativos não temos que se acostumar com quem chega ao contrário quem chega que se adapte a nossa cultura e costumes.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Emanuel, pelo livro que contará a origem turística de Gostoso. Certamente será uma leitura agradável e um empolgante passeio por belas paisagens, encontros com personagens interessantes e aromas deliciosos dos mais diversos sabores. O seu "Cabeças do vento" continua me fazendo companhia
    na estante da literatura do RN.
    Um abraço! J. Edson.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo livro e sucesso no lançamento. Infelizmente não estarei em Gostoso para ir, mas se houver lançamento em Natal, com certeza estarei lá para comprar minha cópia autografada. Felicidades a todos, boas festas de fim de ano!

    ResponderExcluir
  5. Progresso não só traz coisas boas infelizmente.

    ResponderExcluir