sábado, 30 de novembro de 2019

Miguel Teixeira acena para que Tiquinho seja seu candidato a vice. Cenários para prefeito de São Miguel do Gostoso na eleição de 2020 começam a se definir


Por Emanuel Neri
Querem uma novidade da campanha para prefeito de São Miguel do Gostoso no próximo ano?
O ex-prefeito Miguel Teixeira, que deve tentar mais um mandato para dirigir o município, está fazendo acenos ao também concorrente Francisco dos Anjos, o Tiquinho (na foto, à direita), também pré-candidato à eleição. Na estratégia de Miguel, Tiquinho poderia ser seu candidato a vice, fortalecendo sua candidatura para 2020.
Derrotado na última eleição, em 2016, pelo atual prefeito Renato de Doquinha, Miguel deve contar com o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) na disputa do próximo ano. Com isso, sua candidatura ganha musculatura política. Mas será mais forte, sem dúvidas, se tiver Tiquinho como vice.
Embora tenha seu nome como pré-candidato para 2020, Miguel não sabe ainda se poderá concorrer à eleição. Isso vai depender de processo judicial contra sua última administração, na qual sofreu revezes em julgamento judiial de primeira instância. Se voltar a perder em segunda instância, ele se tornará inelegível para 2020.
Se isso acontecer, segundo pessoas com que este blog conversou, Miguel lançará o nome de sua mulher, Elba, para concorrer em seu lugar. Especialmente neste cenário, nada melhor do que ter um nome forte, como o de Tiquinho, para compor a chapa. Embora jovem, Tiquinho tem razoável peso eleitoral.
Atuante na área de assistência social das últimas administrações municipais – a de Fátima Dantas, encerrada em 2015, e na de Renato de Doquinha, quando foi demitido por admitir, há alguns meses, ser candidato a prefeito, Tiquinho diz que não abre mão, sob nenhuma hipótese, de sua candidatura na próxima eleição.
Mas os cenários políticos mudam rapidamente, de acordo com estratégias e interesses dos candidatos. Embora Tiquinho jure que não abre mão de sua campanha, há quem acredite, entre os aliados de Miguel, que talvez, mais adiante, ele se alie ao ex-prefeito, garantindo o apoio a propostas de sua campanha, além do cargo de vice.
Tiquinho usa como estratégia o fato de ser o “nome novo” na política local. Jovem, com certa habilidade política e articulado em alguns setores da comundiade, ele diz que “jamais” abrirá mão de ser “cabeça de chapa” na próxima eleição. Se aceitasse ser vice, analisa, haveria desgaste em seu próprio grupo.
Neste caso, é dar tempo ao tempo para ver o que acontece até a definição das chapas, especialmente a de Miguel Teixeira.
Mas o fato é que a candidatura de Miguel (ou de Elba), tendo Tiquinho como aliado (seja como vice ou até, mais difícil, na cabeça da chapa), torna-se uma alternativa bastante viável, principalmente com o apoio da governadora Fátima, a quem apoiou, ao contrário de Renato, na última eleição para o governo.
Mas o atual prefeito tem peso político, embora tenha uma eleição dura pela frente. Renato conta com o apoio de cinco dos quatro vereadores da atual formação da Câmara Municipal – Miguel é aliado dos outros quatro.
Para se eleger prefeito em 2016, Renato teve o apoio do ex-prefeito João Wilson, que foi fundamental para sua vitória. Sem isso, dificilmente teria sido eleito. A dúvida é saber de que lado fica João Wilson na próxima campanha. Rompido com Miguel, pode apoiar Renato, fortalecendo o nome do atual prefeito.
Se isso ocorrer, haverá uma polarização entre as correntes políticas de Miguel Teixeira e de Renato de Doquinha. João Wilson não sinalizou ainda se vai manter seu apoio ao prefeito. Importante lembrar que sua mulher, Fátima Dantas, ex-prefeita, tem bom relacionamento político com Tiquinho, que foi seu secretário.
Outro nome no páreo é o de Jubenick Pereira, que tenta viabilizar seu nome para a Prefeitura. Jubenick foi vereador pelo PT, mas na última eleição não conseguiu se reeleger. Hoje trocou de partido, está no Solidariedade, mas ainda não demonstrou força suficiente para a disputa do cargo de prefeito na eleição de 2020.
Então, é isso. Miguel acena para que Tiquinho seja seu vice, que jura manter sua candidatura na “cabeça da chapa”. Renato, por ser o atual prefeito e ter o controle da máquina pública, tem peso eleitoral que não pode ser desprezado. Tiquinho e Jubenick correm por fora, tentando se viabilizarem.
Mas o resultado da eleição, ainda incerto, vai depender muito dos acertos políticos que serão feitos nos próximos meses.

13 comentários:

  1. Kkkkk durante toda campanha de Renato todos ficaram sabendo que João Wilson não estava por trás da campanha de Renato. Agora sim ficou bem claro que ele sempre esteve. Eu particularmente já sabia mas muitas pessoas votaram em Renato sem saber que João Wilson estava por trás da campanha.

    ResponderExcluir
  2. Vou votar em quem minha governadora apoiar. Miguel Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Tem um rapaz chamado Lucas q trabalha de motorista também vai ser candidato a prefeito, muito boa pessoa

    ResponderExcluir
  4. Esse cidadão tiquinho sempre estar do lado dos poderosos. O povo não se engane.

    ResponderExcluir
  5. Essa campanha terá dois nomes: Miguel e Tiquinho. O resto é faz de conta.

    ResponderExcluir
  6. Um verdadeiro absurdo nas obras de água da adultora. Após o término dos serviços a equipe que está trabalhando deixa muitos buracos em ruas de Gostoso. Uma verdadeira bagunça no calçamemto das ruas e pior que a prefeitura não manda fechar os buracos. A rua das ostras e a avenida principal está péssima para trafegar. É necessário que haja maior fiscalização nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Falou-se tanto na questao do transito em nossa cidade, mas até agora não se observa nada de novidades, chegaram em nossa cidade uma grande quantidade de quadriciclos, proprietarios que ate hoje ninguém sabe quem é, tirando o aluguel dos pequenos proprietarios moradores da nossa cidade, e aí senhora secretária de Turismo, faça alguma coisa que favoreça nós que somos pequenos proprietarios, os de fora vêem e tomam conta de tudo, causando assim um enorme prejuízo aos filhos da terra

    ResponderExcluir
  8. O que falta em nossa cidade é autoridades que saibam trabalhar em prol da população de nosso Município, não perseguindo nenhum eleitor, porque o dinheiro é Publico e que seja usado sem restrições, mas aqui tem sido diferente, digo a começar pelo ex Prefeito Miguel, e agora com o atual Renato de Doquinha, pois nos Governos do Ex Prefeito João Wilson e de sua esposa Fátima se trabalharam sem perseguições políticas e que atendiam toda a nossa população sem nenhuma restrição.

    ResponderExcluir
  9. Só precisa ver o partido do Tiquinho para ter certeza que João Wilson está por trás da campanha dele MDB partido que pertence ao grupo de João Wilson. Ao contrário do que Tiquinho está dizendo que ele está nessa campanha só com Deus todos nós sabemos que João Wilson e grupo está com Tiquinho. Por favor não sejam enganados outro vez

    ResponderExcluir
  10. Acho que o anônimo acima tem alguma coisa contra o ex Prefeito João Wilson,e vejam que foi ele quem mais trabalhou por nosso Município, e ainda até hoje 70% do que temos foi ele que fez, se ele tivesse pretensões políticas seria um forte candidato

    ResponderExcluir
  11. Podemos praticamente dizer que quase tudo que temos na nossa cidade foi o ex Prefeito João Wilson que fez, restou aos outros cuidarem do patrimônio público deixado pelo ex Prefeito, coisa que não tem acontecidos, como sabemos depois dele passaram mais três Prefeitos dizendo com o atual, é normal encontrar pessoas que não tem conhecimento da política local do nosso Município.

    ResponderExcluir