quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta sexta (8/11) com ótimos filmes; Bacurau, maior atração, não pode ser visto por menores de 16 anos


Por Emanuel Neri
Se você não viu ainda Bacurau, a Mostra de Cinema de Gostoso vai te dar a grande oportunidade de ver um dos principais filmes brasileiros lançados este ano. Bacurau ganhou inúmeros prêmios internacionais e já foi visto, só no Brasil, por cerca de um milhão de pessoas.O filme também estreou em vários outros países, sempre com muito sucesso.
A Mostra de Cinema de Gostoso começa nesta sexta (8/11), às 19h, na praia do Maceió, São Miguel do Gostoso, e vai ate a próxima terça, dia 12. Bacurau (foto acima)  será exibido às 23h do sábado (9/11), com a presença de um dos seus diretores, Juliano Dornelles, além de atores do filme. Mas há restrições em relação à exibição de Bacurau ao ar livre.
É que o filme só é permitido para maiores de 16 anos. Por isso mesmo, a direção da Mostra decidiu que sua exibição será às 23h, sem presença de crianças e jovens com idade abaixo desta faixa etária. Mesmo assim, a Mostra promete montar uma espécie de “arrastão” para a retirada de crianças e menores da arena da praia do Maceió.
Esta semana, a juíza Lydiane Maria Lucena Maia, da Comarca de Touros, que abrange São Miguel do Gostoso, baixou portaria com uma série de medidas de proteção a menores, como restrição ao consumo de bebida alcoólica e direção de veículos. Pediu que a Mostra de Cinema observe a classificação etária de Bacurau (16 anos).
É importante que os pais obedeçam esta determinação, da juíza e da Mostra de Cinema, de retirar seus filhos da arena da praia do Maceió, às 23h, antes do início da exibição de Bacurau. Premiado no Festival de Cannes (França), um dos maiores festivais de cinema do mundo, Bacurau contém cenas de violência.
Por este motivo, Bacurau não pode, de forma alguma, ser visto por menores de 16 anos. Outras medidas também foram adotadas pela direção da Mostra para evitar a presença de jovens abaixo dos 16 anos. Uma delas foi um pedido ao Conselho Tutelar local para que ajude no controle da presença de menores no filme.
Mas a Mostra de Cinema de Gostoso não é só Bacurau. Além da mostra Competitiva, na Praia do Maceió, onde também passam os chamados filmes das chamadas Sessões Especiais, como Bacurau, e A Noite Amarela, que passa na terça à noite, haverá também exibição de muitos outros filmes durante a Mostra.
A Mostra Infantil, no Centro de Cultura, a partir desta sexta, sempre às 8h, reunira crianças de escolas públicas de São Miguel do Gostoso. À tarde, também no Centro de Cultura, passa a Mostra Panorama, com filmes de classificação etária acima de 10 anos. Estes filmes passam a partir das 15h.
Mas uma das grandes atrações da Mostra são os filmes do Coletivo Nós do Audiovisual, formado por jovens cineastas de São Miguel do Gostoso. O primeiro filme deste coletivo, na sexta à noite, é “Julia Porrada”, cuja história original está no livro “Latitude-5”, do autor deste blog, que será lançado em dezembro.
Outros três filmes fazer parte da Mostra Nós do Audiovisual. No sábado, passa “Labirinteiras”, de Renato Alves, enquanto no domingo será exibido “Carta Branca”, de Rubens dos Anjos. Na segunda, também à noite, será exibido “Ando me Perguntando”, dirigido por Clara Leal.
Este ano haverá prêmio especial em dinheiro para os participantes da Mostra Nós do Audiovisual.
O Nós do Audiovisual tem sido um dos pontos altos da Mostra de Cinema de Gostoso. Vários filmes produzidos por jovens locais já foram premiados em festivais de curtas metragens em vários partes do pais e no exterior. Recentemente, “O Grande Amor de um Lobo”, de Andriandersn Barbosa, foi premiado em Los Angeles (EUA).
Filmes imperdíveis
Mas há muitas outras grandes atrações na Mostra de Cinema deste ano. Um filme imperdível é “Pacarrete”, que passa nesta sexta à noite, na praia do Maceió. “Pacarrete” ganhou sete prêmios no Festival de Gramado deste ano, entre eles o de melhor atriz, para Marcélia Cataxo, que estará na cidade.
O diretor de “Pacarrete”, Allan Deberton, também estará presente a São Miguel do Gostoso. Outro grande filme presente à Mostra será “Casa”, de Letícia Simões, que passar domingo à noite. Atenção também para os filmes “Sete Anos em Maio”, e “Vermelha”, ambos no domingo à noite, na praia do Maceió.
Na segunda à noite, na Praia do Maceió, passa “Fendas”, filme produzido no Rio Grande do Norte e dirigido por Carlos Fernandes. Importante: a partir do sábado, às 10h, haverá debates, na Pousada dos Ponteiros, na praia do Maceió, com diretores, produtores e atores dos filmes que passaram no dia anterior.  
A Mostra de Cinema de Gostoso é o maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso e um dos maiores do Rio Grande do Norte. Sua realização, todos os anos, sempre em novembro, atrai milhares de pessoas à cidade. Este público vem não só de Natal, como de muitas outras cidades do Nordeste e de outras partes do país.

14 comentários:

  1. Foi horrível no primeiro dia algumas pessoas pedindo Lula livre.

    ResponderExcluir
  2. Também achei, não tinha nada a ver com o momento, vi muitas pessoas criticarem o porque daquelas pessoas se referirem a soltura do ex. presidente.

    ResponderExcluir
  3. A Mostra de Cinema do Gostoso é muito linda. Um evento cultural de enorme relevância para a cidade e para o meio. Que se repita por muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
  4. Péssimos é elogio! São pessoas fora da realidade, que vivem nas tetas do governo. Enquanto vc paga imposto, os caras ficam à toa produzindo esse tanto de filmes inúteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São filmes que fazem refletir. Talvez algumas pessoas não estejam preparadas para refletir e não entendam a mensagem. Felizmente muitos entendem. Não é a toa que as areais estavam lotadas. Eu não vivo nas tetas do governo e adoro a experiência de ir ver a Mostra. É um evento que, no Brasil, só se encontra no Sul/Sudeste, mas sem o nosso sotaque, como nos filmes produzidos em Gostoso. Pena que você não aproveitou, talvez prefira filmes de super-herois, vingadores, etc., mas esses já passam nos cinemas das capitais e você pode ver lá.

      Excluir
    2. Amigo infelizmente vc não conhece o que é realmente um filme de qualidade eu sou gaúcho e sempre gostei de filmes inclusive tive locadora sei muito bem o que é um bom filme e todos sabem que o Brasil não é o país de grandes produções de cinema e sim de novelas. Mas devo lhe confessar que tudo não passa de uma grande palhaçada nas areias da praia de São Miguel do Gostoso. Filmes de péssima qualidade.

      Excluir
  5. Estou ainda procurando as câmeras de segurança que a AEGOSTOSO e a prefeitura ficaram de colocar na cidade também estou procurando saber onde está os monitores de segurança de uma central que a prefeitura prometeu. Estou tambem a procura da água do SAAE que não chega às caixas dagua na rua das ostras.

    ResponderExcluir
  6. Até as cameras da Prefeitura estão sumindo.

    ResponderExcluir
  7. Já estamos com saudades das blitz na nossa cidade. Pedimos a Fátima Bezerra que mande pra poder acabar com a farra desses motoqueiros barulhentos.

    ResponderExcluir
  8. Não sei quem é o novo secretário de obras mas devo confessar que essa obra para trazer água da adultora está sendo feita muito mal feita. O que vejo é que após a abertura dos buracos para colocar os canos as equipes que estão trabalhando não são pessoas capacitadas para fecharem o buraco pois estão deixando valas profundas na avenida principal. É necessário que haja uma fiscalização por parte do responsável pela obra. Por que não tem como ficar livrando buracos em toda avenida e possivelmente pode haver um acidente

    ResponderExcluir
  9. E hj foi o dia todo um ônibus com as crianças da creche e das escolas passeando pelas ruas de Gostoso. Até que foi muito divertido mas infelizmente não temos uma educação de qualidade para essas crianças por que temos até gente sem graduação dando aula.

    ResponderExcluir
  10. Verdade ssumiram, em vez de colocarem cameras nas ruas como o prometido, colocaram algumas no predio da Prefeitura, e estão ssumindo.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Prefeito, o seu quadro de secretários principalmente o de finanças e educação estão acabando com a sua gestão, pois ambos fizeram parte da gestão do ex prefeito de touros Ney Leite, e fizeram o tremendo desastre.

    ResponderExcluir