segunda-feira, 15 de julho de 2019

São Miguel do Gostoso perde controle sobre som alto e festas que vão até de manhã. Reclame contra abusos


Por Emanuel Neri
E o abuso com som alto, se estendendo por toda a noite, voltou a ficar fora de controle em São Miguel do Gostoso.
A Prefeitura da cidade fechou os olhos, na atual gestão, para este grave problema. São prejudicados parte da população local, principalmente idosos e crianças, e os turistas que vem à cidade para descansar e não podem dormir com estas festas. Além do som alto, algumas destas festas tem terminado pela manhã.
Nos últimos dias, vários shows, parte deles com paredão de som, tem incomodado muito moradores e turistas. Na sexta passada (12/7), houve uma festa na rua dos Guajas, que fica a menos de 100 metros do posto de saúde da cidade. No sábado, a festa foi próxima ao posto Ipiranga, no Santo Cristo.
Uma série de outras festas, com som alto e que só terminam pela manhã, tem ocorrido nas últimas semanas na cidade. Se a Prefeitura não sabe, o Ministério Público já estabeleceu calendários de festas (Ano Novo, Carnaval, Emancipação Política e Padroeiro) para a realização de festas até mais tarde.
Mesmo assim, e a Prefeitura parece não querer saber, estas festas do calendário do Ministério Público tem que ser realizadas até às 2h da manhã. Em administrações anteriores, como a de Miguel Teixeira e Fátima Dantas, estas festas terminavam às 2h. Na gestão atual, não há controle de horários.
Será que a Prefeitura  – e o prefeito Renato de Doquinha – não se dão conta de que o som alto, durante toda a noite, incomoda parte dos moradores e prejudica o turismo? Nos últimos dias, houve muitas reclamações em pousadas contra o som. Se a bagunça continuar, estes turistas não voltam à cidade.  
Há pouco mais de um ano, um grupo de proprietários de bares que fazem estas festas não gostou de uma reclamação feita neste blog contra o abuso do som alto. Em protesto, fizeram manifestação de rua – mas uma carreata que pretendia chegar até à casa do autor deste blog foi impedida pela polícia.
Repetindo mais uma vez. Este blog, como moradores e empresários que reclamam do abuso do som, não são contra festas. Todos respeitam a cultura local, com suas tradições de festas populares. Mas limites na lei proíbem festas que vão até de manhã, deixando a cidade acordada, sem poder dormir.
A Prefeitura tem tomado iniciativas importantes para o turismo de São Miguel do Gostoso. Colabora com iniciativas para atrair mais turistas para a cidade.  Mas, ao mesmo tempo, fecha os olhos para problemas, como o do som, que prejudicam a população e turistas que vem à cidade para lazer e descanso.
É o turismo que gera desenvolvimento e empregos para São Miguel do Gostoso. Se o turismo acabar, haverá sérias consequências econômicas para a população local. Então por que a Prefeitura não planeja um turismo com mais responsabilidade, evitando que festas até pela manhã prejudiquem o turista?
Nesta terça (16/7), haverá um teste definitivo para saber até que ponto a Prefeitura pretende evitar que o abuso do som prejudique a cidade. Na praia do Maceió, ocorrerá a festa de Emancipação, que faz parte do calendário oficial. É muito importante que esta festa se realize e que todos se divirtam.
Mas também é importante que os limites do som sejam controlados – e que haja horário para que a festa termine. Em administrações anteriores, o limite de 2h da manhã, estabelecido pelo Ministério Público, era obedecido pelos prefeitos. As festas aconteciam, mas iam até 2h para não prejudicar ninguém.
Por que só agora, na administração de Renato de Doquinha, há este descontrole total com o abuso do som e a hora de estas festas terminarem?

24 comentários:

  1. O Turismo pode acabar é com a proibiçao do Quadriciclo e outros veículos na via costeira como o senhor quer.

    ResponderExcluir
  2. VOCÊ NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM IDOSOS OU CRIANÇAS, E SIM EXCLUSIVAMENTE COM SEUS TURISTAS. DEVERIA DESTACAR ISSO EM SEU ARTIGO.

    ResponderExcluir
  3. Som alto, festas ate o dia amanhecer tudo isso foi promessa de campanha do prefeito Renato de Doquinha. Havia uma reclamação muito grande por parte dos jovens e dos vendedores ambulantes no período da gestão de Fafa por que nessa época as festas acabavam mais cedo.por que se respeitava o sono das pessoas. Mas esse atual prefeito nao respeita nada nem o ser humano nem a natureza é um ignorante sem noção do que é melhor pra o nosso município. Além de permitir um bordel em plena praia da xepa em meio as residências de famílias que ja moran ali a muitos anos. Prefeito Renato nao tem nenhuma condição de administrar Sao Miguel do Gostoso .

    ResponderExcluir
  4. Nao é surpresa pra mim essas festas ate o dia clarear com muito barulho e muita bagunça. Um gestor que sempre foi contra as festas que terminavam cedo só podia dar nisso. Agora quem quiser e quem eleger esse indivíduo sem noção aguentem por que ele vai continuar assim por mais um ano e meio .

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez festa acontece na praia da xepa e só termina no amanhecer. Além disso o bêbados saem pelas ruas com carro em som muito alto e os motoqueiros fazendo barulho em suas motos com cano adulterado cadê a lei do desassossego alheio? Aqui não existe? Atenção autoridades locais vcs vao agir só em período de campanha política? Enquanto isso vamos passar a noite em claro ouvindo essas festas organizadas por um prefeito que não tem respeito pelo sono do povo?

    ResponderExcluir
  6. Além de Gostoso ter parado no tempo após essa desastrosa gestão ainda temos que aguentar festas de rua todos os finais de semana em bares de calçadas e som muito alto. Aqui em Gostoso virou cidade sem lei onde até crianças de colo podem passar a noite na festa. Cadê os conselheiros tutelar ? Alguns ainda acham ruim quando se diz que estão no cargo de conselheiro pelo salário. Mas se formos ver tem crianças nessas festas com 12 anos de idade bebendo e usando drogas .essa é a realidade .Nao tenho nada contra festas mas é preciso que seja respeitado um horário para acabar como acontecia nas gestões passadas. Alem de ser estressante para a polícia militar ter que trabalhar a noite toda temos também o pessoal do posto de saúde que fica de prontidão alem das pessoas que não conseguem dormir devido ao barulho. Isso é muito desagradável será que o prefeito Renato nao tem consciência disso? Ou será que ele não sabe o que é isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeito Renato está cumprindo promessa de campanha. Em vários comícios ele criticava a ordem que a gestão tinha de acabar com as festas as 2 hs da manhã. E dizia aos jovens que se ganhasse a eleição as festas seriam ate o amanhecer. Então foi isso que aconteceu: votaram no liso , no coitadinho , no humilde então aguentem .

      Excluir
  7. À vocês anônimos, só sabem criticar, todos os outros prefeitos também foram assim, falar é fácil, difícil é fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na gestão de Fafa existia uma lei onde as festas eram ate as 2 hs da manhã .e essa lei era respeitada.

      Excluir
    2. Sim é vdd existia essa lei.mas nessa gestão a bagunça é grande

      Excluir
    3. Nao é difícil fazer se cumprir uma lei de horário de festa para acabar. Acho que vcs nao tem capacidade para organizar nem sabem que quando existe uma lei para se terminar um evento é bem simples: ja começa a festa sabendo o horário que está previsto para terminar. Não vejo nada difícil em fazer isso. O que eu vejo é uma incapacidade de quem organiza esses eventos em nao respeitar o sono das pessoas.

      Excluir
  8. Então vamos lutar para não ter mais prefeitos. A cidade não aguenta mais

    ResponderExcluir
  9. Então vamos lutar para não ter mais prefeitos. A cidade não aguenta mais

    ResponderExcluir
  10. Quantos precisarão morrer de Dengue hemorrágica para a secretaria de saúde e a equipe de endemias fazer um trabalho de prevenção e conscientização em nosso município? Cadê o chefe de endemias? Cadê a secretária de saúde.? Gostoso está cheio da doença dengue e ninguém faz nada. Varias pessoas estão doentes próximo a entrada da praia do Maceió e até o momento nao fazem nada .cadê os agentes de endemias?????

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando o espaço para exigir da secretaria de saúde providências para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Gostaria de saber se a secretária Rosi nao vai se manifestar sobre os casos de dengue em nosso município .se ela vai continuar fazendo vista grossa para o problema aqui no nosso município.?

    ResponderExcluir
  12. Dengue toma conta de Gostoso e autoridades nao fazem nada

    ResponderExcluir
  13. Tudo que não presta toma conta desta cidade e nenhuma sem nenhuma autoridade nunca tomou providência e jamais tomara, pois tem os bestas para votar neles!!cuidado p não pegar, só tem vacina no hospital e fofoqueiras!

    ResponderExcluir
  14. Babões, por favor não digam que quando era ana neri secretária saúde não tinha dengue!!

    ResponderExcluir
  15. na terra dos tímpanos danificados, o som nunca é alto demais para aqueles que elegem prefeitos dedicados ao nativismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terra de prefeito que tira o direito dos trabalhadores e ninguém faz nada. Terra sem lei . Assim é sao miguel do Gostoso.

      Excluir
  16. Aproveitando o espaço para pedi a ex secretária de saúde Teresa Neri que ensine a atual secretária Dona Rosi como se administra uma secretaria de saúde ja que até o momento a atual secretária nao fez nada . O povo exige uma atuação no combate a dengue. O povo quer providências para acabar o mosquito. Cadê os mutiroes ? Tire a bunda da cadeira e vá a luta nao tenha cargo por status.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a cara do povo de Gostoso ser secretário por status só pra ver o nome ser chamado em eventos mas trabalhar que é bom nenhum trabalha. Estou de acordo com o comentário acima onde é dito que Teresa Neri foi a melhor secretária de saúde do município por que trabalhava muito sempre fazendo campanhas contra o mosquito da dengue e mutiroes na cidade. Pena que quem assumiu a secretaria nao tenha ainda entendido que nao basta ter o nome de secretária tem que ser secretária tem que trabalhar em prol do povo.nao deve estar se achando secretária ter que ser mesmo mostrar serviço sair da caixa. Trabalhar é preciso

      Excluir
  17. Ruas dos búzios está cheia de lama e buracos próximo aos banheiros públicos.

    ResponderExcluir