quinta-feira, 4 de julho de 2019

Violência está dimuindo no RN. Governadora vai criar bônus para incentivar apreensão de armas por policia


Por Emanuel Neri
Por mais que algumas pessoas não acreditem, ou outras que, por serem do contra, torcem pelo quanto pior, melhor, o fato é que a violência tem diminuído no Rio Grande do Norte.
O que mede o índice de violência e criminalidade em cidades, ou em qualquer país do mundo, é a ocorrência de crimes violentos letais (com mortes) intencionais, os chamados homicídios. E estes números vêm caindo no RN desde o início de 2019, quando teve início a administração de Fátima Bezerra (PT) à frente do governo potiguar.
Vamos aos números. Nos primeiros seis meses de 2019, houve redução de 30% no número de crimes violentos no RN. Foram registrados, no período, 718 ocorrências contra 1.033 ocorridas em igual período do ano passado. Isso significa que pelo menos 315 vidas foram poupadas entre um período e outro.
Estes dados foram divulgados nesta semana pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais, órgao da Secretaria de Segurança Pública do RN. Houve ainda redução de ocorrências em relação a outros setores pesquisados, como ataques a bancos e ao patrimônio.
A redução da violência no RN tem sido fruto de ações mais atuantes de policiais militares (foto acima) e civis no RN. No caso da Polícia Civil, foram deflagradas 30 operações especiais em todo o Estado, com a apreensão, entre janeiro e maio, de 4 toneladas de drogas e recuperação de 1.882 veículos roubados.
Bônus para apreensão de armas
E a tendência é a violência diminuir ainda mais no RN. Durante a apresentação destes dados, a governadora Fátima Bezerra anunciou a criação de um bônus, em dinheiro, a ser pago a policiais ou guarnições policiais que apreenderem armas ilegais no Estado.
O bônus para estes policiais deve ser aprovado nos próximos meses, depois que projeto de lei da governadora for encaminhado à Assembléia Legislativa. A governadora planeja outros incentivos a policiais para que o combate à criminalidade seja mais eficiente. Um deles é um seguro de vida para cada policial.
Nos últimos anos, o elevado número de homicídios no RN fez com que o Estado fosse considerado um dos mais violentos no Brasil. A capital, Natal, também se destacou pelo elevado número de ocorrências policiais quando comparada a outras capitais do país. Felizmente isso vem melhorando.
É claro que a criminalidade não acabará no RN de um dia para o outro. Vão continuar acontecendo ocorrências criminais, como assaltos, roubos e furtos de veículos.  Mas é fato que esta criminalidade tem diminuindo graças a iniciativas e políticas públicas que atual administração vem adotando.
Em São Miguel do Gostoso, a questão da criminalidade também tem melhorado. É claro que ainda se verifica uma ou outra ocorrência. Mas a violência, de um modo geral, também vem diminuindo.
Mas ainda faltam outras inciativas policiais, entre elas o reforço policiai na cidade e nos distritos, para que a população local se sinta absolutamente segura.

3 comentários:

  1. Estória de Trancoso .essa realidade nao é a mesma que a mídia tem mostrado .Em Natal a violência continua enorme assaltos toda hora do dia. As pessoas se tornaram refém dos bandidos. Sabemos que a Polícia está trabalhando muito mas o efetivo ainda é muito pequeno. Governadora Fátima nao chamou ainda os policiais do concurso está enrolando e nao chama. O número de homicídios pode até ter diminuído mas o número de assaltos é assustador. Até dentro das universidades tem bandidos roubando os alunos. Só vou acreditar que a coisa melhorou quando o número de assaltos e roubos cair .enquanto isso é na minha opinião estória de Trancoso.

    ResponderExcluir
  2. Os números são animadores, e é perceptível uma maior presença de veículos e agentes de segurança nas ruas, mas a percepção de insegurança ainda é grande. Quase toda semana ouvimos relatos de conhecidos que passaram por experiência de roubo, consumado ou tentado. Essa percepção só vai melhorar quando pararmos de ouvir que vizinhos, primos, amigos ou conhecidos acabaram de ser assaltados nas ruas.

    ResponderExcluir
  3. Policia militar e civil tem trabalhado muito no combate a criminalidade mas infelizmente falta efetivo. Ainda é muito grande o número de roubos e assaltos em Natal. É necessário mais policiais nas ruas. Senhora Fátima bezerra providencie a chamada dos policiais que passaram no concurso. Seja rápida.

    ResponderExcluir