segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Bolsonaro volta a tratar Nordeste com preoconceitos. Governadores criam consórcio para driblar restrições


Por Emanuel Neri
Na última eleição presidencial, Jair Bolsonaro perdeu, por grande maioria de votos, em todos os 9 Estados dos Nordeste. Ganhou bem nas demais regiões do país, em especial no Sul e Sudeste, e por isso se elegeu presidente da República.
Desde a eleição, Bolsonaro (foto) tem manifestado grande desprezo pelo Nordeste. Mais que isso, tem sido preconceituoso com os nordestinos, principalmente com os governadores da região. Há menos de um mês, chamou os governadores de “paraiba”, e ameaçou não liberar recursos para alguns deles.
“Paraíba” é uma forma pejorativa e preconceituosa como parte da população do Rio se refere aos nordestinos. Em São Paulo, também de forma pejorativa e preconceituosa, o povo do Nordeste é chamado de “baiano”. Mas as manifestações de preconceito contra os nordestinos não param por aí.
A imprensa divulgou recentemente que R$ 4 bilhões foram liberados, de janeiro a julho deste ano, pela Caixa Econômica Federal, um banco público, para governos estaduais e prefeituras do país. Deste total, apenas R$ 98 milhões foram destinados ao Nordeste, o que representa só 2,2% do total.
Desprezar o Nordeste apenas por ter perdido a eleição na região, ou porque os governadores locais são de partidos de oposição, é pura discriminação. As leis brasileiras, incluindo a Constituição, condenam este tipo de política restritiva a determinados Estados. Afinal, o Brasil é ou não uma democracia?
Independentemente disso, Bolsonaro não para de fazer ameaças ao Nordeste.
Nesta segunda-feira (5/8), Bolsonaro bateu duramente nos governadores nordestinos. Para ele, os governadores querem transformar a região numa nova Cuba. E ataco, sem provas: “Tenho preconceito com governador ladrão”. E condicionou o apoio a governadores só se “estiverem trabalhando” com ele.
Consórcio do Nordeste
É para diminuir restrições e preconceitos administrativos como estes que os 9 governadores do Nordeste acabaram de criar o Consórcio do Nordeste. São vários os objetivos desta iniciativa. Uma delas é atrair investimentos da iniciativa privada internacional, bem como de países, para toda a região.
O Consórcio Nordeste já tem agendado duas reuniões de governadores, uma em Teresina e outra em Natal, com países estrangeiros, para tratar de  investimentos. Estão sendo feitos contatos com França, Rússia, China, Espanha e Alemanha. Infraestrutura, saúde e segurança serão discutidos.
Outro objetivo do Consórcio Nordeste é a realização de compras conjuntas, pelos 9 Estados da região, com a finalidade de baratear custos na aquisição de bens e serviços.  O consórcio também quer fazer algum tipo de acordo para reativar na região o programa Mais Médicos, cancelado por Bolsonaro no país.
O Consórcio Nordeste será administrado inicialmente pelo governador Rui Costa (PT), da Bahia. Mas acordos e negociações do grupo estão condicionados ao apoio de todos os governadores. Com 55 milhões de habitantes, o Nordeste é a segunda maior região do país, perdendo apenas para o Sudeste.
É claro que os governadores do Nordeste tem todo o direito de se organizarem politicamente para evitar que a região sofra com os preconceitos e restrições econômicas do atual governo.
Da mesma forma, é lamentável e profundamente condenável que o presidente Jair Bolsonaro, com seu estilo autoritário e antidemocrático, ameace e bloqueie investimentos para o Nordeste.
Abaixo, reportagens que tratam de preconceitos e restrições do presidente Jair Bolsonaro com o Nordeste.

19 comentários:

  1. Nordestinos continuam a viver da esmola do governo ( bolsa família) povo trabalhador que deixaran de ser desde da criação desses programas invetados para diminuir a pobreza. Ainda nao vi resultados na diminuição. Vejo o pobre mais pobre por que estão deixando de trabalhar para ficar sendo recebendo a miséria que o governo dar.o nosso presidente Jair Bolsonaro tem mesmo é que agir dessa forma. Vao se acostumando a aceitar o novo presidente agora é Jair Bolsonaro doa a quem doer. PT acabou roubou demais, enganou demais agora é só aceitar.

    ResponderExcluir
  2. Avisa aí aos petista que agora quem manda é o Jair Bolsonaro. PT ja era.

    ResponderExcluir
  3. Vida longa ao Consórcio Nordeste! Que a iniciativa seja coroada de êxito e estimule outros entes federativos a adotar o modelo de consórcios públicos, de grande potencial para gestão de áreas específicas da atuação pública. Os parlamentares do nordeste deveriam aproveitar a oportunidade para reunir-se e fecharem questão em pautas de interesse da região, inclusive de ordem tributária e repartição de receitas. Dos 9 estados são 27 senadores, 1/3 da bancada no Senado e um número expressivo de deputados. Se conseguirem o feito inédito de encontrar consensos que privilegiem a região, teríamos um feito histórico para o pacto federativo.

    ResponderExcluir
  4. Sou paraiba tenho cabeça chata sou vaqueiro, boidadeiro sou trabalhador sou nordestino do pé rachado mas não sou mais enganado pelo PT.

    ResponderExcluir
  5. Várias pessoas sao contra as blitz que acontece aqui em Gostoso mas eu sou a favor e acho que deveria ter toda semana por que o número de motos com canos adulterados ate com motor trocado aqui tem muitas .outra coisa seria notificar os donos de oficinas para combater esse serviço de adulteração dentro das próprias oficinas .tem até vereador contra a ação da polícia de trânsito mas eu acho que o cidadão tem que cumprir a lei. Nao podemos deixar que se torne uma bagunça o nosso trânsito

    ResponderExcluir
  6. Podem dizer o que quiser do novo presidente da República.se acostumem petista que a farra de vcs acabou.

    ResponderExcluir
  7. É impossível combater a Dengue sem a ajuda do poder público e da população. Seria muito bom se as pessoas tivessem cuidado com o lixo em suas casas e com a limpeza nos quintais. Aqui em Gostoso existe muitas casas fechadas , terrenos baldios e com essas chuvas é possível que haja uma proliferação do mosquito da dengue. Também acho que a secretaria de saúde nao tem feito muitas coisas para alertar e conscientizar a população. Infelizmente a secretária de saúde ainda não acordou ou seja ainda não entendeu qual é o papel de uma secretária. Nao vejo nenhum movimento para o combate ao mosquito. Se não houver uma mobilização teremos muitas pessoas doentes aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de pleno acordo com o leitor acima. Acho que a senhora Rosi ainda não entendeu o que uma secretária de saúde precisa fazer me parece que ela só tem nome de secretária mas na vdd nao tem feito nada para fazer um trabalho educativo e preventivo para combater doenças aqui no município. Essa secretária está agindo bem diferente da nossa ex secretária de saúde Teresa Neri que na minha opinião foi a melhor secretária de saúde que Gostoso ja teve por que trabalhava muito pra ver o povo de Gostoso bem informado sobre o perigo da dengue. Mas até agora não vi nenhum movimento por parte da secretaria mesmo depois da morte de um senhor nativo por dengue hemorrágica. Gostaria de deixar aqui nesse espaço a meu apelo a senhora Rosi que em vez de ser secretária por status que ela seja por amor a profissão que em vez de críticar os funcionários e tratar mal ela tenha sensibilidade e trabalhe em campanha para acabar com a dengue aqui no nosso município.

      Excluir
  8. Quando a gente pensa que ja tudo nesse mundo vem o prefeito de João Câmara e pede a Fátima Bezerra nossa governadora pra acabar com as blitz. Que coisa mais absurda .quando se pede pra acabar com as blitz se está colaborando com o roubo de carro e de moto está se colaborando para as infrações de trânsito isso prova a ignorância de um prefeito de um gestor. Espero sinceramente que Fátima nao atenda a esse cidadão que hj é o gestor de João Câmara. Só espero que essa moda não contamine o gestor de Sao miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentavelmente o prefeito Renato de Doquinha fez o mesmo pedido ao governo do Estado. No início doano, quando a Polícia Rodoviária iniciou uma série de blitzs em São Miguel do Gostoso, o prefeito pediu uma audiência com o secretário de Segurança do RN e com outras autoridades policiais. Na reunião, o prefeito estava acompanhado de vereadores e secretários da Prefeitura. A iniciativa da polícia tinha o objetivo de disciplinar o trânsito da cidade, apreendendo motos sem documentação (algumas delas roubadas e vendidas a moradores)e motoristas que dirigem sem habilitação. É um absurdo o fato de a maior autoridade do município pede para parar com uma iniciativa que tem como objetivo coibir a indisciplina no trânsito e regularizar o uso de veículos, apreendendo aqueles que não tem documentos e outros que são frutos de roubos. Lamentável a atitude do nosso prefeito.

      Excluir
    2. Pra mim nao é novidade pois conhecendo bem o Renato de Doquinha é bem do perfil dele essa falta de respeito dele com as autoridades do trânsito e com a nossa governadora. Acredito que ele nao entendeu que as blitz sao importantes para coibir o roubo de carros e motos .portanto o governo do estado está certíssimo em continuar com as blitz. Acho que deve ser toda semana.

      Excluir
    3. Será que as pessoas ainda não entenderam que as blitz sao importantes para se recuperar motos e carros roubados ? Estou de pleno acordo com a governadora Fátima acho muito importante as blitz por mim teria todas semana. Por que aqui tem gente que tem dinheiro pra farra e não tem pra pagar o licenciamento do seu carro ou da sua moto. E tem muita gente com moto roubada.

      Excluir
  9. Gostaria de saber se na escola Zuza tem professor de educação física. Por que não vejo nenhum trabalho de esportes por lá.

    ResponderExcluir
  10. Política nos batisdores de nossa cidade, em primeira mão novo candidato a prefeito é Francisco dos Anjos, mais conhecidamente por Tiquinho, um Jovem muito carismático com nossos moradores, e que merece o carinho do nosso povo, hoje aqui no momento é muita gente o procurando e dizendo que estarão com ele nas próximas eleições. Vamos aguarda os desfechos da política do nosso Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um rapaz muito bom. Mas não voto nele por que vai ser manipulado por Joao Wilson e Fafa.será um desastre na prefeitura.

      Excluir
  11. Tiquinho é gente boa mas não terá meu voto infelizmente escolheu o lado errado. Poderia ter começado por vereador. Ser prefeito é preciso ter pulso mas sabemos que ele será manipulado pelo casal fafa e João

    ResponderExcluir
  12. Onda de arrombamentos toma conta de sao miguel do Gostoso e região. Apesar do número de policiais ter aumentado ainda temos várias ocorrências aqui em Gostoso. Todos os dias a relatos de residências e lojas que foram arrombados por bandidos e infelizmente não temos respostas do poder público municipal. Falou- se ha algum tempo atrás de colocar câmera nos pontos estratégicos da cidade em se criar uma central de atendimento as pessoas que foram vítimas de roubos. Mas só promessas. Estamos com vários casos aqui em Gostoso e nada está sendo feito. A polícia tem estado presente mas infelizmente não pode está em toda parte. Outro grave problema sao os animais soltos nas ruas provando morte de pessoas trabalhadoras homens de bem que por falta de responsabilidade do dono dos animais estão morrendo deixando os filhos órfão. Cabe ao gestor da cidade nao permitir bichos soltos na rua.além da existência de cavalos, carneiros e vacas na entrada da cidade temos todas as noites jumentos derrubando os tambores de lixo na rua das ostras. É preciso haver com urgência uma fiscalização dos fiscais da prefeitura pra saber quem sao os donos desses animais para aplicar multa e tirar de circulação das ruas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Além do perigo em provocar acidentes esses bichos passam a noite sujando as ruas e ninguém faz nada. Estamos de vdd em uma cidade sem lei

      Excluir
  13. Rua das ostras está com problemas de água. Atenção SAAE tem bomba queimada e vcs não fazem nada. Mas a conta da água ta vindo normalmente

    ResponderExcluir