sexta-feira, 12 de abril de 2019

Energia eólica no Brasil bate récordes e já supera produção de Itaipu. RN é o maior produtor do pais


Por Emanuel Neri
E a energia eólica, que está impulsionando a economia do Nordeste, em especial a do Rio Grande do Norte, maior produtor do Brasil, não para de crescer. A cada mês, é um recorde atrás do outro na produção desta energia renovável. A eólica já representa mais de 9% da matriz elétrica do país.
A produção de energia eólica já ocupa a segunda colocação no ranking da matriz elétrica do país. No mês passado, por exemplo, o poder dos ventos ultrapassou em capacidade instalada a hidrelétrica de Itaipu, que é a maior produtora de energia hidroelétrica do Brasil e a segunda do mundo.
Segundo o jornalista André Trigueiro, especializado em meio ambiente e energias renováveis, os 7 mil aerogeradores de 601 parques eólicos do Brasil produziram, no mês passado, 15 Gigawats (GW), superando os 14 GW de Itaipu. Maior que Itapu só existe a hidrelétrica de Três Gargantas, na China, com produção de 18 GW.
Vejam a força da produção da energia eólica. Os 15 GW de energia são suficientes para abastecer 25,5 milhões de residências ou 80 milhões de pessoas. Para 2023, a previsão é de 19,7 GW de capacidade instalada, superando até mesmo a gigantesca hidrelétrica de Três Gargantas, na China (18 GW).
O Nordeste tem um peso significativo na produção de energia eólica. Os três maiores produtores brasileiros são do Nordeste – Rio Grande do Norte (4 GW), Bahia (3,9 GW) e Ceará (2 GW). Em seguida vem o Rio Grande do Sul (1,8 GW). Os três produtores seguintes são nordestinos: Piaui, Pernambuco e Maranhão.
São Miguel do Gostoso não fica atrás desta corrida pela energia eólica (veja foto acima). Inúmeros parques já estão instalados no município, de empresas como Serveng, Voltália, Copel e CPFL. E estão chegando mais, como um da Serveng, que está em processo de instalação. Outros parques também serão instalados.
A energia eólica produzia no Nordeste, responsável por 86% de toda a produção eólica do país, já é suficiente para abastecer, sozinha, toda a região, com 9 GW de energia. O Rio Grande do Norte, por ser maior produtor e ter população menor, produz quatro vezes a demanda energética do Estado.  
Para os principais especialistas em energia eólica, os ventos do Nordeste são considerados os “melhores do mundo”.  A energia eólica é considerada uma “energia limpa”, que interfere mas não polui a natureza. A energia hidrelétrica também é “limpa”, mas destrói a natureza para ser implantada.
A previsão é de que, nos próximos anos, o Brasil posa dobrar sua capacidade de produção eólica. É que há projetos para instalar parques eólicos no mar, os chamados “offsohre”, onde a capacidade de produção de energia é muito superior ao da terra firme. Muitos países do mundo já fazem isso.
Importante lembrar que São Miguel do Gostoso é pioneiro na regulamentação de espaços para implantação de parques eólicos. Legislação municipal obriga os parques a se instalarem a, no mínimo, 2km de distância das praias. Fruto de mobilização da população que levou a Câmara Municipal a estabelecer este limite.
Em outros municípios litorâneos do Nordeste, os parques são instalados sem limite territorial, alguns quase na beira da praia. Aqui próximo, em Galinhos, os aerogeradores foram instalados sobre as dunas, maior patrimônio natural daquela praia. A população protestou, mas os parques continuaram nas dunas.

3 comentários:

  1. São Miguel do Gostoso não poderia ser diferente de outras cidades do Brasil quando a questão é desenvolvimento. Todos nós sabemos que uma cidade quando cresce junto vem a bandidagem nao se tem so coisas boas as ruins também vem .estamos com problemas de segurança em vários municípios inclusive na capital mas é algo muito fácil de se resolver: basta que a governadora que teve uma grande maioria de votos nos distritos do nosso município aumente o efetivo policial e ajude as pessoas a terem mais sossego. Isso é o mínimo que ela deve fazer .temos vários trabalhadores na região dos distritos que precisam vir diariamente para Gostoso e essas pessoas estão com medo. É preciso que alguém faça alguma coisa acabar com essa quadrilha que está causando terror nas comunidades e também aqui na sede.falta interesse do prefeito Renato e dos vereadores do município para que cobrem do governo do estado mais policiais aqui na nossa região. Pergunto: cadê o conselho de segurança do município? Nao vai fazer nada? Vao esperar acontecer assaltos com mortes para poder se movimentar? As pessoas estão com medo e essas pessoas precisam de segurança. Vao ficar de braços cruzados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. O poder público deve insistir em trazer mais policiais pra nossa região e ter mais policiais na BR fazendo blitz todos os dias principalmente ali por caraubas e Rio do fogo. Pois essa região está tendo muitos assaltos todos nós sabemos que existe uma quadrilha agindo nessa região mas so vai resolver o problema se aumentar o número de políciais e também a população ajudar com denúncias. .

      Excluir
  2. Aumenta os buracos na rodovia que liga sao miguel do Gostoso a Touros. Será que o prefeito Renato nao vai fazer nada?? Pessoas que usam diariamente essa rodovia ja estão tendo problemas com o carro pois tem alguns locais que nao tem como desviar dos buracos. Atenção senhora governadora Fátima Bezerra vamos começar uma operação tapa buracos???

    ResponderExcluir