Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso conheceu
nesta quarta-feira (6/4) sua nova estrutura policial. A apresentação do novo comandante da Polícia Militar local e do
agente da Polícia Civil foi feita durante reunião do Conselho de Segurança do
Município.
O novo comandante do
destacamento da PM local é o tenente Marcos Adriano Inácio, que antes atuava no
policiamento de Macau. O agente civil, que dará expediente de segunda a sexta-feira
na cidade, chama-se Alexandre Barreto.
Embora os dois já estivessem atuando na cidade há alguns dias, em
especial o agente da Polícia Civil, a partir de agora os dois vão comandar oficialmente
o policiamento da cidade. O Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso é presidido pela vereadora Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala (na foto, ao lado da prefeita Fátima Dantas).
É a segunda vez que a PM de
São Miguel do Gostoso é comandada por um tenente. Antes a PM foi comandada pelo
tenente Frank Wolczack, que foi transferido para Macau no ano passado. No lugar
do Wolczack, assumiu o sargento Leonez, que deixou a cidade no final de
fevereiro.
O fato de o destacamento da PM local
ser comandado por um tenente mostra a importância que o município tem para o
comando da Polícia Militar no Rio Grande do Norte. Aqui, pesa o fato de São
Miguel do Gostoso ser uma cidade turística, onde há necessidade de reforço no
policiamento local.
Na reunião do
Conselho, o tenente Inácio, como é conhecido, prometeu dar continuidade ao
trabalho que vinha sendo feito na cidade pelos seus antecessores. Na opinião
dos conselheiros presentes à reunião, há indicativos de que melhorou o sistema
de segurança da cidade.
Esta melhoria, na opinião dos conselheiros, ocorreu principalmente
em relação à ocorrência de furtos. Mas também melhorou muito o controle de
motos que antes andavam na cidade em altíssima velocidade, muitas delas
dirigidas por menores, e com canos de escape dos veículos alterados.
Também melhorou o controle
do trânsito na orla urbana. Mas conselheiros e vereadores presentes à reunião
pediram mais controle do tráfego nas praias, em especial no Tourinhos, onde
motoristas insistem em dirigir na praia, especialmente nos finais de semana, pondo
em risco a vida de banhistas.
Embora tenha recebido um novo comando para a PM local, São
Miguel do Gostoso precisa reforçar seu efetivo policial. Atualmente, apenas
nove policiais estão na cidade, quando são necessários no mínimo 13. Também há
necessidade de mais uma viatura para reforçar o policiamento local.
O tenente Inácio tem larga
experiência na PM, onde atua há 14 anos. Sua passagem pelo policiamento de
Macau, que é uma cidade bem maior do que São Miguel do Gostoso, mostra sua
experiência no chamado policiamento preventivo e repressivo.
O tenente Inácio voltará a
se reunir na próxima semana com alguns membros do Conselho de Segurança para
definir uma agenda de trabalho para a sua atuação em São Miguel do Gostoso. Também será definida uma pauta de
reivindicações do município junto ao comando da PM no Estado.
No caso do agente civil, ele
atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Seu local de trabalho é o
posto da Policia Civil próximo ao cemitério antigo da cidade. Ocorrências devem
ser imediatamente encaminhadas para o agente Barreto, que fará boletim de
ocorrência e iniciará investigação.
Na reunião desta quarta, do
Conselho, foi dado informe sobre o posto policial que será feito na cidade,
próximo à entrada da praia da Xepa. Além de empresários locais e da Prefeitura,
a Serveng, empresa que atua no município com energia eólica, também vai ajudar
com a construção deste posto.
Um carro será doado pela Serveng para reforçar o policiamento
local.
O Conselho de Segurança demonstrou
satisfação e confiança com o trabalho da nova estrutura policial de São Miguel
do Gostoso.
Caros senhores, a mudança do comando é louvável, porém, algo mais é necessário ser feito, como o aumento do contingente da PM local, Não existe um PELOTÃO DE POLÍCIA formado com apenas 08 homens. PELOTÃO é para ser composto por pelo menos 30 Policiais. Como é que uma guarnição com apenas 02 homens, como é o caso de Gostoso, se vai executar um policiamento
ResponderExcluirostensivo satisfatório? sem contar que não existe uma central de rádio operação com número de emergência (190). Sem falar na inoperância do setor de investigação da polícia civil, deixando o tráfico correr solto aqui em Gostoso. na rua lírios do mar por exemplo tem 01 boca de fumo , bem ali perto da loja de Pedro, os gringos, alguns turistas e nativos estão comprando drogas e não se preocupam nem de guardar, saem com elas na mão mesmo, Tem motorista de alternativo que vive transportando droga pra dentro da cidade, tem mulher que se passa por corretora de imóveis e na realidade é traficante,tem dono de restaurante e clube que trafica também,tem boca na rua dos dourados, no maceió, na xêpa, tem disk droga..... o povo tem conhecimento imagine a polícia. outro erro é colocar uma funcionária da prefeitura para registrar boletins na Delegacia, além do mais ela sai dizendo que é policial civil sabemos que não é, outra é que ela sai pela rua dizendo o que acontece e não acontece lá dentro. Além disso a conduta dessa pessoa deixa a desejar. Só aqui em Gostoso mesmo pra ter dessas coisas.
Roberto Ventura
muito bom saber que temos um novo delegado na cidade desejo boa sorte e espero que a situação de insegurança seja resolvida e que prendam o ladrão da tabúa que está morando na lagoa do angico várias pessoas já viram ele lá.Outra coisa urgente é os motoqueiros que estão aos poucos voltando a usar o cano da moto adulterado é só ficar na rua principal e na rua da creche que vão ouvir o barulho .outra coisa que acho de grande importancia é que durante a noite a policia faça honda pela rua da creche pois existem boca de fumo próximo a pousada e vários bandidos passam pela rua durante a madrugada por isso a policia deve esta´atenta pra dar segurança a nós moradores dessa rua e tambem as ruas que tem pouca iluminação .desde de já agradeço e desejo um bom trabalho ao novo tenente
ResponderExcluirVejo com ressalvas estas contínuas mudanças no comando da polícia. Muito pouco tempo para realizar um trabalho de qualidade.
ResponderExcluirvejo que a policia precisa trabalhar muito pra arrumar nosso municipio com essa denuncia feita pelo leitor acima que a pessoa responsável pelo boletim costuma vazar as conversas nos boletins isso precisa ser apurado pelo responsáveis porque esse tipo de trabalho tem que ter sigilo ,outra coisa que precisa urgentemente feita é a prisão de bandidos que estão com ordem de prisão decretada isso é urgente e tambem acabar com essas bocas de fumo na cidade desde das mais sofisticadas as mais ralé se tem informações que na rua lirio do mar tem uma então a policia tem que prender o dono dessa boca isso é o minimo que queremos pedimos a policia que aja com rapidez
ResponderExcluirLembrando que:
ResponderExcluirPOLÍCIA MILITAR: é ostensiva e de presença. Isso quer dizer que a polícia militar tem como função primordial a prevenção de atos ilícitos mediante sua presença ostensiva (o policial fardado, viatura caracterizada, sinais luminosos, etc). e repressiva se o ato criminoso estar acontecendo ou acabou de acontecer.
POLÍCIA CIVIL: Tem como função o INVESTIGATIVO. Investigar e colher provas de atos ilícitos,solicitar buscas e revistas, mandados de prisão, etc.
Concluindo, vemos que é essa atividade policial que estar deixando a desejar aqui em Gostoso, a polícia civil só estar se prendendo unicamente ao serviço cartorial. Sendo que não existe justificativa para não se fazer um trabalho investigativo em nosso município haja vista o serviço de cartório ser executado pela escrivã, não existir plantão então os agentes não são empregados, ficando livres para investigar. O problema é que só querem tirar o expediente e pronto. Já chegam as 10:00h da manhã, geralmente vão embora as 14:00h. Caberia ao conselho de segurança do município sempre procurar saber do andamento do serviço, cobrando resultados e ações, afinal Gostoso é um dos únicos municípios que a polícia militar e civil recebe apoio da administração municipal e que um conselho de segurança. Vejam a situação do nosso município vizinho (Touros), lá a polícia militar estar totalmente sem apoio da prefeitura. já ha mais de dois anos que cortou a cota de combustível, a alimentação os Pms vão pegar os mantimentos em Natal no Comando Geral e confeccionam no pelotão mesmo, e ainda tem uns vereadores que ficam criticando o trabalho da policia em redes sociais.
Concluímos que só falta um pouco de vontade da parte da polícia civil para a coisa andar.
Desejo ao novo comandante boas vindas, que olhe para Gostoso com bons olhos, veja os problemas que estamos enfrentando como é o caso das drogas que estar se alastrando como erva daninha em plantação. muitos são os pontos de venda de drogas aqui em Gostoso, porém a maioria são na realidades "postos de venda" tendo no momento apenas um que lidera o tráfico e fornece para esses pequenos vendedores. Os policiais daqui sabem quem é. Faça um trabalho investigativo, procure o Delegado e trabalhem juntos para acabar com esse mal que estar liquidando com a vida dos jovens de nossa cidade. Os informes é que esse cara tá trazendo arma pra vender, alugando arma pra assalto, a mulher dele tem três identidades falsas,e possivelmente deve a justiça pois sofreu um acidente e preferiu ficar puxando da perna que ir ao posto de saúde.Os assaltos que estão acontecendo nas ruas de gostoso nada mas é que o reflexo desse comércio ilícito de drogas, vamos cortar o mal pela raiz
ResponderExcluirBoa sorte
Ass. "A VOZ DO POVO"