Por
Emanuel Neri
Atenção
proprietários de bares e restaurantes de São Miguel
do Gostoso. Todos devem tomar muito cuidado com dois
estrangeiros - que trabalham para a empresa Energisa. Ryan Zurrer, um desses
estrangeiros, ameaçou de agressão, na última segunda-feira (9/4), a
proprietária do restaurante Armazém das Massas. O noBalacobaco apurou que Ryan é canadense.
O
problema começou na noite do último sábado (7/4). Estes dois
senhores, que trabalham para a Energisa implantando parques eólicos em São
Miguel do Gostoso, jantaram no Armazém das Massas, na avenida dos Arrecifes. A conta
totalizou R$ 120,00 – mas Ryan tinha apenas R$ 35,00 para pagar a despesa.
Depois
de muita reclamação do restaurante, um acompanhante de
Ryan deu 40 dólares para ajudar no pagamento da conta – mesmo sem ser suficiente para cobrir o
total das despesas, o restaurante aceitou receber o dinheiro, para evitar um
prejuízo maior. Na segunda-feira à noite, Ryan voltou ao restaurante extremamente
agressivo.
Ryan pediu
para
que os dólares fossem devolvidos. Como a proprietária falou que os dólares serviram
para pagar as despesas e que, mesmo assim, não estavam no restaurante, Ryan a ameaçou
de agressão. Empregados e uma filha menor da dona do estabelecimento,
também presentes, ficaram apavorados. A proprietária sofreu crise nervosa.
Na
terça-feira (10/4), os proprietários do Armazém das
Massas prestaram queixa na polícia local. Ryan foi intimado para prestar
depoimento na manhã de hoje. Além da ameaça de agressão, Ryan usou palavrões para
agredir a proprietária do restaurante. É inadmissível que casos como este
ocorram nesta cidade.
Ninguém
tem o direito de consumir em bares e restaurantes sem
ter dinheiro para pagar. Além disso, estrangeiros precisam aprender a respeitar
as leis do país, comportando-se civilizadamente nas comunidades em que atuam.
Embora seja um caso isolado, também está em jogo a reputação da Energisa.
É
importante que estas empresas de eneergia eólica (foto, ilustração) selecionem melhor seus
empregados, especialmente os de origem estrangeira, para trabalhar em
comunidades pequenas como São Miguel do Gostoso.
Este blog procurou a direção
da Energisa e enviou mensagem, relatando todo o caso. Mas não houve ainda respostas. Telefonou para o celular de Ryan, mas ele não atendeu. O noBalacobaco continua à disposição
da Energisa para que ela explique o comportamento extremamente agressivo de um
dos seus empregados em São Miguel do Gostoso.
Vejam, abaixo, mensagem enviada por este blog para
Luciana Monteiro e Eduardo Rezende, da assessoria de imprensa da Energisa:
Luciana e Eduardo.
Gostaria que, se possível, a Energisa se pronunciasse sobre
um caso de tentativa de agressão que envolveu o funcionário da empresa, Ryan
Zurrer, de origem estrangeira, que trabalha na implantação de parques eólicos em
São Miguel do Gostoso (RN). Este senhor, segundo Boletim de Ocorrência
aberto na polícia local, consumiu no último sábado em um restaurante local e
não tinha dinheiro para pagar. Depois de muitas reclamações da proprietária do
restaurante, ele pagou R$ 30 e um amigo que estava com ele, também da Energisa
e igualmente estrangeiro, deu 40 dólares - a conta tinha sido R$ 120, ou seja,
valor acima do que foi pago em real e dólar. Na segunda-feira seguinte,
este senhor Ryan, juntamente com seu colega, retornaram ao mesmo restaurante
para pegar de volta os dólares pagos, mas sem fazer nenhuma menção de pagar
seus gastos do sábado anterior. Como a proprietária do bar se recusou a
devolver o dinheiro, o sr. Ryan foi extremamente agressivo e ameaçou-a de agressão.
Havia funcionários e um criança, filha da proprietária do restaurante, que
estavam presentes, e que ficaram apavorados com a agressividade e ameaça de
agressão deste Sr. Ryan. A proprietária do restaurante - Armazém das
Massas, na avenida dos Arrecifes, via principal da cidade - também ficou muito
abalada e sofreu uma crise nervosa. Embora este seja um caso isolado de
um funcionário desta empresa, é importante que a Energisa se manifeste porque
está em jogo a reputação desta empresa, em especial em São Miguel do Gostoso e
no Rio Grande do Norte. A polícia já intimou o Sr. Ryan Zurrer para prestar
depoimentos na manhã desta quarta-feira (11/4). Sou jornalista e tenho um blog
que também acompanha notícias de São Miguel do Gostoso. Endereço do blog: www.nobalacobaco.blogspot.com
Informo que este caso deverá ser encaminhado para outros veículos de
comunicação do país.
Além de saber da opinião da Energisa sobe este incidente, também
gostaria de saber mais informações sobre a Energisa, se há um grupo empresarial
por trás dela, bem como sobre suas atividades em energia eólica em São Miguel
do Gostoso. Também gostaria de saber mais informações sobre o processo de
seleção de funcionários de origem estrangeira para trabalharem na Energisa e se
há algum tipo de treinamento especial para que estes empregados de origem
estrangeira respeitem as leis brasileiras e as comunidades em que atuam, como é
o caso de São Miguel do Gostoso. Por favor, informem também o país de origem do
Sr. Ryan, bem como se este senhor tem autorização do governo brasileiro para
trabalhar no Brasil.
Atenciosamente.
Emanuel Neri
Mais um imbecil achando-se dono do mundo.
ResponderExcluirSorte dele eu já ter ido embora, escapou de uma bela surra a brasileira...
ResponderExcluirAlguém tem a foto dele? Vamos virar a cara para ele na rua e exclui-lo de nosso convivio. Que vergonha para a empresa que ele trabalha. Prestando depoimento vamos ver se ele é legal ou apenas um imigrante ilegal. Vai algum brasileiro fazer isso no país dele que colocam a gente na cadeia e nos chamam de animal como alguns casos que eu conheço. Vamso todos ficar de olho nesse Ryan Zurrer. Energisa, quem vocês empregam?
ResponderExcluirDamaceno
se vc esta pedindo a foto é porque nem o conhece, e ja esta acreditando na versao desta historia que conta apenas com o proprietrio do restaurante.
ExcluirDigitem no Google o nome dele ' Ryan Zurrer ' que vocês todos vão ver a ficha dele. Sr. Zurrer agora é 'persona non grata' em Gostoso
ResponderExcluirGente que esse homem foi muito mal educado e estupido tudo bem, mas colocar toda falta de educacão e irresponsabilidade dos atos idiotas dele na empresa que ele trabalha,não concordo.
ResponderExcluirImaginem,aqui uma cidade pequena,que todos se conhece,e tenho certeza que os dono dessas empresa daqui também selecionam seus funcionarios,e mesmo assim muita gente fala mal dos patrões,do lugar que trabalha,na maior parte pousadas,fazem maior fofoca dos hospedes, aprontam todas nas festas da vida,e na ausencia do patrão... E a vergonha é da empresa?
E se todos falarem,que vergonha para pousada...que fulano trabalha...
com certeza;
ExcluirEmpresa não tem nada a ver com isso, muitas vezes gente mal educacada temos até dentro da nossa casa, e não vimos isso.
ResponderExcluirA primeira vez que fui a agencia dos correios em São Miguel acho que em 2003 tinha um italiano que passou na frente das pessoas na maior tranquilidade e ninguém falou nada até que eu saí da fila e fui falar com ele que me ignorou totalmente e dpois de muita insistencia minha ele falou em um português tosco e disse "nom intiendo" e eu o obriguei a ir para o fim da fila. Quando saí da agência ouço ele falar em alto e bom português, os brasileiros agora são mal educados assim hein? pensei: volto e dou um esporro nesse idiota e achei por bem sai andando satisfeito por tê-lo mandado para o fim da fila. Bom, tenho outras histórias de estrangeiros sem noção de civilidade pra contar mas melhor poupar a todos. Só digo uma coisa, paciência tem limite, se eu pego uma cena dessas como a do restaurante das massas nem sei o que faço ainda mais vendo duas moças nessa situação. Faz anos que vejo isso acontecer e sinceramente acho o fim da raça. Vamos protestar e simplesmente expulsar do estabelecimento a pessoa que fizer isso. O DINHEIRO DESSES CARAS JÁ TROUXE A ALEGRIA DE ALGUNS E OUSO DIZER A DESGRAÇA DE MUITOS, SEM DRAMAS OU PARANÓIAS MAS, ATENTOS! EUGENIO PUPPO
ResponderExcluirUm bom funcionário não mancha o nome de sua empresa. Nesse caso ele é um estrangeiro ou um imigrante que foi aceito no Brasil com a condição que teria uma conduta normal. Uma pessoa que é imigrante permanente ou temporário e que se comporta assim no país que lhe deu emprego em outros casos é capaz de ter conduta muito mais nociva aos brasileiros. Talvez ele só tenha mostrado um pouco de sua personalidade. Anônimo acima, por favor os funcionários das pousadas e restaurantes são na maioria brasileiros e estão no seu país. O caso dele é diferente e que ele respeite o país que deu emprego e o acolheu.
ResponderExcluirindependentemente de onde venha, precisa respeitar.
ExcluirConcordo, um bom funcionário não mancha o nome da empresa.Mas a empressa não e culpada pela falta de descontrole de seus funcionários fora de seu estabelecimento, isso vai de cada um.
ResponderExcluirE o fato de funcionários trabalharem em seu proprio país ou cidade,não justifica a falta de educacão e outras coisas a mais.
EX:os roubos aos cofres publicos brasileiros,que atinge todos nós ,se justifica por serem praticados por brasileiros.
Todos devemos respeito, idependente de onde estamos ou trabalhamos.
De Emanuel Neri, jornalista responsável pelo blog noBalacobaco: Impressiona a inabilidade com que a Energisa vem conduzindo o caso de um dos seus empregados, o canadense Ryan Zurrer, que ameaçou agredir a proprietária de um restaurante em São Miguel do Gostoso (RN), onde a empresa trabalha na implantação de parques de energia eólica. Depois que o caso foi divulgado por este blog, a direção da empresa, que fica em Minas Gerais, enviou um dos seus diretores a São Miguel do Gostoso para administrar o problema. Pois na manhã desta sexta-feira (13/4), este diretor da Energisa abordou a proprietária do restaurante, tentando convencê-la de que houve apenas uma mal-entendido e não tenativa de agressão. Mais grave é que o tal diretor estava acompanhado do agressor Ryan Zurrer e de um outro empregado da empresa, que também estava presente quando houve a tentativa de agressão. A vítima, nervosa, se recusou a receber os agressores e pediu que eles se retirassem de seu estabelecimento comercial. Houve explícita situação de constrangimento a uma pessoa que já havia sido vítima da truculência de um empregado da Energisa. O diretor da Energisa, vejam só que inabilidade, ainda tentou conversar com o pai da vítima, para convencê-lo de que houve um mal-entendido e não agressão. Lamentável a forma como a Energisa vem conduzindo este caso. Embora se trate de um caso isolado, já que o empregado da Energisa não estava em serviço na hora da tentativa de agressão, a empresa tem sim que se responsabilizar pela conduta de seus empregados, principalmente em uma comunidade pequena e desprotegida, como é o caso de São Miguel do Gostoso. Além disso, trata-se de uma tentativa de agressão praticada por um estrangeiro, que tem obrigação de respeitar as leis e a população do Brasil. Uma informação par a Energisa: este blog foi procurado por proprietários de restaurantes e outros estabelecimentos turisticos de Sao Miguel do Gostoso para relatar outras situações de prepotência e má conduta deste mesmo empregado da Energisa. É importante que toda a comunidade fique atenta para saber como a Energisa vai administrar a situação deste seu empregado, que está causando séríos problemas em São Miguel do Gostoso. Este blog voltará ao tema.
ResponderExcluirPois ele ainda trabalha no Parque Eólico (26-06-2013)
ExcluirA POPULAÇÃO PEDI AO BLOG.... URGENCIA EM DIVULGAR UMA FOTO...PARA SABERMOS QUEM É ESSE SUJEITO..POR QUESTÃO DE SEGURANÇA.... POIS SÃO MIGUEL DO GOSTOSO ESTA REPLETA DE FUNCIONARIOS DA EOLICA... E AIII... FICAMOS SEM SABER QUEM É.... POR FAVOR... URGENCIA... REPRESENTO INUMEROS COMERCIANTES... QUE SABEM O OCORRIDO MAS NÃO CONHECE ESSA PESSOA... E AII... TEREMOS QUE ESPERAR ELE APARECER EM NOSSOS ESTABELECIMENTOS ?????/
ResponderExcluirAGRADEÇO A ATENCAO
Como vocês podem ouvir somente um lado da situação? Como vocês podem serem injustos a ponto de mal saberem as duas versões da história e já irem jogando pedra em pessoas que vocês mal conhecem? Ou mal viram se quer uma vez na vida? Que atirem a primeira pedra quem não tem telhado de vidro. Jesus também foi crucificado, lembrem-se disto e quem um dia julgas em falso um dia será julgado por Deus. A justiça realmente tarda mais não falha. Agora é bem provável que irão tirar este meu comentário, pois são pessoas injustas que somente olham para o próprio umbigo. Que Deus tenha piedade de vocês!
ResponderExcluirVocê acima disse que todos foram injustos mas não falou sua versão. Se você sabe outro lado da versão porque não narrou? Que Deus tenha piedade de você pois nos criticou e não mostrou a verdade evocando o nome do Senhor. Agora para você ficar bem com o Senhor diga-nos o outro lado da versão ou será castigado pelo todo Poderoso.
ResponderExcluirDigitem no Google o nome dele que a foto dele aparecerá.
Damastênio
gotaria de saber,se alem de muitos comentarios se algo foi feito legalmente contra o tal suposto agressor RYAN ZURRER.poquer isso foi uma coisa que atingiu em peso toda a populacão nao acham?
ResponderExcluirEmanuel Neri responde: a direção da Energisa enviou um dos seus dirigentes, Almar Siqueira, para administrar este caso de ameaça de agressão de um dos seus funcionários, o canadense Ryan Zurrer. Siqueira reconheceu que houve comportamento agressivo por parte de seu empregado e que, por isso, ele seria afastado de São Miguel do Gostoso. O dirigente da Energisa disse que a empresa não concorda com nenhum tipo de desvio de conduta de seus empregados, daí o motivo de sua transferência para outra cidade em que a empresa também atua. Na tarde de sábado, a esposa de Ryan Zurrer - talvez por saber que o marido será transferido de São Miguel do Gostoso - cometeu um novo ato igualmente agressivo. Sem se identificar, ela foi à casa da proprietária do restaurante Armazém das Massas, reclamar pelo fato de ela não ter desconsiderado a falha de seu marido. A mulher de Ryan estava alterada, falando muito alto, em alguns momentos bastante agressiva, o que gerou mais um grande constrangimento à proprietária do restaurante. Está na hora de a Energisa acelerar a transferência de seu empregado, para evitar novos problemas tanto para a vítima de ameaça de agressão como para a comunidade, que não aceita este tipo de agressividade contra moradores locais ou visitantes.
ResponderExcluirOlha, nada contra o turista estrangeiro, mas não se pode permitir o desrespeito a quem quer que seja. Todo turista merece respeito.
ResponderExcluirAgora, o cara sai lá da patria amada idolatrada dele, vem para a nossa terra, onde tem palmeiras e canta o sabiá, para alem de faltar com o respeito às pessoas, trazer drogas, vem atras da prostituição, já que o Brasil perdeu a forma tão linda do mapa, e hj é o mapa é uma enorme bunda...., chegam em São Miguel achando que é colonia de qualquer lugar. Sem generalizar, pq conheci estrangeiros fantásticos ai, mas a grande maioria está chegando em São Miguel e virando rei..Eu penso que as autoridades deveriam estar mais atentas, e tratar o turista estrangeiro com respeito, mas com desconfiança, como fazem conosco qdo visitamos o pais deles; aliás conosco a desconfiança é tão grande que eles simplismente matam, e pronto.
A população tem que tratar o turista com respeito é claro, porém, nao é necessário estender tapete vermelho não.
Alooooo autoridades de São Miguel helooooo!!!!! Olha a Copa do Mundo chegando!!!!!!!
Aloooooo empresários!!!!!!! Turista traz divisas, mas trazem outras coisas também, fiquem atentos!!!!!, não são reis, o Brasil ja deixou de ser colonia, faz tempo.
Alooo população de São Miguel, exija ser tratado melhor que o turista, pq eles passam e nos ficamos.
Tomara que tudo esteja resolvido da melhor forma.
Que tal fazer uma cartilha e distribuir para o turista estrangeiro, informando que no Brasil o que se come tem que se pagar, e deixar naquele barzinho que é apoio ao turista kkkk e que sempre esta fechado. Ah, deus me livre, tb precisa mudar algumas coisas em São Miguel.
DEviamos ouvir a parte dele, primeiro é canadense nao é do nosso Pais... AS veses jornalista aumenta demass, e pior a pessoa que fala como foi pra ele, tem muitas pessoas querendo ser coca preta inventando historias .... Cada um tem seu jeitoo de agir... e so um alerta pra as pessoas de restaurantes e varioss.. Cuidado pra nao ficar como PIPA, as coisas caras demas, e assaltantes contrabando, Drogas..
ResponderExcluirCarlinho
Vi uma foto dele num link (procurei pelo google),mas nao consegui copiar para aqui.
ResponderExcluirAte a data de 20/06/2013 ele não foi transferido. celia.garcia@energisa.com.br
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