segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Debate político em Gostoso continua radicalizado; este blog é contra intolerancia e não aceita ofensas

Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem evoluído muito nos últimos anos. Tem crescido economicamente, há mais renda e mais empregos para a população, tem aumentado o nível de organização social da cidade, mas ainda falta muita coisa para que se experimente um grau maior de maturidade e de civilidade da população.
Nesta cidade o debate político é extremamente radicalizado. Falta um certo grau de refinamento e civilidade na questão política. Quem está de um lado – ou pertence a um grupo político - quer mais é que os do outro lado desapareçam. A radicalidade política está presente em qualquer tema de discussão.
O noBalacobaco tem sentido na pele esta radicalização. Os comentários que chegam para o processo de moderação (ou filtragem) do blog, para posterior liberação, ainda contam com muitas ofensas e agressões. Um grupo grande de pessoas ainda trata os adversários com muito rancor. É como se fosse uma espécie de Fla X Flu - ou ABC X América, para ter um sabor mais local.
Este blog tem observado que muitos dos comentários dos seus leitores têm argumentos bem construídos, mas muitas vezes descambam para ofensas. Por isso não são liberados. É comum a utilização de termos como ladrão, safado, cara de pau, sacana, além de outro palavreado com teor muito mais pesado e agressivo.
É necessário que a crítica seja feita de forma respeitosa. Não se pode tratar alguém – de quem somos adversários ou discordamos politicamente – com adjetivações agressivas. A crítica tem que ser construtiva, nunca destrutiva. Se o leitor abandonasse o tom depreciativo, o debate seria bem mais interessante.
Este blog já afirmou que não é espaço para denúncias e ofensas. Quem tiver denúncia para fazer, procure o Ministério Público – é um órgão que tem poderes constitucionais para apurar qualquer tipo de irregularidade, pública ou particular. O pior é que tais denúncias quase sempre se escondem no “anonimato”.
O último post deste blog – que trata da sucessão municipal em São Miguel do Gostoso – acendeu ainda mais a chama da radicalização deste debate. Quase a totalidade dos comentários enviados ontem a este blog continham ofensas e acusações a adversários – e por isso não foram liberados. O noBalacobaco não dará guarida a estas ofensas.
Além da responsabilidade e da questão ética que pautam o noBalacobaco, este blog pode ser responsabilizado legalmente caso abrigue ofensas e acusações levianas. Aqui há espaço para críticas, inclusive ao blog e seu autor. Mas não para agressões e acusações contra quem quer que seja, principalmente autoridades.
Quer contribuir com o debate em torno do futuro de São Miguel do Gostoso, então você tem que ser mais manso e civilizado. Não é no grito e na pancadaria verbal que você vai convencer o eleitor a votar em seu candidato/a ou abraçar sua causa política. A democracia tem como princípio básico o respeito ao adversário e à vontade da maioria. Fora disso, é o autoritarismo, do qual queremos distância.
Então chegou a hora de se ter mais moderação neste tipo de debate. O noBalacobaco será rígido com ofensas e agressões irresponsáveis. E não pense que se trata de censura. Isso é responsabilidade, ética e moral, princípio pelo qual todos deveriam se pautar. A intolerância e a má educação verbal não terão espaço neste blog.
Veja abaixo outro post deste blog falando da intolerância em São Miguel do Gostoso.

5 comentários:

  1. Devemos pensar no bem geral de nosso povo e não se aquele politico é isso ou aquilo. Eleger um politico e o mesmo ser eleito é bem fácil. Quero ver é o povo seguir passo à passo os 4 anos de todos os eleitos e se os mesmos sairem da linha repreendê-los e prostestar e exigir trabalho. Politico é um funcionário que só está onde ele está para trabalhar para o povo que tira dinheiro do seu bolso para pagar o seu salário e as obras que são feitas. Se não estiverem trabalhando bem e não administrando o nosso dinheiro bem vamos pedir sua demissão (Ministério Público) O povo também precisa trabalhar e fiscalizar, acompanhar. Se o povo acha que eleger já é cumprir com seu papel então o erro já começa com o povo, resultado: péssimos politicos. Os politicos e o povo devem trabalhar juntos. alguém paga um pedreiro para fazer sua casa e não vai ver a obra nem fiscalizar? Com certeza a casa vai ser mal feita e cair. São Miguel do Gostoso é nossa casa e não vamos deixar na mão dos 'pedreiros' sem fiscalizar.
    Nisia dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Muitos anônimos as vezes exageram nos seus comentários devido o tipo da politicagem suja que é feita em nosso Município, são pessoas brigando pelo poder, e faltando com respeito aos demais candidatos, como também, ao povo, antes aqui em Gostoso os bacuraus digo o PMDB eram oposição a atual administração, hoje partido foi tomado e entregue a políticos ligados a atual administração, isso sem acontecer do atual Prefeito mudar para partido nenhum, continuando sempre no dele, aí pergunto porque tudo isso?, vale a pena fazer essa reviravolta na política do Município, seria mais coerente, mais satisfatório, respeitoso e correto que isso não tivesse acontecido, que cada um ficasse em seus partidos, porque partido não ganha política, mas infelizmente vivemos num país onde muitos só visam o poder, e não a igualdade, a fratarnidade e o bom senso, porque todos nós somos iguais e que aqui neste mundo não tem ninguém melhor que outro, e todos precisam de uma chance para conseguirem os seus objetivos, mas respeitando acima de tudo o próximo.
    Júnior.

    ResponderExcluir
  3. E o elefante branco que vivi abandonado na av. dos arrecifes ouvi falar que vai ter uma reportagem para saber o que foi que aconteceu com um prédio viver abandonado pois até hoje as prividências não foram tomadas e o dinheiro sumiu.

    ResponderExcluir
  4. isso vai dar o que falar e muito só sei que é verdade um tremendo prédio inacabado que só vai lá os mocegos e os ratos, só sei que o culpado não sou eu.
    Fernando

    ResponderExcluir
  5. As vezes agente pensa que aquí não existe essas coisas, quando assistimos pela televisão, deixa que bem pertinho da gente existe, também, incrível como os políticos do nosso pais deixam acontecer coisas desse tipo.

    ResponderExcluir