segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fligostoso trouxe emoções, conhecimento e muita cultura a crianças e jovens de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Foi um acontecimento cultural para ninguém botar defeito.
O Festival Literário de Gostoso, mais conhecido por Fligostoso, que aconteceu em São Miguel do Gostoso de 28 a 30 de abril, foi para encher corações e mentes. Principalmente de crianças e jovens, pois a literatura infanto-juvenil foi o foco principal deste importante evento na cidade.
Durante três dias, houve exibição de filmes, teatro, palestras, oficinas culturais, contação de histórias, apresentações artísticas e muitas outras atividades. O Centro de Cultura da cidade, local do evento, manteve-se cheio, principalmente de crianças e adolescentes, nos três dias do Fligostoso.
Parabéns ao Sesc e à Prefeitura de São Miguel do Gostoso pela realização de mais este evento cultural na cidade. Outros acontecimentos culturais de grande importância, como a Mostra de Cinema de Gostoso e Bossa & Jazz, já são realizados aqui. Todos eles atraem público de fora para a cidade.
Mais do que atrair público de fora para estes eventos, acontecimentos como o Fligostoso contribuem de forma decisiva para a formação cultural e educacional de crianças e jovens de São Miguel do Gostoso. Para quem acompanhou o Fligostoso, não há dúvidas de que este evento marcou este público para sempre.
Biblioteca móvel, montado em carreta (foto acima, visitada por crianças) e estandes de editoras para a venda de livros,  nos jardins do Centro de Cultura, foram muito visitados por jovens e pais. Em outros locais, havia espaços para oficinas de vivência em narrativas e construção de histórias a partir da linguagem visual.
Durante o Fligostoso, houve palestras interessantes. Uma delas ocorreu na noite do dia 29, sexta-feira, e foi dada pela escritora gaúcha Cleo Bussato. Esta escritora falou sobre literatura e “encenou” partes do livro de sua autoria, “A Fofa do Quarto Andar”. Foi um dos melhores momentos do Fligostoso.
Também na noite do dia 29, o responsável por este blog falou sobre seu livro, “Cabeças do Vento”, que fala de São Miguel do Gostoso, e incentivou os jovens presentes a também contarem suas histórias. No sábado, a escritora carioca Lúcia Fidalgo abordou o tema “Dialogando com os livros e com as histórias”.
Houve ainda ótimos espetáculos de teatros e bons filmes que passaram no auditório principal do Centro de Cultura. Um destes espetáculos foi “O Seu rei Mandou”, da Cia Meias Palavras, de Pernambuco. Outro bom espetáculo foi o “Cabe na Mala”, do grupo carioca “Os Tapetes Contadores de História”.
No sábado à tarde, foi exibido o filme “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, um drama/romance que envolve adolescentes. Este filme foi o ganhador do prêmio principal da Mostra de Cinema de Gostoso, em 2014. Mas houve muitas outras atrações que encheram os olhos da população de São Miguel do Gostoso.
No final da tarde do sábado, um “cortejo cultural” saiu da Praça dos Anjos, no bairro do Maceió, e foi até o Centro Cultural, acompanhado pro grupos teatrais locais e de outras cidades. Quem assistiu a passagem deste cortejo se emocionou. A pergunta que se faz, depois de ver tudo isso, é a seguinte:
Quando São Miguel do Gostoso teve oportunidade de ver tantos acontecimentos culturais diversos ocorrendo na cidade?
Para se ter uma ideia do resultado do Fligostoso, basta ver o resultado de oficinas que estimulavam a criatividade de jovens. Estes adolescentes iam retirando palavras ou objetos de um “baleiro” e, a partir daí, escreviam frases, em um grande painel, que tivessem a ver com aquelas palavras ou objetos.
O resultado deste trabalho impressionou por sua sensibilidade e base poética.
Um dos jovens escreveu: “E eu, no meu universo, me equilibrando entre fúria e afeto”. Outro escreveu: “A inspiração vem do ângulo dos seus olhos”.  Mais uma construção poética belíssima escrita por outro jovem. “Vou olhar para o sonho”. Linda a inspiração destes jovens talentosos da cidade.
O Fligostoso foi assim. Emoções à flor da pele, divulgação de conhecimentos e muita criatividade para todos aqueles que foram ao Centro de Cultura ver um dos momentos mais significativos para a cultura de crianças e jovens de São Miguel do Gostoso.
Que o Fligostoso prossiga – e cresça mais ainda nos próximos anos. E continue a trazer e produzir emoções e conhecimento para crianças e jovens de São Miguel do Gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário