quarta-feira, 14 de outubro de 2015

São Paulo faz exposição de Câmara Cascudo, escritor potiguar ainda pouco conhecido no restante do Brasil



Por Emanuel Neri
Se você é potiguar, ou seja, nasceu no Rio Grande do Norte - ou mesmo aqueles que escolheram o RN para morar -, tem um grande motivo para se orgulhar.
É que, a partir do dia 20 de outubro, começa em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, a exposição de Luis da Câmara Cascudo. Talvez seja esta a maior oportunidade de dar mais visibilidade a este potiguar, que nasceu em 1898 e faleceu em 1986, para ser mais conhecido do grande público brasileiro.
Embora seja um intelectual de primeiríssima linha, Câmara Cascudo jamais teve oportunidade de ter uma apresentação tão completa de sua obra, como esta. A exposição vai até fevereiro de 2016 e deve ser vista por milhares de pessoas. O Museu da Língua Portuguesa é um dos mais visitados museus do Brasil.
Historiador, antropólogo, advogado, jornalista e folcloristas, Câmara Cascudo é considerado um dos mais importantes pesquisadores da cultura popular brasileira. Acredita-se que ele tenha escrito mais de 200 livros. Apesar disso, ele é ainda é pouco conhecido fora do Rio Grande do Norte e, em parte, do Nordeste.
Pois agora esta exposição da obra de Câmara Cascudo vai dar a visibilidade – e o reconhecimento – que faltava a ele, em especial no chamado “mundo acadêmico” – nas universidades de todo o país. Sua exposição, com 600 m2, é uma iniciativa da Casa da Ribeira, ONG de Natal que trabalha com cultura e arte.
Nesta quarta-feira (14/10) o jornal Folha de S. Paulo deu quase uma página (veja abaixo) para falar desta importante exposição. Além desta mostra, Câmara Cascudo voltará a ser destaque em uma série de TV que será dirigida, a partir de 2016, pelo cineasta paulista Eugênio Puppo, que também dirige a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso.
Em sua vasta obra literária, Câmara Cascudo escreveu livros que são referências em várias frentes da cultura brasileira. É de sua autoria, por exemplo, “História da Alimentação no Brasil” – tema do seriado de TV que será dirigido por Eugênio Puppo e que terá a participação dos principais chefes de cozinha do Brasil.
Câmara Cascudo escreveu outros grandes livros, como “Dicionário do Folclore Brasileiro” e “Geografia dos Mitos Brasileiros”. Outro livro importante desta safra é o que reproduz cartas trocadas entre ele e Mário de Andrade (1893-1945), escritor paulista que foi um dos líderes da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, que teve grande influência na arte do Brasil.
As cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade – o primeiro morando em Natal e o segundo em São Paulo – são um retrato fiel da cultura e da política brasileira entre o período que vai do final de 1920 a 1940. As cartas também fazem referências à produção literária destes dois grandes escritores.
A amizade entre Câmara Cascudo e Mario de Andrade levou o escritor paulista a uma longa viagem pelo Rio Grande do Norte. Em Natal, Mário de Andrade foi hóspede do escritor potiguar e ficou hospedado, por mais de um mês, em sua casa (foto), no bairro da Ribeira.
A exposição de Câmara Cascudo é um dos maiores acontecimentos culturais de 2015 em São Paulo. Segundo Gustavo Wanderley, curador da mostra, o grande legado deste escritor potiguar foi “registrar a vida as pessoas e revelar Brasis invisíveis”.
Pois são estes “brasis invisíveis” que vão estar expostos a partir da próxima semana, em São Paulo. Uma grande oportunidade para que o Brasil conheça mais o Brasil de Câmara Cascudo – e, por tabela, conheça também a rica cultura do Rio Grande do Norte.
Abaixo, links com a reportagem da Folha sobre a exposição de Câmara Cascudo, bem como outros textos e artigos sobre este grande intelectual e escritor potiguar.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/comida/236351-penso-como-existo.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/809389-cartas-entre-camara-cascudo-e-mario-de-andrade-registram-cumplicidade-da-dupla.shtmlehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_da_C%C3%A2mara_Cascudo
http://educacao.uol.com.br/biografias/luis-da-camara-cascudo.htm
http://www.pucsp.br/educacao/brinquedoteca/downloads/as_contribuicoes_luis_camara_cascudo_para_infancia_brasileira.pdf
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/luis-da-camara-cascudo-e-o-folclore-brasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário