domingo, 12 de junho de 2022

Lagoa do Cardeiro pode escoar água para o mar e criar problema ambiental em São Miguel do Gostoso. Idema notifica Prefeitura para evitar dano à natureza

 

Por Emanuel Neri

Todo ano é sempre a mesma coisa e o crime ambiental se repete.

Durante o período de chuvas, a Lagoa do Cardeiro, berçário da natureza e um dos principais cartões postais de São Miguel do Gostoso, recebe grande quantidade de água. Por causa disso, moradores e comerciantes da região abrem uma vala para que a água escoe para o mar, deixando a lagoa vazia.

A escavação da vala para o mar, conhecida como “abertura da barra”, provoca um enorme dano à natureza. Milhares de peixes, camarões e caranguejos, que habitam na lagoa, são arrastados para o mar. A água também arrasta ninhos de tartaruga que estão enterrados nas dunas, no entorno da lagoa.

A “abertura da barra” causa outro problema grave na lagoa. Como praticamente toda a água escoa para o mar, sobra no leito da lagoa apenas lama, que destrói a flora local e causa enorme fedentina na região. Quando isso ocorre, é como se “matassem” a vida da Lagoa do Cardeiro.

Pois, nos últimos dias, a Lagoa do Cardeiro está correndo novamente o risco de ser esvaziada. Moradores de São Miguel do Gostoso tem denunciado que pessoas com interesse na região estão abrindo uma enorme vala entre a lagoa e o mar, para que haja o escoamento da água.

Órgãos ambientais, como o Idema e a Procuradoria do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, já foram alertados sobre este crime ambiental. No último dia 2 junho, o Idema mandou a São Miguel do Gostoso a técnica Karla Torres Fasanaro para inspecionar o risco de dano ambiental no local.

O pedido foi feito pela procuradora do Meio Ambiente do RN, Marjorie Madruga. A vistoria à lagoa foi acompanhada pelo secretário de Obras do município, Manoel Paatricio e por Rubens Eduardo, que responde pela Coordenação da Defesa Civil de São Miguel do Gostoso.

O Idema comunicou à Prefeitura local que “não poderá realizar nenhuma ação, seja qual for, no entorno da lagoa”. Pediu para que qualquer ocorrência na lagoa seja imediatamente comunicado ao Idema. “O não atendimento da presente notificação acarretará na adoção de medidas cabíveis”.

Até agora não se tem conhecimento que a Prefeitura comunicou ao Idema a tentativa de “abertura da vala” que vem sendo feito entre a lagoa e o mar. Qualquer pessoa que passe por ali vai ver que a vala é enorme e que falta pouco para romper o pequeno trecho de terra que separa a lagoa do mar.

Sangradouros na lagoa

Para os órgãos ambientais do RN, a melhor solução para o local é a colocação de sangradouros (tipo de comportas) que regulem a quantidade de água que deve ser despejada no mar, sem que isso cause qualquer problema ambiental. O sangradouro seria aberto (ou fechado) sempre que houvesse necessidade de regular o volume de água da lagoa.

Nesta segunda (13/6), haverá uma vistoria do Idema na lagoa e, às 9h30, haverá reunião do órgão ambiental com a Prefeitura para tentar evitar o rompimento da lagoa. Se até lá a vala não continuar sendo cavada, é provável que a Lagoa do Cardeiro possa sobreviver a mais esta investida.

É lamentável que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso não tome providenciais sérias para evitar que um sério dano ambiental seja causado à natureza local. É sempre assim. Chove, há reclamações de vizinhos da lagoa e a Prefeitura fecha os olhos para o risco de haver um desastre ambiental.

10 comentários:

  1. Com essa situação crônica da lagoa do cardeiro, ja deveria a Prefeitura Municipal pensar em uma infra estrutura, para que quando houvesse o transbordamento da lagoa, fosse possível controlar o enchimento da mesma na época de grandes chuvas.
    Gilson Machado
    ebgilson5@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou moradora do Santo Cristo e defensora da manutenção da Lagoa do Cardeiro. O que fazem para escoar a água da lagoa para o mar é um crime ambiental grave e altamente destrutivo para o meio ambiente. Teremos em breve um resort sendo construído na beira da lagoa, e estamos a um passo de perder a lagoa e toda a natureza dessa região de uma vez., principalmente se a lagoa estiver seca.

    ResponderExcluir
  3. Realmente lamentável essa falta de sensibilidade da administração local com o meio ambiente. Pelo jeito o prefeito bebe da mesma fonte do presidente, que tem como meta a destruição do meio ambiente. Acorda prefeito!!!

    ResponderExcluir
  4. O anônimo acima deveria mais se informar dos fatos, pois o Governo Federal tem sido um dos que mais tem preservado o Maio Ambiênte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova que é mentira com fontes e, confiáveis pfv

      Excluir
  5. Todo mundo sabe quem são os mandantes do estouro da lagoa e nada acontece

    ResponderExcluir
  6. Até quando os políticos do nosso Município irão entender que questão de saúde tem que ser prioridade, ontem 13 de Junho uma senhora chega a falecer no centro de saúde da nossa cidade, e vejam que ela já estava lá internada a quatro dias, prefeitura gasta dinheiro com mil coisas e muitas são desnecessárias, agora deixar uma pessoa morrer atoa por ser pobre e não ter condições de arcar com as despesas, meus Deus onde anda o coração de tanta gente que pode fazer e não faz, pra esses pessoas que se dizem representantes do povo eu digo uma coisa, tenham vergonha na cara de vocês, despesa com saúde de um ser humano é a mais justificável que possa existir, e porque deixar isso acontecer.

    ResponderExcluir
  7. A lagoa está lá. Sempre esteve. Proprietários de áreas contíguas querem construir em áreas nobres contando com ações de repressão aos movimentos naturais. Pior de tudo é que as áreas são nobres por causa da beleza natural. Os agressores, míopes que são, atuam para matar a galinha dos ovos de ouro.

    ResponderExcluir
  8. Vamos preservar a nossa lagoa do Cardeiro, ele fiva linda quando está cheia.

    ResponderExcluir
  9. Como Preservar a Lagoa do Cardeiro, se o poder Público Municipal não faz um trabalho mantendo o escoamento da lagoa até um certo limite, quando a lagoa está cheia fica uma coisa linda, e quando vai embora praticamente todo água fica só a lama e com mau cheiro.

    ResponderExcluir