quarta-feira, 25 de maio de 2022

Patrimônio da União quer fechar barracas de Tourinhos. Além de renda e empregos, São Miguel do Gostoso perde atração de sua praia mais bonita

Por Emanuel Neri

A quem interessa o fechamento das barracas de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso?

Responsáveis pelo emprego de centenas de pessoas e pelo sustento de inúmeras famílias, as barracas de Tourinhos receberam, na semana passada, notificação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para encerrar suas atividades. Aos barraqueiros, não foi dada nenhuma oportunidade para regularizarem suas barracas.

A decisão da SPU , um órgão do governo federal, surpreendeu não só os barraqueiros como a milhares de turistas que, todos os anos, frequentam aquela praia. Tourinhos é considerado o principal cartão postal de São Miguel do Gostoso e é apontada como uma das praias mais bonitas do Brasil.

Não é novidade que as barracas de Tourinhos precisam ser regulamentadas. Mas esta é uma tarefa que cabe à Prefeitura local, além de órgãos como a SPU, Idema e Ministério Público. Da forma como foi feita, a ordem para fechamento das barracas é uma violência contra as pessoas que dependem daqueles espaços para viverem.

Foi grande a repercussão à decisão da SPU tanto em São Miguel do Gostoso como no Rio Grande do Norte. Veículos de imprensa também deverão repercutir esta radical medida, que põe em risco a sobrevivência de barraqueiros e de centenas de pessoas que trabalham para aquele tipo de comércio.

Enquanto os barraqueiros tentam resistir, organizando abaixo-assinado para encaminhar às autoridades, Prefeitura e Câmara Municipal do município se mobilizam para ver como enfrentar a situação. A presidência da Câmara tenta marcar reunião com a SPU para encontrar uma solução para não fechar as barracas.

Nesta terça-feira, durante reunião com o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, a governadora Fátima Bezerra lamentou a ordem para o fechamento das barracas. “Um absurdo fazerem isso desta forma autoritária. Tinham que ter conversado com o prefeito, com a Câmara e com os barraqueiros”, disse.

“As soluções existem e precisam ser encontradas com diálogo, preservando a geração de emprego e renda das famílias dos comerciantes”, afirmou Fátima Bezerra. A governadora também se colocou à disposição para colaborar com uma solução que traga de volta a paz e a alegria para as barracas de Tourinhos.

Se a SPU insistir na ordem de fechamento, não só barraqueiros e seus empregados perderão renda e empregos. São Miguel do Gostoso também será prejudicado enormemente. Tourinhos é o local de  maior atração da cidade e, sem suas barracas, o turismo local vai perder uma de suas principais atrações.

Cabem às autoridades locais procurarem imediatamente soluções para este sério problema.

As barracas de Tourinhos precisam continuar funcionando dentro de regras de respeito ao meio ambiente, princípios de higiene, além de obedecer os limites de espaços para que elas possam funcionar sem ferir a lei. Cabe à Prefeitura a maior responsabilidade por achar uma solução para evitar o colapso daquela bela praia.

Esta coluna tentou falar com Fernando Castro, funcionário da Prefeitura local e responsável pela gestão da orla em São Miguel do Gostoso. Este espaço está à sua disposição para que ele fale dos motivos pelos quais a SPU quer fechar as barracas do Tourinhos, sem sequer sugerir algum tipo de regulamentação para seu funcionamento.

 

15 comentários:

  1. Godoyevas@gmail.com25 de maio de 2022 às 08:18

    Sou Paulistana e frequento São Miguel do Gostoso faz 3 anos, é um crime contra aquelas familias retirar as barracas de Tourinhos, que movimentam a pequena economia local . Quiosques padronizados com cozinhas em alvenaria e banheiros são bem vindos para melhorar as condições mais salubres de funcionamento. Repensar decisão não é uma vergonha e sim uma virtude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Tem algo estranho nessa estória. Pq fariam isso ? Sem justificativa nenhuma ?

      Excluir
  2. Mui importante este artigo, q tenta esclarecer os obscuros designios das novas disposiçoes q favorecem ocultos intereses mezquinos de algum conchavo politico economico .

    ResponderExcluir
  3. Essa tentativa de retirada dos barraqueiros da praia do Tourinhos já vem acontecendo a bastante tempo, o poder Público Municipal fechou os olhos a tal acontecimento, agora como é ano de eleições não vai faltar quem queira dá uma de salvador da pátria, sinceramente ou politicagem sebosa essa do nosso Município, está na hora de todos se unirem fazer manifestações com cartazes trazer emissoras de tvs e com a presença de toda população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa cidade está abandonada, vejamos as principais ruas, todas esburacadas e quando chove piora mais ainda, e as outras que não tem calçamento pra falar a verdade está em uma situação que os moradores já saem posando na lama ou dentro dagua, como sabemos hoje nossa cidade só de ICMS recebe mais de um milhão por mês, fora todas as outras arrecadações que somadas chega aos quatro milhões por mês, aí se ver tanto descaso com os nossos moradores.

      Excluir
  4. Essa briga e desde 2019 e nada fizeram pra mudar esse absurdo.avante barrqueiros do tourinhos tem meu apoio

    ResponderExcluir
  5. Esse e assunto que já deveria esta resolvido porque essa situação não é de agora, antes tinha o problema devido que não tinha o banheiro, mais agora tem; com isso ficou mais fácil para os turistas. Com o fechamento das barracas pra as pessoas que se sustentam fica difícil conheço muita pessoas que tiram o sustento da família.....

    ResponderExcluir
  6. Não bastou os portugueses virem e 'destruir' a cultura indígena ??? Mas uma vez um invasor das nossas terras tenta descolar uma cultura que gera renda, famílias levantam cedo, antes mesmo do sol, para poderem sobreviver e alimentar os que sentam em suas mesas ao final do dia. Além do grande movimento turístico que elas trazem a nossa cidade , sendo grande fonte de renda que mantém a cidade... Como dizem os nativos "quem manda aqui são os gringos." Horrível essa frase, mas está cada vez se tornando mais real a cada dia que abro os olhos e coloco as estrelas pra dormir.

    ResponderExcluir
  7. Segue comentário local, liberado após exclusão de comentários ofensivos à Prefeitura. Como não foram apresentadas provas, parte do comentário foi excluído.
    "O que está faltando em nosso Município é autoridades comprometidas com os problemas do nosso Município, vejamos o caso dos barraqueiros da praia do Tourinho, não há justificativa do poder Público Municipal, porque a praia do Tourinhos é um melhores pontos Turísticos do nosso Estado e do Brasil, os problemas estão aí as vistas de toda população enquanto quem pode fazer alguma coisa fecha os olhos a tais acontecimentos, as nossas ruas faz até vergonha é só buracos e alagamentos quando chove ficam de uma maneira que as pessoas não podem até saírem de casa com tanta lamas e água, enquanto isso se observa vários gastos como da vinda de jogadores de outras cidades para jogar em times locais.".

    ResponderExcluir
  8. Ministério Público será acionado devido horário com som durante as noites na nossa cidade, secretária de Turismo toma as decisões que ela bem quer, prejudicando o sossêgo de quem realmente veio pra descansar e o sono dos nossos moradores.

    ResponderExcluir
  9. Divulgado pela Secretaria Municipal de Turismo e Comunicação a Programação do São João Gostoso, sendo que só poderá ser feito uma festa em todo o Município,por data, aí fica o alerta a quem pensa em fazer festas individuais durante o São João, caso haja descumprimento tomaremos as devidas providências

    ResponderExcluir
  10. Fechada toda a programação do São João Gostoso em São Miguel do Gostoso, onde por dia só acontecerá uma festa conforme programação, valendo para todo o Município.

    ResponderExcluir
  11. Fale quem quiser mais o Prefeito que trabalhou aqui de verdade foi João Wilson, depois dele até o que ele deixou esta se acabando, já que os outros nem a manutenção fazem.

    ResponderExcluir
  12. Prefeitura determina que todas as festividades Juninas funcionem até as 02: hs da manhã

    ResponderExcluir
  13. Hamburgueira e Petiscaria localizada na Av. dos Arrecifes descumpre calendário da programação do São João Gostoso, onde durante o dia 23 que seria realizado só a festividade do Arraiá da Juventude no Distrito de Tabua.

    ResponderExcluir