quarta-feira, 1 de setembro de 2021

São MIguel do Gostoso está perdendo o controle sobre o abuso do som na cidade. Há reclamações de moradores e de turistas que visitam a cidade

 Por Emanuel Neri

São Miguel do Gostoso está perdendo o controle sobre o abusivo som nas ruas da cidade.

Quem acompanha este blog, basta ver, na seção de “comentários” dos  seus posts, as inúmeras reclamações de moradores contra os excessos de som, até altas horas da madrugada, que ocorrem em bares, restaurantes e até em residências.  Isso sem falar em paredões de som.

O uso de som abusivo pode levar à decadência do turismo de São Miguel do Gostoso.

Cidades turísticas que não conseguiram por ordem no abuso de som acabaram por fracassar. Canoa Quebrada, outrora importante polo turístico do Ceará, hoje vive momento de decadência. Tudo isso pelo descontrole do som na cidade.

Nas ruas de Canoa Quebrada, há uma disputa de bares e restaurantes pra ver quem deixa o som mais alto. Quase ninguém suporta tanto barulho, até porque é impossível conversar com alguém em restaurantes e bares da cidade. Muito menos dormir em paz.

São Miguel do Gostoso corre o risco de se tornar uma nova Canoa Quebrada caso não consiga por ordem no seu som urbano. Há reclamações de moradores e turistas que vêm à cidade e que esperam encontrar um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

O som abusivo começa a pipocar em ruas e bairros da cidade. Na rua da Xepa, importante ponto turístico local, donos de uma pousada travam uma briga feroz com o proprietário de um bar que faz festa até de madrugada. A briga deve acabar na Justiça.

Na entrada da rua Cavalo Marinho, também há muita reclamação, de moradores e de donos de outros estabelecimentos, contra um show que acontece nos finais de semana, sempre com som altíssimo, em uma calçada que dá para a avenida dos Arrecifes.

Muitos moradores também reclamam do som excessivo de residências vizinhas. Se isso não bastasse, há paredões de som que param diante de bares, em vários pontos da cidade, e se excedem no volume de som – e, o pior, com músicas de mau gosto.

O fato é que São Miguel do Gostoso está sendo prejudicado por este descontrole de som nas ruas da cidade, em especial nos finais de semana. A Prefeitura deveria criar regras para que este abuso de som não prejudique o turismo. E a polícia deveria agir com mais rigor.

Se não forem tomadas providências, é quase certo que o turismo de São Miguel do Gostoso, a exemplo do que ocorreu em Canoa Quebrada, vai entrar em decadência. 

Ninguém quer viver ou visitar uma cidade onde não se pode descansar, muitas vezes sequer dormir em paz. 

 


12 comentários:

  1. Esqueceste de comentar sobre os cultos religiosos que utilizam paredões para suas pregações, como se Deus fosse ouvir lá do céu. Isso também atrapalha em diversos pontos da cidade, mais precisamente no conjunto habitacional. Os finais de semana são horríveis. Cadê a lei? Nenguma fiscalização?

    ResponderExcluir
  2. Além dos fogos de artifício, uma pratica comum aqui na cidade e já proibido em outros polos de turismo ambiental no país inteiro. Os prejudicam e assustam a fauna, os idosos e em alguns casos crianças com deficiência.

    ResponderExcluir
  3. Além do som altíssimo, mal regulado , cantores desafinados dos cultos dos crentes , também temos os carros que passam nas ruas fazendo propaganda dos supermercados .

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente,eu que moro aqui na xepa é impossivel dormir, fica ainda pior de madrugada quando fecham tudo, chegam a ficar 5 paredões ao mesmo tempo, infelizmente não adianta ligar para a policia eles nem sequer atende.
    O ideal era um posto militar aqui.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante o assunto abordado por esse canal de informações, são diversas reclamações de moradores e turistas que visitam a nossa cidade, aqui na principal avenida da nossa cidade um senhor colocou um bar onde com certeza está tirando o sossego de toda uma vizinhança, com um som muito alto, e aglomeramento de pessoas que ficam dançando até no meio da rua, coisa nunca vista em nossa cidade, aí se pergunta aonde é que está as nossas autoridades que até o momento teem fechado os olhos a um fato tão abusivo e pertubador aos nossos moradores, é preciso que providências sejam tomadas pelo poder Municipal ou pelos nossos moradores, enquanto há tempo, pois o mesmo fato já aconteceu em outras cidades turísticas e que veio a falência do Turismo.

    ResponderExcluir
  6. Verdade amigo, muitos polos turísticos vieram a falência por motivos de uso de som muitos altos

    ResponderExcluir
  7. É triste se observar som muitos altos durante a noite aqui no centro da nossa cidade, tirando a sossego dos nossos moradores e consequetemente afastando o turista, pedimos as nossas autoridades que tomem as devidas providencias, usar um som ambiênte em um determinado local é uma coisa, agora fazer das nossas ruas clubes usando som muito alto é totalmente ilícito.

    ResponderExcluir
  8. É preciso o poder Municipal tomar as devidas providência, pois nunca foi visto fatos dessa natureza acontecerem aqui na nossa cidade durante outras gestões, agora fechar os olhos a determinadas medidas que certas pessoas estão tomando isso é inadmissível, pois os nossos moradores se sentem prejudicados por tantos descasos e que nenhuma providência é tomada.

    ResponderExcluir
  9. Continua tudo do mesmo jeito os som muitos altos nas ruas de Gostoso, é preciso que se tomem as providências.

    ResponderExcluir
  10. A verdade é que continua som muito alto aqui na nossa cidade, tirando o sossego de moradores que residem próximo ao local onde funciona, em outras cidades onde aconteceu esse mesmo fato prejudicou o turismo, pedimos que as nossas autoridades tomem as devidas providências.

    ResponderExcluir
  11. Em plena sexta feira o barulho presente nas ruas da nossa cidade, isso é um absurdo, onde é que estão as autoridades do nosso Município.

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Emanoel Neri, como o seu blog é um canal de informações em nosso Município gostaria muito que o Sr.se pronuncia-se mais uma vez quando o assunto abordado é som que funcionam muito altos pertubador o sono de nossos moradores, e aqui principalmente no centro da nossa cidade já virou rotina todos os finais de semanas, pois se liga pra polícia eles dizem que só podem tomar certas decisões com o aval do poder Público, no caso a Prefeitura, e se procura a Prefeitura sempre manda aguardar porque já estão tomando as providências, o tempo passa e tudo sempre acontecendo todos os finais de semanas, são bares com som muitos autos e gritos de pessoas já totalmente embriagada s, pois como já foi citado inclusive neste canal de informações que várias cidades do nosso país vieram a falir no turismo quando o mesmo era sua principal fonte de renda a sua população, e isso não podemos permitir que venha a acontecer com a nossa são Miguel do Gostoso, portando gostaria até mesmo que não publicasse esse comentário, pois desde já agradeço a sua compreensão.

    ResponderExcluir