domingo, 18 de outubro de 2020

Voltam as carreatas eleitorais barulhentas com transtornos nas ruas de São Miguel do Gostoso. Não são aotadas medidas para evitar casos de Covid-19

Por Emanuel Neri

Pode ser que parte da população aprove e participe do estilo como a campanha eleitoral para prefeito de São Miguel do Gostoso  está sendo feita atualmente. Este blog respeita estas opiniões. Mas se sente no direito de criticar a enorme bagunça em que se transformou a campanha, agravada pelo enorme risco de ampliação do Coronavirus na cidade.

O que se viu na tarde e noite deste sábado (17/10), nas ruas da cidade, foi mais um festival de horrores. Qualquer pessoa razoavelmente inteligente sabe que, do jeito que as campanhas estão sendo feitas, é uma espécie de “tiro no pé”. Desta vez, a carreata que passou horas nas ruas, com barulho ensurdecedor, além de travar o trânsito, foi do prefeito Renato de Doquinha.

A concentração da carreata começou a partir do meio dia, no bairro do Maceió. Mas se agravou no final da tarde, próximo ao início da manifestação. As ruas do bairro ficaram totalmente congestionadas. Não saia nem passava nenhum carro pelo meio da carreta. No final da noite, era gigante o congestionamento de veículos com turistas que vinham da praia do Tourinhos.

A exemplo do que já havia acontecido uma semana antes na campanha de Miguel Teixeira, o som era ensurdecedor. Além do barulho provocado por inúmeros paredões de som, havia ainda o interminável espocar de foguetes e rojões, assustando crianças, animais e incomodando idosos que moram na região.  Houve muitas reclamações, mas a manifestação continuou.

É de uma tremenda insensatez fazer uma manifestação deste tipo em pleno sábado, quando a cidade está cheia de turistas. A partir das 19h, quando a carreata de Renato saiu pela avenida dos Arrecifes, passando por outros bairros, muitos turistas ficaram ilhados em ruas e pousadas, sem poder sair para jantar.  Nas pousadas e restaurantes houve muitas reclamações.

 Há informações deque, em algumas pousadas, turistas fecharam suas contas e foram embora para suas cidades de origens. Não dá para imaginar que uma cidade que vive do turismo trate os turistas desta forma.  E não são só turistas que sofrem com a irresponsabilidade dos políticos. Moradores de São Miguel do Gostoso também tiveram dificuldades de circular pela cidade.

O que se pergunta é o porquê destes candidatos a prefeito não escolherem outros dias para botarem suas carreatas barulhentas nas ruas. Por que não escolher uma terça ou quarta-feira, quando a cidade está mais vazia, para fazerem suas manifestações? Aos sábados ou sextas estas carreatas prejudicam a cidade e causam mal estar às pessoas que procuram a cidade para passar o final de semana. 

Não se trata de ser contra campanhas eleitorais. Elas fazem parte da democracia. E escolher seus representantes (ao governo federal, estadual e municipal) é um legítimo direito do eleitor e dos candidatos. Mas estas campanhas tem que ser feitas com inteligência, levando propostas de governo aos eleitores. Mas sem apelar para recursos de paredões de som, barulho ensurdecedor, estampidos de rojões e muitos transtornos nas ruas, como está acontecendo atualmente em São Miguel do Gostoso.

Qualquer candidato a prefeito, principalmente Renato de Doquinha, que já é prefeito, tem que pensar o turismo como uma fonte de renda e empregos para a cidade. O que vai acontecer se esta fonte secar? Quem vai suprir os milhares de empregos, direitos e indiretos, que o turismo gera em São Migue do Gostoso? Além disso, há outros problemas para estes políticos.

A campanha atual é feita no grito, no som alto. Parece até que quem fizer mais barulho na cidade vai ganhar a eleição. Não é bem assim. Basta ver os aplicativos de moradores, nas redes sociais, para ver que muita gente está reclamando da balbúrdia em que é transformada a cidade no dia destas carreatas. Qual a proposta de governo passada pelos candidatos para a melhoria do município? Nenhuma, a campanha resume-se a paredões de som e rojões.

Nas redes sociais, já há muitos moradores dizendo que não votam em candidatos que causam transtornos na cidade.

Aumento do Coronavirus

Tem também outro risco, igualmente sério, na forma como se está fazendo a campanha eleitoral atualmente. O último boletim da Secretaria de Saúde do município diz que São Miguel do Gostoso registrou 26 casos de Coronavirus (Covid-19) nos primeiros 16 dias de outubro.  A maioria destes casos foi diagnosticado agora, mas muito deles foram infectados antes. Mesmo assim, deve-se ter cautela com aglomerações em campanhas eleitorais. 

Em todo o mês de setembro, por exemplo, foram registrados apenas dois casos de Covid-19 no município. De fato, muita gente tem acompanhado as carreatas, a pé, atrás de paredões de som, sem máscaras, o que aumenta muito o risco de transmissão do Coronavirus. Issso já havia sido visto na semana passada, na carreata/passeata de Miguel Teixeira. E isso foi visto, novamente, neste sábado, na carreata/passeata de Renato de Doquinha. É importante que estes candidatos saibam que a pandemia de Coronavirus não acabou.

E também é preciso que os candidatos a prefeito adotem medidas para que as aglomerações eleitorais, como tem acontecido na cidade,  não aumentem o numero de infectados por Covid em São Miguel do Gostoso. 

21 comentários:

  1. Agora está realmente comprovado que a política é a maior praga do mundo, pois o COVID 19 parou o mundo, e a política parou o COVID 19

    ResponderExcluir
  2. Eu boto fé que esses eleitores apaixonados pelos seus candidatos, mesmo que peguem o COVID 19, mesmo assim estarão felizes e agradecidos.
    Pq para essas pobres mentes vazias o que importa é ser fiel ao candidato e aproveitar esses momentos com eles, pq essa saudade e esse calor humano só acontece acasa 4 anos.

    ResponderExcluir
  3. Essa de ontem do prefeito foi imoral, ele que pregou o fique em casa,nao deixou ninguem entrar na cidade, comandou com mao de ferro e ele hoje joga todo um trabalho fora. Há além da vaquejada que rolou a noite toda com paredoes.alo mprn

    ResponderExcluir
  4. Essa de ontem do prefeito foi imoral, ele que pregou o fique em casa,nao deixou ninguem entrar na cidade, comandou com mao de ferro e ele hoje joga todo um trabalho fora. Há além da vaquejada que rolou a noite toda com paredoes.alo mprn

    ResponderExcluir
  5. Avise aos turistas que estamos em ano eleitoral e se estão incomodado que vão embora. Não vamos ficar calados pra agradar nenhum turista por que em festa do final do ano Gostoso vira um inferno no amanhecer quando termina a festa nos 7 coqueiros a galera vem tudo doida de cachaça fazendo baderna acordando quem tiver dormindo. Porém isso vc não reclama sabe por que: por que sua pousada está lotada com esse povo que vem pra desta do final do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta estupidez e burrie no comentário acima. Talvez o cidadão ai tenha um ou outro parente que trabalhe na atividade turistica de São Miguel do Gostoso. Se o turismo fracasssar por causa da inensatez na campanha eleitoral, é certo que a poulação da cidade vai ser prejudicada. Quem vai dar empregos para toda estsa população, em torno de mil pessoas segundo as estatísticas. Queira ele ou não, o turismo é a mola propulsora da economia de São Miguel do Gostoso. Como achar que, se o turista tiver insatisfeito insatisfeito, que volte pra sua cidade! Felizmente não é assim que pensa grande parte da população de São Miguel do Gostoso. Quem é responsável, trata bem o turista, que traz divisas para o município. Infelizmente esta é uma argumentação burra, estúpida.

      Excluir
    2. Concordo com a crítica de E Manoel. Foi um circo de horrores , uma total falta de civilidade .

      Excluir
    3. Concordo com vc Emanuel, é muita estupidez em uma cabeça só.
      Mente vazia oficina do cão.

      Excluir
    4. Tenho pena de vc, um idiota ao quadrado.
      Que insiste em ficar preso as tetas da prefeitura, pois saiba que liberdad é para os forte, e não para qualquer um por isso que estamos lutando e pessoas como vc os seus dia estão contandos.
      Digo NÃO a esse prefeito hipócrita e a esses que querem o retrocesso!
      A cada 4 anos temos uma nova oportunida e as pessoas que tem o mínimo de inteligência vão saber aproveita_la.

      Excluir
    5. Que comentário estúpido! Deve ser de uma seguidora do prefeito🤦🏽‍♀️.

      Excluir
    6. Os pousadeiros ficaram com medo de passar fome e insistiram para o prefeito abrir a cidade agora estão reclamando do barulho! Quem Tiver achando ruim va turistar no meio do oceano lá só tem brisa. E quanto ao dono do blog a cidade é barulhenta mesmo e vai ficar pior .

      Excluir
    7. A população de Gostoso já está de saco cheio desse idiotas que vem no final do ano pra festa sabe por que: são um bando de gente mal educada que fazem muito barulho durante 7 dias e nossa cidade vira um inferno ruas cheias de gente e carro só quem gosta são os donos de pousadas e restaurantes que tiram a barriga da miséria

      Excluir
    8. Sobre os comentários acima. Dá pra perber a idiotice do autor dos comentários. Argumentos ridiculos, fruto de uma mente bem complicada. Como dizer que "a cidade é barulhenta mesmo e vai ficar por". Quem concorda com este tipo de argumentação rasteira? Quem trabalha com turismo na cidade que ´crescimento de São Miguel do Gostoso. Mas defende que a cidade tenha um tipo de comportamento civilizado, sem as arruaças que o autor dos comentários acima deseja. Este blog dá espaço para este tipo de argumentação chula por entender que a crítica deve existir. e Por entender também que o cidadão aí tem direito de vomitar suas baboseiras selvagens e incivilizadas.

      Excluir
    9. Na verdade, o meu comentário vale para todas estas pessoas (comentários acima e abaixo) que acham que São Miguel do Gostoso tem que ser do tamanho da sua imbecilidade. Chamo a atenção para o nivel tosco de argumentação. É esta a cidade que a população ordeira de São Miguel do Gostoso quer? Este blog não entende desta maneira. Esta cidade quer crescer com disciplina, onde os direitos tem que ser respeitados. Inclusive o direito de qualquer cidadão que quer viver numa cidade pacata, civilizada, sem a barbárie que o autor destes comentários defende.

      Excluir
  6. Gente criticar é muito fácil, nós estamos num período político,onde os eleitores como de costume sempre faziam suas carreatas, aqui em Gostoso de tudo se reclama, se nao tem nada se fala e quando se faz é a mesma coisa, se o lado A fez porque o lado B nao pode fazer, os direitos são iguais, afinal gente isso é muito passageiro.

    ResponderExcluir
  7. Emanuel vc desde que chegou pra morar aqui em Gostoso e montou sua pousada vc quer calar o povo daqui vc quer controlar as festas e qualquer barulho na cidade tudo isso pra seus hóspedes não reclamarem é bom vc saber que você não manda aqui e que o povo tem direito de ir e vir e não será vc que vai calar e silenciar a cidade. Por que seus vizinhos fazem barulho em festas na orla da praia (sebar) do espaço mix todo final de semana e vc não reclama sabe por que: por que a festa é dos hóspedes que voltaram para a cidade quando vc insistiram para as pousadas abrirem pra não morrerem de fome. Pois vc fique sabendo que o povo vai continuar fazendo barulho por que quem manda aqui é o povo e não é vc que vai calar a boca de nenhum gostosense pois não tem poder pra isso.

    ResponderExcluir
  8. Só lembrando aos pousadeiros que forçaram a abertura do turismo que a pandemia não acabou e uma nova onda está chegando. Também lembrando que aos que alugaram casa para a festa do final do ano vcs terão problemas pois essa festa poderá ser cancelada pelo comitê da saúde do governo do estado o número de casos aumentou isso é preocupante a covid não escolhe partido político nem classe social nem raça.

    ResponderExcluir
  9. Ana Lucy Cantanhede Neri22 de outubro de 2020 às 21:17

    Gostoso teve o previlégio de ser inserido entre os 100 destinos sustentáveis do mundo! Este título esta intrinsicamente ligado a ser um local onde a poluição e praticamente zero. A poluição sonora é uma forma de poluição que prejudica não só ao ambiente urbano como também diretamente o homem em geral e não apenas um idoso ou uma criança pequena. O cuidar do político deveria ter olhos para o local que deseja administrar, como também para os munícipes portanto evitar além de não promover barulho e aglomeração, o que pode ser classificado como problemas de saúde pública.

    ResponderExcluir
  10. O único problema do prefeito Renato é não pagar um salário digno aos professores contratados

    ResponderExcluir
  11. Depois do dia 15 a covid volta a acontecer em Gostoso.

    ResponderExcluir
  12. Não pagar um salário digno para os professores não foi o único problema do prefeito Renato se o povo gostosense prestarem bem atenção vai ver que ele não fez nada todas as obras que estão sendo feitas na cidade São projetos dos prefeitos que já passaram na cidade.

    ResponderExcluir