sábado, 31 de outubro de 2020

PM de São Miguel do Gostoso quer usar estrutura de barreira sanitária, na entrada da cidade, para controle de acesso de veículos e reduzir ocorrências policiais

 

Por Emanuel Neri

Se o atual prefeito quiser, boa parte dos problemas de segurança de São Miguel do Gostoso pode ser resolvida.

Basta que a Prefeitura também utilize a barreira sanitária na entrada da cidade, que existe ali desde o início da pandemia do Coronavirus, para também fazer um posto de vigilância que possa registrar, com vídeo, todos os veículos – de motos a automóveis – que chegam à cidade.

Esta sugestão foi levada esta semana à Prefeitura pelos responsáveis pelo destacamento da Polícia Militar local. Se isso ocorrer, basta que, com a ajuda de policiais, os responsáveis pela barreira sanitária também monitorem veículos que estejam chegando à cidade.

Para a Polícia Militar, este monitoramento pode ser feito com a utilização de câmeras de vídeos instaladas no local. A própria lista de acessos à cidade, já feita pela barreira sanitária, também serviria para a polícia prevenir melhor eventuais crimes locais.

Para o comando da PM em São Miguel do Gostoso, este tipo de controle teria várias finalidades. Uma delas seria inibir o acesso de marginais que vêm à cidade para praticar delitos. A inibição ocorre por que haveria registros de todos os veículos e motoristas ao entrarem na cidade.

“Isso ajudaria muito no controle da segurança da cidade”, diz o argente Assis, um dos responsáveis pelo policiamento em São Miguel do Gostoso.

Roubos de celulares

A ideia de usar a barreira sanitária também como posto de vigilância começou a se concretizar esta semana, depois de algumas ocorrências policiais. Alguns moradores tiveram seus celulares roubados por motoqueiros que usavam capacetes, para não serem identificados.

Policiais acreditam que estes assaltantes são de distritos de Touros, município vizinho, e entraram na cidade pela principal via de acesso local, exatamente onde hoje está montada a barreira sanitária. Se houvesse mais controle, isso dificilmente teria ocorrido.

Para enfrenar estes casos, o policiamento foi reforçado e a PM  prendeu um dos assaltantes, que estava armado. Mais que isso, pediu reforço policial ao comando da PM no Estado. Seis novos policiais chegaram para reforçar o policiamento. Foi montado bloqueio na entrada da cidade, junto à barreira sanitária.

A partir daí, praticamente não houve mais ocorrências de roubos nas ruas da cidade. Registre-se que, por causa do feriado prolongado, São Miguel do Gostoso está recebendo muita gente. Mesmo assim, a cidade está tranquila, sem ocorrências policiais.

São Miguel do Gostoso tem a vantagem de ter praticamente uma única via de acesso. Ela fica no final da RN-221, que faz a ligação com a BR-101. Por ali chega praticamente todo o trânsito de pessoas que vêm à cidade. A outra entrada, de pouco movimento, liga à cidade de Parazinho.

Se a Prefeitura, junto com a Polícia Militar, reforçar o esquema de vigilância na entrada da RN-221, no pórtico de entrada da cidade, muitos dos problemas de segurança podem ser resolvidos.

Principalmente se for utilizada, em parceria com a PM, a estrutura da barreia sanitária, que já funciona na principal, e praticamente única, entrada de São Miguel do Gostoso.

2 comentários:

  1. Além da abertura da cidade temos um desrespeito ao decreto do estado e do município para o combate à covid 19 teremos uma segunda onda prevista para dezembro e não sabemos o que vai acontecer depois do final do ano com uma festa de mais de 3 mil turistas na cidade. Os idosos estão dentro de casa mas a juventude está circulando. Segundo o pesquisador José Dias da UFRN A segunda onda será ainda pior .

    ResponderExcluir
  2. Além do barulho das passeatas tem o barulho da festa de sebar que faz todo final de semana.

    ResponderExcluir