sábado, 25 de julho de 2020

Rio Grande do Norte faz parte do mapa, por várias semanas seguidas, dos Estados que mais tem reduzido o número de mortes por Covid-19 no Brasil


Por Emanuel Neri
Apesar da estrutura deficiente que, historicamente, sempre teve na área da saúde, o Rio Grande do Norte tem se destacado no combate à crise do Coronavirus no Brasil.
Pelo menos nas últimas cinco semanas, o RN esteve sempre presente entre os Estados brasileiros que, estatisticamente, tem reduzido o número de infectados pelo Coronavirus e, ao mesmo tempo, diminuído o número de mortes, em decorrência deste vírus, em todo o país.
De acordo com o número deste sábado (25/7), apenas seis Estados estão no bloco daqueles que tem conseguido controlar os óbitos causados pelo Covid-19. Além do Rio Grande do Norte, fazem parte deste bloco Ceará, Pernambuco e Alagoas, todos na região do Nordestes, além do Amazona e Acres, no Norte do país.
Destes seis Estados, o Rio Grande do Norte é praticamente o único a se manter permanentemente, nas últimas semanas, neste bloco de redução de mortes. Neste sábado o percentual de redução de óbitos do RN era de 41%, maior do país, seguido do Ceará (29%), Acre (26%),  Amazonas, Pernambuco e Alagoas, com 18%.
Estas estatísticas levam em consideração o percentual acima de 15%, nos últimos 14 dias, para definir os Estados em queda de mortes por Coronavirus. Entre 15% e 1% o índice de mortes é considerado estável. Os Estados que estão em situação de aceleração de mortes  são os que registram mais de 15% de óbitos nas duas últimas semanas. Entre zero e 15% de mortes a situação é estável.
O Rio Grande do Norte tem aparecido nas últimas semanas, de acordo com estas estatísticas, sempre no bloco dos que tem reduzido mortes por Covid-19. Outro dado positivo: o RN é o terceiro a Estado a ter mais leitos de UTIs para cada 10 mil habitantes, atrás apenas do Espírito Santo e de Pernambuco
Qual o motivo para esta queda de mortes por Coronavirus no RN? Será que apenas o aumento do número de leitos de UTIs? Pode ser, mas é importante lembrar uma série de  medidas austeras adotadas pelo atual governo, no início da pandemia, bem como a opção por políticas de saúde mais estruturadas em todo o Estado. Tudo isso pode ter ajudado a se chegar a este resultado.
Segundo a Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), principal entidade de pesquisa sobre o Coronavirus no país, o RN dispõe em sua rede pública 284 leitos adultos exclusivos para Covid-19 abertos, durante a pandemia, pelo governo do Estado ou com sua participação por meio de contrapartidas com órgãos que combatem o vírus.
Queda na ocupação de UTIs
Ter mais UTIs em relação à sua população pode ser mesmo um sinal de combate mais eficaz ao Coronavirus. Vejam este dado.  O governo do RN anunciou que, neste sábado(25/7), a ocupação de leitos de UTI (público e privado) no Estado chegou a 68,98%, número mais baixo desde maio, quando a pandemia de Coronavirus se agravou no Estado.
As UTIs do poder público tinham ocupação de 74,26%, enquanto a de hospitais privados era de 49,9%. No início da noite deste sábado havia 81 leitos disponíveis para tratamento de Covid-19, com a rede pública e privada contando com 465 pessoas internadas. O RN já registrou 46.925 infectados e 1.672 mortes.
Olhando por estes números dá para perceber que a situação o RN em relação ao Coronavirus está praticamente sob controle. Mas é claro que a população também deve continuar colaborando para que os casos e de óbitos de Covid-19 entre os potiguares caiam ainda mais, nos próximos dias, para se chegar a uma situação de maior controle.
É obrigação de toda a população do RN evitar aglomerações, principalmente nas praias, manter isolamento social, usar sempre máscaras e lavar sempre as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel.
Se todos os potiguares forem responsáveis, e fizerem sua parte do enfrentamento desta crise, o Rio Grande do Norte pode sair mais cedo desta triste situação da pandemia do Covid-19.  
Leia abaixo dados sobre como o RN vem enfrentando o Covid-19:

8 comentários:

  1. Sabemos que tem uma redução de casos no RN mas aqui em Gostoso tem muitos mais casos do que o anunciado. Tem muita gente que teve e está mas não foi a unidade de saúde. Por que sabe que lá não vão fazer o teste por isso prefere ficar em casa.

    ResponderExcluir
  2. O vírus continua em toda parte. Não vejo nenhum motivo para uma festa gigante com 99% das pessoas vindo de fora. Eu não acredito que va ser permitada uma festa dessas na nossa cidade. Se realmente isso acontecer chamarei de assassinato planejado por que não é possível que essa secretária de turismo não tem consciência do perigo que há trazendo uma multidão dessa pra Gostoso. É inclusive uma falta de respeito com nossa gente. Por que desde de março que estamos dentro de casa e fazendo tudo pra esse vírus acabar por aqui ai vem esse bando de gente trazer uma nova remessa. Não dar pra aceitar nem pra acreditar

    ResponderExcluir
  3. Parece que ainda não entenderam que a pandemia continua e que vai ficar por um tempo. Assim como em várias cidades as grandes festas estão sendo canceladas ou adiadas não entendi como prefeito e secretária de turismo ainda insistem na festa de final de ano. Como uma cidade que não fez nada pelo controle do corona vírus quer voltar ao normal????????.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Leandro Ferreira pessoa muita boa hj está na secretaria de obras e meio ambiente. Gostaria muito de pedi a vc que arranje uma solução para a água que acumula na rua das ostras bem em frente à sua casa .nós que andamos a pé por essa rua temos muita dificuldade em passar por ela.vc sabe a lagoa que tem nos dias de chuva ela começa no cruzamento da rua dos dourados e vai até a padaria da rua das ostras.

    ResponderExcluir
  5. Tem muito candidato a vereador no município. Tem alguns só em busca de um salário gente sem nenhuma condição de ser representante do povo

    ResponderExcluir
  6. Candidato a vereador agredi de forma cruel um jovem por motivos banais .o caso aconteceu em Gostoso lamentável a postura desse cidadão que é motorista de alternativo fere cruelmente com um copo o rosto de um rapaz por Causa de política. Isso já mostra o despreparo desse cidadão que deseja ser vereador. Espero que a população veja o comportamento desse cidadão agressivo e veja se tem condições de botar um homem desses na câmara ďos vereadores.

    ResponderExcluir
  7. É muita cara de pau, digo cinismo e falta vergonha de um ex prefeito que nao fez nada e agora porque se aproxima as eleições anda pregando que tudo que a atual gestão fez foi ele que deixou encaminhado, que mentira é muita falta de respeito ao eleitor do nosso Município, o cara pagou o pior salário ao funcionário público, Professor nao ganhava dois salários mínimos, pois ele nunca pagou o teto estabelecido pelo Governo Federal, nao fez nada pelo Turismo, pois pagava um Secretário laranja só no nome, pois o mesmo residia em Zumbi, deixou a nossa cidade um lixao por toda parte, as estradas em péssimas condições, pois nem máquinas existiam, na saúde faltava de tudo, nao tinha médicos e pior os medicamentos, agora esse cidadão vem se dizendo como o salvador da pátria, senhor nao pense em enganar o povo outra vez nao, chega de tantas mentiras, mente fraca só uma meia dúzia de baboes seus, chega de tantas mentiras.

    ResponderExcluir
  8. Política chegando, e seria muito importante que o povo elegesse um nome que fosse novidade para o nosso Município, a briga continua como antes, o grupo do ex Prefeito Miguel Teixeira e do atual Prefeito Renato, mas eu já escolhi, vou votar em Tiquinho, simplesmente porque acho que ele é o melhor nome para administrar o nosso Município, é um cara humilde, inteligente, e que sempre tem se destacado por onde tem trabalhado, diferentemente do perfil dos outros candidatos.

    ResponderExcluir