segunda-feira, 16 de março de 2020

Prefeitura abre estrada nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Idema paralisa obra e notifica responsáveis; moradores reagem a dano ambiental


Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem uma natureza exuberante.
Suas praias são de uma beleza rara (foto), com um misto de areias brancas, dunas e vegetação nativa se expandindo por uma faixa de até 100 metros de largura, até chegar à beira da praia. Admiradas por moradores e turistas que visitam a cidade, estas praias estão agora ameaçadas de virar pistas de corridas de carros.
Na última sexta-feira, sem consultar nenhum órgão de controle ambiental, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso pôs tratores na beira da praia, rasgando dunas e arrastando vegetação, para fazer uma espécie de estrada/rua para a circulação de veículos como carros tracionados, bugues, motos e quadriciclos.
Foi a maior agressão à natureza em toda a história de São Miguel do Gostoso. Um crime ambiental sem precedentes no município.
A iniciativa foi da Prefeitura, mas o projeto saiu da cabeça do engenheiro Fernando Castro, funcionário municipal que também responde pela gestão da orla do município. Foram 3,5 quilômetros de uma espécie de vala, por onde passará a estrada, entre a Ponta do Santo Cristo e o final da praia do Maceió.
A reação de parte da cidade foi imediata. Rapidamente, as redes sociais se encheram de vídeos mostrando tratores rasgando areias e dunas. Muita gente reclamou da agressão às praias da cidade, desde moradores até integrantes da Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso (Aegostoso).
Além da forte reação nas redes sociais, a denúncia chegou aos ouvidos de Marjorie Madruga, Procuradora do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. Marjorie acionou o Idema, órgão responsável pelo meio ambiente no RN, e promete formalizar queixa, nesta segunda (16/3), ao Ministério Público Federal.  
No dia seguinte, sábado (14/3), técnicos do Idema chegaram cedo a São Miguel do Gostoso para verificar o estrago causado nas praias da cidade. Ao Idema, o prefeito Renato de Doquinha disse que que seu objetivo foi nivelar parte degradada das praias. Não é verdade o que o prefeito afirmou ao órgão ambiental.
As praias foram, sim, cavadas, de um extremo a outro da cidade, para que passasse ali uma estrada para veículos automotivos. Na escavação da areia é possível que muitos ninhos de tartarugas, que escolhem nossas praias para desovar, tenha sido arrastados pelas escavadeiras ou esmagados pelos pneus dos tratores.
É claro que o Idema não acreditou na versão do prefeito. Tanto é assim que notificou a Prefeitura pelos danos ambientais, mandou paralisar a obra e convocou o engenheiro Fernando Castro, idealizador do projeto, para ir ao  Idema, esta semana, para prestar esclarecimentos sobre a estrada, que ele chama de “trilha’.
Embargo imediato da obra
Paralelamente a isso, entidades da sociedade civil de São Miguel do Gostoso estão anunciando medidas contra a obra. A Aegostoso, por exemplo, vai encaminhar ofício ao Idema, solicitando o embargo imediato da estrada na praia. O Ministério Público Federal será acionado por outras entidades.
Foi muito grave o que aconteceu nas praias de São Miguel do Gostoso.
Além de não consultar o Idema, nem a Secretaria do Patrimônio da União, responsável pelas áreas de praias, a Prefeitura tomou esta iniciativa sem consultar sequer a Câmara Municipal nem órgãos técnicos locais, como Conselho de Turismo e o Comitê Orla, que discute ações nas praias da cidade.
Enquanto isso, as consequências da estrada na beira da praia já começam a ser sentidas. Neste domingo (15/3), moradores da cidade disseram ter visto carros tracionado e motos fazendo “pegas” no trecho da estrada que fia na praia do Cardeiro. Denúncias deste abuso foram feitas nas redes sociais.
Pelo jeito, nossas praias vão mesmo virar pista de corridas de carros.
E aí, pela que se deduz da atitude da Prefeitura, dane-se os moradores da cidade que, a partir de agora, vão disputar com carros os espaços de areias, dunas  e  beira da praia da cidade. Com isso, correm riscos altíssimos de serem atropelados por veículos que, com certeza, trafegarão em alta velocidade por ali.
Por último, é importante dizer que, se a intenção da Prefeitura era fazer uma “trilha”, como ela diz, para bugues e quadriciclos, por que não reativou a trilha, aberta há alguns anos pelo Idema, fora da área urbana da cidade? Esta trilha sai do início da estrada do Reduto, percorrendo trechos até a praia do Tourinhos.
Independentemente desta trilha já aberta e autorizada pelo Idema, fora da área urbana - e sem riscos, portanto, de atropelamento de moradores e banhistas -, a Prefeitura resolveu desafiar o bom senso e a inteligência dos moradores que querem São Miguel do Gostoso sem o desfiguramento de suas praias.
O fato é que esta atrapalhada obra pegou muito mal para a atual gestão da Prefeitura de São Miguel do Gostoso.


9 comentários:

  1. Comentário feito por um morador de Sao Miguel do Gostoso. O blog excluiu a parte final do comentário, por ser ofensivo ao prefeito. Veja abaixo o comentário:
    "O prefeito chegou ao extremo. Autorizou abrir uma estrada na orla da praia de Gostoso. Além de crime ambiental, esse ato colabora com o grande risco de acidentes na praia".

    ResponderExcluir
  2. Eita kkk o prefeito que a família do dono do blog apoiou fez uma grande obra kkkkkk esse é o prefeito humilde, liso, eu estou assistindo de camarote as besteiras que ele está fazendo com a natureza de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Um verdadeiro absurdo, este pessoal ver toda hora a luta de ambientalistas e biólogos para preservação das dunas onde as desovas de tartarugas são constantes e estão sempre sendo agredidas e um órgão público ser mentor de uma verdadeira vergonha

    ResponderExcluir
  5. Comentário abaixo teve um trecho excluído por ser ofensivo a uma autoridade local. Veja o comentário:

    "Aproveitando o espaço para informar a secretaria de saúde que o mês de Março é o mês de prevenção ao câncer de útero e até o momento não vi nenhuma campanha por parte da secretaria de saúde do município. Isso prova a incapacidade da secretária de saúde do nosso município. Bem diferente da época que Teresa Neri estava a frente dessa secretaria. Onde ela fazia campanha e conscientizava as mulheres a importância de se fazer um exame de preventivo e ao jovens tomar a vacina contra a doença. Já está na hora da secretária Rose trabalhar. Em Prefeitura abre estrada nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Idema paralisa obra e notifica responsáveis; moradores reagem a dano ambiental

    ResponderExcluir
  6. A seguir, outro comentários que teve trecho excluídos por fazer acusações a autoridades. Veja o texto, sem acusações:

    "Não é novidade essa atitude do prefeito ou secretário de Meio Ambiente. Não é novidade que o prefeito não tem noção do que é preservar a natureza. Um gestor que também não é capaz de valorizar o professor. Portanto quem não sabe valorizar a educação jamais será capaz de valorizar qualquer outra coisa. Todos sabem que o trânsito na orla pode provocar acidentes isso é óbvio principalmente em crianças .Mas infelizmente não temos um prefeito preocupado com a vida". Em Prefeitura abre estrada nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Idema paralisa obra e notifica responsáveis; moradores reagem a dano ambiental

    ResponderExcluir
  7. Não queremos só o fim da estrada ! Queremos o fim de trafego de veiculos na área urbana das praias . Para isso uma fiscalização diária!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Trânsito na praia é crime ambiental. Além disso pode provocar acidentes a crianças e isso não tem sido visto pelas autoridades locais. Cadê os representantes do município? Vereadores, representantes das ONGS?

    ResponderExcluir
  9. A pandemia de coronavírus está se espalhando pelo mundo por culpa das pessoas que não param de viajar. Pessoas irresponsável que viajam para terem status para dizer que podem enquanto isso o pobre é que vai ser o principal prejudicado por que não hora que a doença se agravar aqui no nosso estado e município não será culpa do governo nem do prefeito a culpa será dessas dondocas donas de pousadas que fazem questão de viajarem para o exterior para manterem seus poderes atualizados quero saber se a secretaria de saúde do município vai monitarar essas pessoas quando chegarem a Gostoso

    ResponderExcluir