quarta-feira, 5 de junho de 2019

Minsitério Público exige que Prefeitura de São Miguel do Gostoso proíba o tráfego de carros em praias locais


Por Emanuel Neri
Agora é para valer. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso vai ter poucos dias para encontrar meios de proibir o trânsito de veículos motorizados em toda a orla do município, especialmente em Tourinhos.
Na semana passada, o prefeito Renato de Doquinha recebeu ofício do procurador Felipe Valente Siman, do Ministério Público Federal. Ele fixa prazo de dez dias para a Prefeitura adotar medidas para “evitar o acesso de veículos às praias localizadas no município, especialmente a praia de Tourinhos”.
A determinação do Ministério Público Federal tem como base uma denúncia feita por um turista e frequentador das praias locais, chamado Leonardo Batista Fontes. O autor da denúncia mora no bairro da Candelária, em Natal, mas costuma vir com frequência às  praias de São Miguel do Gostoso.
Na denúncia, Leonardo cita o uso “irregular e desordenado de carros tracionados, motos e quadriciclos" nas praias locais. No caso de Tourinhos, diz que a praia tem “alta vocação turística, deslumbrantes dunas fossilizadas, além de ser ponto de desova e reprodução de tartarugas marinhas”.
“Ressalto que não há qualquer fiscalização quanto ao uso indevido da orla por estes veículos, em especial por quadriciclos, os quais podem ser alugados e conduzidos sem a presença de qualquer guia turístico”, diz o denunciante. Para Leonardo, também há sérios riscos à vida de banhistas e frequentadores das praias.
Faz muito tempo que moradores e turistas de São Miguel do Gostoso reclamam da presença de veículos motorizados nas praias locais. Há grandes riscos de acidentes, inclusive atropelamentos de quem frequenta as praias. Já houve ocorrências de graves acidentes nas praias da cidade.
Finalmente, alguém tomou iniciativa de encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal, para que sejam tomadas providências.
A Prefeitura ainda não sabe como atender a ordem do procurador Felipe Valentim. Uma das primeiras iniciativas será fechar o acesso de veículos às praias, em trechos urbanos da cidade. Estes trechos sempre foram bloqueados. Mas, na atual gestão, não se deu muita importância a estes obstáculos.
Com os acessos urbanos abertos às praias, qualquer veículo acessa facilmente a orla urbana da cidade, pondo em risco a reprodução de tartarugas, a vegetação nativa e a vida de banhistas.
A Prefeitura deve pedir ajuda ao governo do Estado para fiscalizar e proibir o trânsito nas praias locais.
Nesta quinta-feira (6/6), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reunirá ás 9h, no Centro de Cultura. Um dos assuntos em pauta é a determinação do Ministério Público para que a o trânsito de veículos na orla do município seja proibido.
A Prefeitura faz parte do Comtur e estará presente à reunião.
O trânsito de veículos na orla de São Miguel do Gostoso prejudica o turismo local. Muitos turistas reclamam do risco de atropelamentos na beira da praia. Embora quadriciclos sejam usados por alguns turistas, a Prefeitura terá de encontrar uma solução para o uso adequado deste tipo de veículo nas praias.
Como todos se recordam, o uso descontrolado de quadriciclos já provocou a morte, por atropelamento, de um turista que visitava a cidade. É bem provável que, depois da exigência do Ministério Público, a Prefeitura exija a formação de comboios, com guias, para que quadriciclos possam circular nas praias.
A Prefeitura tem poucos dias para adotar medidas e atender a exigência do Ministério Público para que o trânsito de veículos nas praias de São Miguel do Gostoso seja definitivamente proibido. Se a orientação não for atendida, a Prefeitura pode sofrer punição, a pedido do Ministério Publico, na esfera judicial.
Embora atrasada, esta exigência do Ministério Público chega em boa hora para moradores e turistas de São Miguel do Gostoso.
Agora, as iniciativas e ações estão sob responsabilidade da Prefeitura.
Vamos ver, a partir de agora, quais vão ser as providências da Prefeitura  para acabar, de uma vez por todas, com este serissimo problema da cidade.

10 comentários:

  1. Eu e meus filhos agradecemos esse senhor que fez a denúncia. A ora poderemos ir à praia sem ter medo de ser atropelados. Já basta o que fazem nas ruas de Gostoso querem também fazer na praia.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra os bordéis mas não é aceitável que essas casas noturnas funcionem em meio a residências no centro da cidade. Infelizmente as pessoas alugam suas residências visando so o lucro e esquecem do mal que fazem a vizinhança. Por haver muito barulho e som alto alem de muita droga. Acho que ja está na hora da polícia militar fazer uma vistoria nesse ambiente noturno para que possamos dormir em paz.

    ResponderExcluir
  3. Quem manda aqui na nossa praia somos nós moradores, e não pessoas que vêem uma vez aqui e já que fazer com que tudo funcione como eles querem.

    ResponderExcluir
  4. Orla nao é lugar para carros ja está na hora das pessoas terem consciência disso. E segui as ordens do ministério público.

    ResponderExcluir
  5. Chuvas alagadam ruas do dourados e rua das ostras.e rua dos búzios Problema antigo na cidade de São Miguel do Gostoso. Prefeitura nao fez nada para melhorar a situação dos moradores

    ResponderExcluir
  6. não fez nada mas o IPTU veio pra lascá. Alguém sabe para onde está indo o dinheiro ? eu não sei muito mas se IPTU é da casa então é pra trazer benefício para as casas e as ruas . Sei não viu.
    Lítinha

    ResponderExcluir
  7. Falta de transporte deixa mais uma vez universitários sem irem a aula o descaso com a educação é tao grave que está tirando o sonho de muitos jovens que querem vencer na vida através do estudo. Infelizmente a gestão nao teve compromisso com esses jovens. Espero que esses jovens aprendam e nas próximas eleições saibam votar em quem valoriza a educação .

    ResponderExcluir
  8. Alunos sem transporte para ir a faculdade e prefeito nao toma nenhuma providência

    ResponderExcluir
  9. Vi uma foto ontem do prefeito com a esposa e a secretária de turso de São Miguel numa feira de de turismo acho que em São Paulo. Com essa dificuldade toda do município não seria prudente só a secretária viajar para promover a cidade? O dinheiro gasto com passagem, diária de hotel e comida de duas pessoas poderia ir para ajudar em outra coisa nosso município. E a secretária é excelente então vamos economizar senhor prefeito que o povo não está aguentando mais

    ResponderExcluir
  10. Cidade vazia no feriado vários comerciantes reclamando do pouco movimento. São Miguel do Gostoso está sendo uma cidade muito cara .o turista foge dos altos preços dos serviços tais como hospedagem e alimentação. Tudo muito caro.

    ResponderExcluir