sábado, 23 de março de 2019

Governadora Fátima recebe direção da Mostra de Cinema de Gostoso e dá sinal verde para o evento



Por Emanuel Neri
Sinal mais que positivo para a Mostra de Cinema de Gostoso-2019, que este ano será realizada entre 22 e 26 de novembro.
Maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso, e um dos mais importantes do Rio Grande do Norte, a Mostra de Cinema de Gostoso, que este ano terá sua sexta versão, recebeu sinal verde da governadora do RN , Fátima Bezerra (PT), no último dia 21, na sede do governo potiguar.
A governadora é uma grande admiradora da Mostra de Cinema de Gostoso (foto). Nos últimos anos, como deputada e senadora, Fátima sempre fez questão de prestigiar a Mostra. No ano passado, ela participou da abertura da Mostra já na condição de governadora eleita.
Na última quarta (21/3), a governadora Fátima se reuniu com a direção da mostra, que é dirigida por Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, da Heco Produções, de São Paulo. Ela disse que tem muita simpatia pela realização da Mostra e quer muito que a edição deste ano seja realizada.
A governadora designou sua secretária de Turismo, Ana Maria da Costa, e mais dois de seus assessores diretos, para acompanhar a discussão em torno da viabilização da Mostra de Cinema. Na próxima quinta-feira (28/3) a secretária de Turismo terá reunião com a direção da Mostra.
Além de trazer para São Miguel do Gostoso os principais lançamentos do cinema nacional, a Mostra de Cinema também é responsável pela formação de jovens em técnicas de criação de roteiros, direção e produção de cinema. Quinze curtas metragens já foram produzidos por jovens do município.
Desde 2013, foram realizadas 37 oficinas com os jovens locais. Estas oficinas, ministradas por professores de cinema de importantes universidades do país, têm como objetivo ensinar estes jovens a produzirem e dirigirem filmes, além de outras técnicas de audiovisual.
Estes jovens, muitos deles de assentamentos rurais do município, aprendem efetivamente a fazer cinema e outras técnicas de audiovisual. Recentemente o programa jornalístíco Profissão Repórter, da Rede Globo, esteve em São Miguel do Gostoso para selecionar alguns destes jovens parra um estágio com profissionais da Globo, no Rio. O Profissão Repórter é dirigido pelo jornalista Caco Barcelos.
A Mostra de Cinema de Gostoso também é um evento da maior importância para o turismo de São Miguel do Gostoso. Nos dias de realização da Mostra, sempre na praia do Maceió, em sessões noturnas, turistas de Natal e de outras cidades do RN e do Nordeste vem a Gostoso para verem a exibição de filmes.
Além da exibição noturna de filmes na praia do Maceió, também são exibidos filmes no Centro de Cultura da cidade. Ali passam filmes infantis, pela manhã, e a chamada Mostra Panorama, com a exibição de filmes com faixa etária acima de 14 anos, que não podem ser exibidos na praia do Maceió.
A Mostra de Cinema de Gostoso é um acontecimento cultural da maior importância, que conta com o apoio de empresas patrocinadoras. A Mostra está credenciada para receber, via empresas, incentivos fiscais de patrocínio via Lei Rouanet, que é federal, e Lei Câmara Cascudo, estadual.
A Mostra de Cinema de Gostoso também conta com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. 
Prestigie a Mostra de Cinema de Gostoso. Poucas cidades no Brasil contam com um festival de cinema com a dimensão da Mostra de Gostoso..
Durante a Mostra, atores e diretores de filmes vêm à cidade acompanhar a exibição de seus filmes. Jornalistas culturais de jornais e TVs também vêm à cidade para acompanharem este evento. Com isso, São Miguel do Gostoso ocupa grande espaço de visibilidade na mídia regional e nacional.

17 comentários:

  1. Uma excelente notícia para alegrar o fim de semana. A Mostra de Cinema de Gostoso é um grande patrimônio cultural de Gostoso, encantando os visitantes e deixando um legado para os moradores. Fico feliz que as perspectivas sejam boas para esse ano e torço que o evento se perpetue.

    ResponderExcluir
  2. Essa amostra de cinema so é boa para os pousadeiros mas sinceramente os filmes sao uma verdadeira porcaria.

    ResponderExcluir
  3. Estão pensando na amostra de cinema e nos hóspedes que vao vir para as pousadas e estão esquecendo do principal: melhorar as estradas para que o visitante nao quebre o carro nos buracos tanto na rodovia touros gostoso como aqui dentro de Gostoso.as Crateras estao crescendo.

    ResponderExcluir
  4. Amostra de cinema (cultura e educação juntas), agora pra uma prefeitura que relega a educação ao ultimo plano como esta administração faz algum interesse a por traz. Onibus quebrados da frota da prefeitura é oque não falta, licitação para o transporte escolar pra este ano não existe ainda e os alunos das faculdades em natal e os alunos do IF de João Câmara poderão ser reprovado este ano com a desorganização do transporte escolar que vai um dia e oito não, hoje mesmo não foi porque não tinha alguém da prefeitura para abastecer o onibus, sr. secretario são cinco dias letivos na semana, será que é tão difícil organizar este abastecimento.

    ResponderExcluir
  5. Em se falando de comércio aqui em Gostoso temos um grande problema: as pessoas vendem seus produtos muito acima do preço de mercado. Vamos por exemplo: 2 hambúrguer no mac Donald custa 7 reias. Aqui em Gostoso 1 custa 7 reias. Isso é um absurdo como podem cobrar tao caro? Alguns dizem que é o transporte. Mas o Mac Donald também paga transporte. O problema é que as pessoas daqui querem que o nativo pague o valor da moeda estrangeira. Isso não pode.essas pessoas devem ter mais cuidado com esses valores por que quem tem preço vende muito mas quem não tem vai a falência.

    ResponderExcluir
  6. A cidade de São Miguel do Gostoso é uma das mais caras do RN .aqui tudo tem preço elevado. Desde da alimentação a construção civil. Me parece que as pessoas nao tem noção de preços ou provavelmente querem ficar ricas em segundos. Kilo de carne de sol: 29 reias .enquanto em Touros 19,90 .por que será??? Por isso que quando chega a baixa estação alguns comércio fecham as portas por causa do alto custo dos produtos .vamos também falar do preço do alternativo. Gostoso/Natal:35 reias .Gostoso/Touros 8,00 reias .muito caro

    ResponderExcluir
  7. E DIGO MAIS ELE ACHA QUE ESTÁ TUDO BEM, ALÉM DE DOIDO ESTÁ CEGO, QUE NÃO OBSERVA AS COBRAS QUE ESTÃO ACABANDO COM A GESTÃO DELE.


    ResponderExcluir
  8. Gente o que agente ver é São Miguel do Gostoso ser divulgado, só que quando as pessoas chegam nada tem, de que adianta Isso senhora Secretária de Turismo, nada adianta lá fora se aqui não existe.

    ResponderExcluir
  9. Secretária de Turismo anda elevando o nome de nossa cidade enquanto aqui não tem nada.

    ResponderExcluir
  10. Um alternativo Natal/ João Pessoa custa 40 em um carro muito confortável. Aqui em Gostoso se vc for para zona sul de Natal vc paga 40 reias. Isso é um absurdo uma falta de controle nessa cooperativa sem organização. Onde qualquer um pode fazer alternativo para qualquer lugar .alguns que fazem pra Touros nao tem habilitação acho tudo isso muito errado .

    ResponderExcluir
  11. Prefeito comete grandes erros nas chamadas contrataçoes tem gente se batendo em vários setores. Quero ver como vai pagar a folha de pagamento.

    ResponderExcluir
  12. O que será que a governadora vai fazer em Harvard? Principalmente ela que sempre foi a favor do ensino público e de repente vai através de uma universidade privada .muito me surpreendeu. Será que vai aprender a falar o nome golpe? Ou vai passear com o dinheiro do povo.?

    ResponderExcluir
  13. Prefeito manda instalar cameras em todas as salas da Prefeitura, falta de respeito aos funcionários, uma grande despesa sem ser preciso, onde poderia investir em tantas coisas que faltam em nossa cidade

    ResponderExcluir
  14. Como é que pode funcionários de um poder Publico serem filmados em pleno horario de trabalho, isso é crime senhor Prefeito, agora instalar as câmeras na frente do prédio e nos corredores é aceitável, certas coisas não dá para entender, uma despesa cara e desnecessaria para o Município, onde poderia atender em tantas coisas que a Prefeitura fecha os olhos, e que são de interesse de toda população.

    ResponderExcluir
  15. Ta todo mundo junto e misturado nas escolas tem até pessoas sem nenhuma qualificação profissional em sala de aula. Eita que a coisa tá pior do que tava.

    ResponderExcluir
  16. Por que não instalou essas câmeras nas ruas de São Miguel do Gostoso pra evitar roubos? Principalmente em locais mais distante do centro. Mas dentro da prefeitura? Então vai virar a casa do BBB.que prefeito sem noção.

    ResponderExcluir
  17. Verdade com a despesa das cameras tinha atendido toda população da cidade com cameras em diversos pontos da cidade.

    ResponderExcluir