quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Maior atração da Mostra de Cinema de Gostoso, "Sócrates" concorre a três prêmios internacionais


Por Emanuel Neri
E a 5ª Mostra de Cinema  de Gostoso começa nesta sexta-feira (23/11) em grande estilo. O filme “Sócrates”, indicado para três prêmios do prestigiadíssimo Spirit Award, maior premiação americana do cinema independente mundial, será o filme da estreia e será exibido na noite desta sexta, às 20h, na praia do Maceió.
Outro filme de destaque que passará nesta sexta é o curta “Guaxuma”, da pernambucana Nara Normande. “Guaxuma”, animação cujos grande parte dos  desenhos são feitos em areia, já ganhou vários prêmios de festivais de cinema, entre eles o de Gramado (RS).
“Sócrates”, dirigido pelo cineasta Alex Moratto,aborda a trajetória de um jovem negro homossexual, morador de um bairro periférico de Santos, litoral de São Paulo, que enfrenta dificuldades com a perda da mãe. O ator Christian Malheiros, estará presente à exibição de “Socrates”.
Christian Malheiros, que tem apenas 19 anos, é um dos indicados para o prêmio de melhor ator do Spirt Award (foto, de camisa azul), que é considerado uma espécie de Oscar do cinema independente mundial.  “Sócrates” concorre a dois outros prêmios, inclusive o de diretor revelação.
“Sócrates” é um filme muito aguardado no circuito comercial de cinema do Brasil. Até agora, foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e em alguns poucos festivais de cinema. O filme também terá carreira internacional e deve estrear nos próximos dias em cinemas americanos.
É um privilégio para o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistir à exibição de “Sócrates”. Além de ser um filme praticamente inédito em outras salas de cinema, o filme guarda outras semelhanças com o trabalho que a Mostra de Cinema faz com jovens de São Miguel do Gostoso.
O filme “Sócrates” conta com a participação de vários jovens, entre 16 e 20 anos, das Oficinas Querô, projeto social paulista que atua para transformar a realidade de adolescentes de baixa renda por meio de projetos audiovisuais. Este trabalho é coordenador por uma ONG chamada Instituto Querô.
Em São Miguel do Gostoso, a Mostra de Cinema também trabalha com jovens e adolescentes que integram o projeto Nós do Áudiovisual. Mais de 50 jovens já passaram por oficinas em que são treinados, por especialistas, em conteúdo e técnicas de cinema e de outras modalidades do audiovisual.
Estes jovens, alguns deles de assentamentos rurais de São Miguel do Gostoso, já produziram mais 15 filmes que tratam da realidade da vida destes jovens. Somente para a Mostra deste ano eles produziram cinco filmes, em que atuam como diretor, produtor, atores e atrizes.
Cada dia de apresentação da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso haverá a exibição de um filme produzido pelos jovens de São Miguel do Gostoso. Toda a mostra conta com mais de 40 filmes, que integram a Mostra Competitiva, na praia do Maceió, e a Mostra Panorama, no Centro de Cultura da cidade.
Haverá ainda a Mostra de Cinema Infantil, que será exibido todas as manhãs, no Centro de Cultura. A Mostra Panorama exibirá filmes com faixa etária acima de dez anos. Mas a grande atração da Mostra de Gostoso serão os filmes exibidos na praia do Maceío, que fazem parte da Mostra Competitiva.
Governadora presente
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou presença na abertura da Mostra de Cinema de Gostoso. Fátima sempre foi uma das maiores incentivadoras da Mostra de Cinema, maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso.
O empresário Jean Paul Prates, que assumirá a vaga de Fátima no Senado, também estará presente à abertura da Mostra de Cinema de Gostoso. A mostra também contará com muitos outros convidados, como jornalistas, diretores e  produtores de filmes, além de atores e atrizes de filmes exibidos.
Abaixo, links sobre os filmes “Sócrates” e “Guaxuma”, além do último post deste blog sobre a Mostra de Cinema de Gostoso. Veja também a programação completa da Mostra de Gostoso.

12 comentários:

  1. Como em todos os anos a cidade de São Miguel do Gostoso Nessa época do ano tem muitos problemas com a falta dagua na cidade , várias pessoas estão reclamando que a água só chega de madrugada e não sobe para as caixas daguas e também existe algumas bombas de poço que estão quebradas e a prefeitura não faz o concerto. Também temos informações que o poço que fornece água para a rua da creche está desativado por falta de manutenção. Gostaria de saber se a prefeitura não vai tomar nenhuma providência por que estamos chegando ao fim do ano e todos os moradores costumam receber visitas mas com essa falta dagua é impossível ter uma vida digna pois sabemos que água é um direito de todos .também estamos recebendo a conta de água todos os meses mas água não chega .estou a vários meses sem ter água na caixa dagua do banheiro e isso tem me causado muitos problemas de coluna pois preciso usar baldes para fazer a limpeza na minha casa .gostaria muito que a prefeitura concertasse o povo da creche

    ResponderExcluir
  2. Não estou satisfeito com a atitude de Fátima bezerra. Apesar de ter votado nela pra governo. Não entendo por que ela tem feito tanta oposição ao novo presidente da República. É necessário se aliar esquecer o partido e pensar no povo do RN que está sendo castigado pelo governo anterior. Estamos precisando de segurança, saúde e educação e só vamos melhorar se vc Fátima se aliar ao novo presidente da República. Entenda que vc só irá fazer um bom trabalho se tiver apoio de quem está no ponto mais alto. Vamos esquecer as desavenças políticas e vamos fazer um RN melhor.

    ResponderExcluir
  3. Fim de ano chegando perspectiva de muita gente na cidade. Gostaria de saber se o poder público vai fazer algum mutirao para limpeza da orla marítima. Vejo que já está precisando já é possível ver alguns pontos com lixo e necessariamente além do mutirao também precisa fazer mais um movimento de conscientização a população local para que se mantenha a praia limpa.Gostoso agradece.

    ResponderExcluir
  4. gente é decepcionante, a avenida dos Arrecifes o lixo está imcomodando com o mal cheiro, em plena segunda feira o carro não passou,cadê a responsável pela limpeza da cidade, Prefeito Renato sua gestão está péssima, hoje é uma das piores do Estado, caia na real, aqui não é adversário que está dizendo não, votei em você Renato, mas na próxima já não merece mais o meu voto, toda população está revoltada.

    ResponderExcluir
  5. Gostoso está precisando de uma limpeza geral .além disso também é preciso que a avenida dos arrecifes seja desbloqueada pelo a estacionamento de quadriciclo próximo a secretaria de educação .ali a rua é estreita e o trânsito fica péssimo. Vamos ver se melhora

    ResponderExcluir
  6. Está insuportável o mal cheiro nas ruas de Gostoso. Estamos com os tambores de lixo transbordando nas ruas muitas moscas e sujeira por toda parte. Onde está a pessoa responsável pela coleta de lixo? Cadê o poder público que não tem feito nada para melhorar essa situação. Atenção secretarias de saúde, de turismo e de meio ambiente vcs são responsáveis pela limpeza na nossa cidade. Afinal de contas o lixo causa doenças o lixo causa ao turismo uma mal impressão para a cidade o lixo causa grande males ao meio ambiente. Portanto se essas secretarias não tiverem responsabilidade e compromisso vamos viver em uma cidade com muitas doenças e mal cheiro o tempo todo. Peço para esses secretários tirem a bunda da cadeira e trabalhem pois vcs são pagos com o nosso dinheiro. E por isso que eu estou reclamando.

    ResponderExcluir
  7. Que cidade fedida: ouvi isso de um turista ao entrar em uma padaria da cidade para tomar café da manhã .segundo o turista de São Leopoldo que está passando uns dias aqui na casa de amigos nunca pensou que uma cidade tão falada por ser linda e sossegada fosse tão cheia de lixo nas ruas provocando um mal cheiro insuportável também lamentou a falta de responsabilidade do poder público já que Gostoso é uma cidade pequena e que parece fácil manter limpa o problema é que parece que os responsáveis por isso não tem respeito com os nativos nem com os visitantes .essas palavras foram ditas por esse turista .fiquei tão envergonhada por ser nativa e não poder explicar que infelizmente nem sempre foi assim.mas ainda disee pra ele que achava que o carro do lixo estava quebrado. Mas isso não o convenceu. Vergonha dessa gestão descontrolada.

    ResponderExcluir
  8. Mas o IPTU colocou pra lasca. e ainda estão dizendo que quem não paga o nome vai pro SPC. isso é verdade?

    ResponderExcluir
  9. Pedindo a pessoa que é responsável pela limpeza da cidade que providencie um outro caminhão pra dar conta de tanto lixo por que quando o único caminhão passa na rua da creche ele já vem tão cheio que muitas vezes não faz a coleta por que não cabe dentro do caminhão e o lixo fica vários dias pra ser levado principalmente no final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Ainda indignada com essas motos barulhenta circulando na cidade todas com cano adulterado qye absurdo ninguém faz nada.

    ResponderExcluir
  11. Primeira coisa que o prefeito Renato precisa fazer para que o trânsito da rua principal seja resolvido é fazer mão única da igreja até o vital. Isso já iria melhorar bastante aquela área. Imagine o trânsito no final do ano???

    ResponderExcluir
  12. A eleição para presidente da Camara será dia 10 de Dezembro na segunda feira, aí quem será o Novo Presidente, de Preferência que Clesia contunue, pois do lado do atual Prefeito só tem ela que entende.

    ResponderExcluir