terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto de responsabilidade social "apadrinha" jovens de São Miguel do Gostoso para uma educação melhor



Por Emanuel Neri
E o conceito de responsabilidade social chega pela primeira vez, pelo menos de forma direta e mais explícita, a São Miguel do Gostoso.
Na noite da última segunda-feira (15/2), um grupo de nove jovens da cidade conheceu seus “padrinhos” e “madrinhas” (veja e clique na foto ao lado, para ampliá-la) que vão ajudá-los nos seus estudos. São empresas ou pessoas que vão patrocinar a educação destes jovens com o objetivo de facilitar seu acesso, no futuro, às universidades.
O projeto chama-se “Porta para o Futuro” e foi organizado pelo Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri). Responsabilidade social é um conceito segundo o qual empresas (ou pessoas) decidem, de forma voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa.
O projeto identificou jovens, em escolas públicas de São Miguel do Gostoso, com potencial de crescimento educacional. Com isso, estes jovens passam a estudar em uma escola particular de melhores recursos – no caso, o Ceci (Centro Educacional Crescer Interativo), de Touros.
Parceiro do “Porta para o Futuro”, o Ceci reduziu preços de matrículas, livros e transporte (até Touros) para que o projeto fosse viabilizado.
Todo o estudo destes jovens passa a ser financiado por empresas ou pessoas. Por isso eles são chamados de “padrinhos” - ou "madrinhas". Alguns destes jovens foram indicados pelos próprios "padrinhos". Mas todos eles têm em comum o fato de serem muito pobres e sem condições de estudar em escolas particulares.
A escolha destes jovens é uma espécie de “projeto piloto”. O foco inicial foram dez adolescentes de São Miguel do Gostoso que têm potencial de crescimento,  o que pode ser ampliado com o passar do tempo.
Nove empresas e pessoas de São Miguel do Gostoso aderiram ao projeto. A partir de agora, elas serão os “padrinhos” destes jovens, acompanhando de perto, junto com os pais, a evolução escolar deles. Programas paralelos, como apoio psicológico e de reforço escolar, serão desenvolvidos juntos com o projeto.
A idade destes jovens varia entre oito e 14 anos. Além do pagamento escolar, os alunos também recebem kit completo de livros, apostilas, material escolar (cadernos, canetas, réguas, lápis etc), uniforme escolar e de ginástica, além do transporte escolar diário até Touros.
Cada aluno até a 5ª série do ensino fundamental custa em torno de R$ 3.800 ao longo de um ano. A partir da sexta série (até a nona série, quando termina o ensino fundamental) o custo é um pouco maior.
Vejam empresas ou pessoas de São Miguel do Gostoso que aderiram a este projeto – e o nome dos respectivos “afilhados”.
- Supermercado Vital/Valdira e Fábio Vital são “padrinhos” de Maria Rita.
- Pousada Só Alegria/Cláudio e Fátima Romano “apadrinham” Millian Silva.
- Pousada dos Ponteiros e Emanuel Neri são "padrinhos" de João Lucas Cruz.
 - Farmácia São Miguel/Isabel Neri e José Roberto Neri “apadrinham” Francinara Alves Teixeira.
- Carlos Campos (diretor da Serveng) é “padrinho” de José Wilker Martins.
- João Scomparim (Aegostoso) e Claribel são “padrinhos” de Kaylane Souza.
- Gustavo Tittoto  é “padrinho” de Maria Isabel Isídio da Silva.
- Marcos Neri e Nara Neri “apadrinham” Juliana Cruz da Silva.
- Jaciana Dantas de Medeiros é “madrinha” de Júlio César Pereira.
Assim é o projeto “Porta para o Futuro”. “Padrinhos” e Iasnin abraçam estes jovens para que eles tenham oportunidade de uma educação melhor.  O projeto está aberto a novas adesões, pois há uma lista de outros jovens que também querem ter esta oportunidade de uma educação de mais qualidade.

Abaixo, links para se entender melhor o conceito de responsabilidade social.


 

16 comentários:

  1. Louvável a atitude de apadrinhar esses jovens. Mas você já pensou que se esses padrinhos, e tanto outros, pressionassem o Poder Público para que melhorasse a qualidade da educação, o benefício seria muito maior?
    Melhorar a sociedade não é melhorar a vida de um indivíduo, é, sim, melhorar as condições de toda a comunidade. Aí sim veremos a verdadeira responsabilidade social.
    Além disso, a partir de quais informações pode-se afirmar que o conceito de responsabilidade social chega pela primeira vez, pelo menos de forma mais explícita, a São Miguel do Gostoso?
    O artigo desconhece vários outros projetos que já foram implementados. A própria criação da AEGostoso é uma manifestação explícita de responsabilidade social. Além disso, temos o conselho de segurança, isso para falar apenas dos mais recentes.

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    1. Quando falei de projeto de responsabilidade social de forma mais explícita, é que outras iniciativas, de uma maneira ou de outra, já trabalharam em nossa comunidade com este conceito. Mas é importante explicar que a AEGostoso é um órgão de classe - representa empreendedores de São Miguel do Gostoso - e que, apesar dos seus ótimos trabalhos em benefício da nossa comunidade, não pode ser considerada uma entidade voltada para o campo da responsabilidade social, mas sim com foco no interesse de seus associados. Do mesmo jeito, o Conselho de Segurança tem como objetivo discutir políticas públicas para a melhoria da segurança local - não podendo, portanto, seu trabalho ser considerado ação de responsabilidade social. A Ong Amjus, dirigida com empenho por Heldene Santos, já trabalhou (e trabalha), de alguma forma, com o conceito de responsabilidade social. Não faz muito tempo a Amjus envolveu pousadas e outras empresas de São Miguel do Gostoso para que elas comprassem flautas para que crianças da comunidade formassem um grupo de músicos (tocando flauta). Este sim pode ser considerado um conceito de responsabilidade social.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Ainda sobre o comentário acima. A própria Amjus já trabalhou em parceria com uma pousada local, a Só Alegria, na realização de eventos para beneficiar atividades desenvolvidas pela Ong.

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  2. Parabéns pelo projeto, Gostei muito da iniciativa!

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  3. Eu acho que esse projeto deveria ser dentro da escola ZuZa lá temos crianças que necessitam de apoio educacional diferenciado na minha opinião houve exclusão de quem realmente precisa .Nao se pode escolher a dedo quem deve participar de um projeto desse porte é como ganhar na loteria em vez de beneficiar 10 alunos porque não beneficiar uma escola?achei essa ideia muito particular acho que educação mesmo sendo paga deve ser pra todos e isso não ocorre nesse projeto acho que deveria ser feito um projeto dentro da escola Zuza que incluísse esporte, cultura ,lazer e professores que fossem capazes de trabalhar a dificuldade de cada aluno onde existisse uma psicóloga e uma psicopedagoga onde trabalhasse o aluno e a familia desse aluno porque muitas vezes a dificuldade do aluno começa em casa com os problemas que existem lá e que muitas vezes a escola não sabem, portanto acho que beneficiar 10 alunos torna-se descriminar os outros que ficaram de fora que teriam as chances que esses tiveram repense esse projeto e façam esse projeto dentro da escola de sua cidade outro agravante é você achar que nossas escolas locais não estão prontas pra levar nossos alunos a ter um futuro melhor se você tivesse conhecimento sobre isso saberia que com toda dificuldade temos alunos aqui que esturam em nossas escolas e que hoje são engenheiros e de energia renováveis e engenheiros mecânicos todos eles com familia bem estruturada no sentido de viverem sem conflitos mas esses garotos são filhos de pescador por isso volto a afirmar que não será a escola particular que levará a esses contemplados terem um futuro melhor e sim um trabalho conjunto com a familia e com a sociedade local temos aqui bons professores que podem através de um projeto beneficiar todos que fazem a escola Zuza porque é lá que temos uma grande número de alunos que necessitam de atenção especial outro grande problema é a necessidade de professores para crianças especiais que não temos nos distritos e que são tratadas como se fossem ninguém por isso a minha indignação a esse projeto REPENSE e ajude quem realmente precisa não excluam os mais necessitados .

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    1. Como o texto diz, este é um "Projeto Piloto" que está sendo lançado para beneficiar alunos identificados com potencial educacional. E, como todo "Projeto Piloto", poderá ser ampliado ou sofrer alterações nos próximos anos. Mas estas alterações serão sempre com o objetivo de melhorar o projeto iniciado agora. Estas adaptações serão feitas sempre com a participação de especialistas em educação e "padrinhos" de alunos. Quando se elaborou o projeto, pensou-se em ações nas escolas públicas já existentes. Mas isso envolveria uma operação de grande complexidade. Por este motivo escolheu-se criar o "Porta para o Futuro" inicialmente com estes dez alunos. A coordenação do projeto está recebendo inúmeros apoios e solidariedade, inclusive a manifestação de pessoas que querem passar a integrar o programa, "apadrinhando" novos jovens. Tudo está sendo analisado. O "Porta para o Futuro" está aberto a sugestões. Nosso objetivo é ampliar o número de dez alunos e, quem sabe, no futuro, centrar nossos esforços na melhoria do ensino público da nossa cidade. Mas, por enquanto, o modelo adotado são com estas dez crianças, para acompanhar seus rendimentos na escola. Não significa que, quem ficou de fora desta primeira fase do projeto, possa ser considerado excluído. Nada disso. O "Porta para o Futuro" é apenas uma semente plantada com o objetivo de dar oportunidade melhor para jovens pobres - e com potencial de crescimento educacional - da nossa comunidade. Contamos com o apoio da população.

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  4. SENHOR EMANUEL NERI.
    QUERO ME CONGRATULAR COM OS QUE FAZEM O IASNIN PELA LOUVÁVEL INICIATIVA. AÇÕES COM ESTA, NOS DEVOLVE A CAPACIDADE DE SONHAR E RESTABELECE AS NOSSAS ESPERANÇAS DE QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! AINDA EXISTEM PESSOAS DE BEM QUE ACREDITAM NA CONSTRUÇÃO COLETIVA E NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR.
    TIVE ACESSO AO INTEIRO TEOR DO PROJETO PORTA PARA O FUTURO INCLUSIVE DE SEU REGIMENTO INTERNO E POR DEVER DE JUSTIÇA CITO O NOME DE QUEM OS ELABOROU: OTONIEL BARACHO, PESSOA IGUALMENTE COMPROMETIDA COM AS CAUSAS SOCIAIS DO NOSSO POVO, EM ESPECIAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CUJAS FAMÍLAS QUE NO PRESENTE CASO,SÃO ECONOMICAMENTE INSUFICINTES PARA BANCAR OS CUSTOS COM OS ESTUDOS DE SEUS FILHOS EM COLÉGIO PARTICULAR.
    CONCORDO PLENAMENTE COM O ADALBERTO QUANDO DIZ TEXTUALMENTE QUE “o artigo desconhece vários outros projetos que já foram implementados” COMO É O CASO DA ASCDEG, DESBRAVODORES, ESCOTEIROS, TEAR E ASLIRIO. VALENDO SALIENTAR QUE ESTA ÚLTIMA SOB O COMANDO DE OTONIEL BARACHO E DO PASTOR DIEGO BRUNO, DA IGREJA BATISTA, GRAÇAS AO PATROCINIO DO COMPLEXO EÓLICO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO – VOLTÁRIA – COPEL, DESENVOLVE UM TRABALHO DE PROFUNDO ALCANCE SOCIAL NO BAIRRO MACEIÓ, RUA DOS DOURADOS E DOS PESCADORES ONDE ABRIGA CERCA DE 120 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIAL.
    PELO QUE FOI ACIMA EXPOSTO, DESEJO EXPRESSAR MINHA ESTRANHEZA MOTIVADA PELA INJUSTA OMISSÃO DE TAIS FATOS..
    AO BRAVO OTONIEL BARACHO, UMA PALAVRA FINAL: O POVO DE TOUROS E CAJUEIRO LHE CONHECE DE PERTO, SABEMOS DE SUA CAPACIDADE E COMPROMETIMENTO COM AS BOAS CAUSAS. JÁ QUE PELO VISTO SEU TRABALHO NÃO ESTÁ SENDO RECONHECIDO EM GOSTOSO, VENHA MORAR EM CAJUEIRO OU TOUROS! NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LHE ESPERAM DE BRAÇOS ABERTOS! PENSE NISTO!
    GRATO.
    JOÃO MARIA CONSTANTINO DE CASTRO


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    1. Obrigado ao Sr. João Maria Constantino de Castro pelo reconhecimento e elogios ao projeto Porta para o Futuro. Como já falei em outros comentários neste blog, o Porta para o Futuro é apenas uma semente que estamos plantando - e que queremos, com o apoio de todos, vê-la crescer e dar bons frutos para os jovens da nossa comunidade. Que outras Ongs e pessoas façam o mesmo para que mais jovens possam ser contemplados. É fato que Otoniel Baracho, que também é diretor do Iasnin, teve um grande papel na elaboração e execução deste projeto. Junto comigo, trabalhamos muito para que o projeto pudesse ficar de pé e que pudesse dar seus primeiros passos. Otoniel tem tradição, experiência e história em trabalhos sociais junto a crianças pobres de São Miguel do Gostoso, em especial às residentes no bairro do Maceió. Otoniel também desempenha ótimo trabalho social na Aslírio, entidade da qual ele também faz parte. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com Otoniel na elaboração do Porta para o Futuro. Aprendi muito com ele - e vou continuar aprendendo, na medida em que o Porta para o Futuro vai poder crescer e se consolidar como um sério projeto de responsabilidade social em São Miguel do Gostoso. O projeto está aberto para que outras pessoas se juntem a nós - eu, Otoniel e o Iasnin - para somarmos esforços para que o Porta para o Futuro obtenha êxito. Quero aproveitar para convidar o Sr. João Maria Constantino de Castro para se juntar ao Iasnin e ao Porta para o Futuro. Tenho certeza que sua presença entre nós vai ajudar muito para o êxito do projeto e para a evolução educacional das dez crianças que estão fazendo parte desta primeira fase do programa.

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  5. Na tarde dessa quinta -feira aconteceu próximo ao posto de gasolina Sao Tomé um grave acidente envolvendo um moto e um carro Jeep os condutores da moto tiveram ferimentos graves com fratura expostas e várias escoriaçoes o fato é que o motorista do jeep amarelo que estava visívelmente embriagado provocou o acidente ,segundo informações esse motorista é estrangeiro e está morando aqui em Gostoso mas já tem feito muitas bagunças aqui no transito levando a trazer preocupaçâo para os moradores local eu gostaria de saber se a policia militar já tomou as medidas normais em relação a esse motorista desordeiro que está atormentando o transito de Gostoso segundo informaçoes de alguns moradores ele anda em alta velocidade e não respeita as leis de transito acho que a policia deve precisa dar um basta nesse estrangeiro para que não aconteça outros acidente graves

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  6. Na condição de relator e humilde colaborador do PROJETO PORTA PARA O FUTURO e em atenção ao que o “anônimo” externou no comentário postado às 08h19min do dia 18 do mês em curso, desejo contribuir neste processo construtivo do projeto em questão, expressando o que seguir menciono:
    1º)- O Projeto em comento não poderia ter como alvo apenas os alunos da Escola Municipal Coronel Zuza Torres visto que na sua congênere Professora Ana Ribeiro Barbosa e outras escolas da Rede Municipal de Ensino de igual forma abrigam alunos talentosos que preencheriam os pré-requisitos estabelecidos para ingresso no mencionado projeto, tanto é verdade, que os alunos inscritos no Projeto Porta para o Futuro são egressos de ambas escolas nominadas; 2º)- Não “houve exclusão de quem realmente precisa”. Todas as crianças e adolescentes contempladas foram inclusas mediante criteriosa, isenta e impessoal avaliação não só das condições socioeconômicas de suas respectivas famílias, como também do perfil pessoal de cada um, a saber, entre outros: a)-Ser membro de família cuja renda não suporte os custos com uma educação ofertada por uma escola particular; b)-ter sido aprovado em 2015; b)- ter boas notas; c) ser portador bom comportamento; d)- ser possuidor de potencialidades cognitivas que se estimuladas, venham superar suas dificuldades na assimilação de conteúdos pedagógicos que em futuro próximo venham possibilitar o rompimento do ciclo de pobreza no qual se encontram inseridos, através do ingresso e formação numa escola profissionalizante como por exemplo o IFRN e porque não, na faculdade!
    Há de se destacar que o projeto em debate foi elaborado com o objetivo primordial de valorizarmos os méritos pessoais e assim, premiar aquelas crianças e adolescentes possuidoras dos pré-requisitos mencionados e desta forma estimular outras que nesta primeira fase não foram contemplados, a seguir o bom exemplo.
    De igual forma ressalto que o escopo do PROJETO PORTA PARA O FUTURO tem a essencial preocupação em inserir os nossos alunos num processo integral,dinâmico e libertador através da construção da cidadania plena e não somente transmitir-lhes conhecimentos pedagógicos em sala de aula, tanto assim que está estabelecida a realização de reuniões educativas com os alunos e seus respectivos familiares, tendo esta prática o objetivo de resgatar e fortalecer o papel da família no contexto educacional de seus filhos.
    No cronograma de nossas atividades estão previstas as realizações de palestras educativas mensais momento em que praticaremos a prevenção do alcoolismo, tabagismo e outras drogas, da gravidez na adolescência, da violência sob todas as suas formas, abordagem sobre boas maneiras e bom trato social, respeito mútuo, construção de um convívio social livre de conflitos e elaboração de uma mentalidade FOCADA NA VALORIZAÇÃO DA VIDA COMO BEM SUPREMO E DIREITO DE TODOS.
    Quanto às ações extraclasse tais como: esportes, atividades culturais e de lazer, registro que estas necessidades estão sendo contempladas e supridas em paralelo pelo PROJETO ESPORTE E CIDADANIA e PROJETO DANÇARTE com cerca de 120/20 crianças e adolescentes beneficiárias respectivamente, sob a responsabilidade da ASLÍRIO da qual sou coordenador.
    Esclareço ainda que estamos elaborando outro projeto social tendo por intento beneficiar os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino ainda não contemplados na fase inicial do PROJETO PORTA PARA O FUTURO, por intermédio do fortalecimento institucional da educação ofertada pelo Poder Público através do ACOMPANHAMENTO INTREGRAL E OFERTA DE AULAS DE REFORÇO ESCOLAR destinados às crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem dos conteúdos aplicados nas séries/anos em que estão matriculados.
    Por fim faço minha as palavras do Emanuel Neri: O "Porta para o Futuro" está aberto a sugestões. Nosso objetivo é ampliar o número de dez alunos e, quem sabe, no futuro, centrar nossos esforços na melhoria do ensino público da nossa cidade. Grato. OTONIEL BARACHO DE SOUZA.

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    1. Ótima e inteligente abordagem do Otoniel Baracho sobre o projeto Porta para o Futuro, do Iasnin. Ele só errou numa coisa. Otoniel não é "relator" nem tampouco "humilde colaborador" do projeto. Otoniel é muito que isso. Foi um maestro e um "cabeça pensante" em toda a elaboração do projeto. Além disso, Otoniel tem uma sensibilidade à flor da pele sobre a questão educação dos jovens de São Miguel do Gostoso - fonte de inspiração do Porta para o Futuro. Por fim, quero dizer que o Otoniel é, sim, muito mais do que ele tentou se "intitular" na coordenação do projeto. Otoniel, com muitos méritos, é coordenador do Porta para o Futuro.

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  7. atenção policia militar os arrombamentos continuam na cidade queremos providencias urgentes tivemos mais um arrombamento dessa vez na rua da ostras precisamos de um delegado que resolva essa situação que já vem acontecendo a anos aqui na cidade estamos com vários bandidos com mandado de prisão e até o momento a policia não criou um esquema que possa prender esses deliquentes e enquanto isso a população está sofrendo com esses bandidos temos que ter um delegado que esteja preparado para acabar com as bocas de fumo que são muitas um delegado preparado para acabar com esses bandidos

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  8. Um absurdo o ano letivo ainda não ter iniciado em Gostoso. As escolas da cidade formam pessoas que não sabem ler, escrever, e o mais importante, pensar. Eh oo vida de gado , povo marcado.

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    1. Esse cidadão acima está totalmente equivocado, quem já viu gente formada sem saber ler e escrever, povo marcado pode ser ele, aqui em Gostoso existe mesmo é povo feliz.

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    2. Segue uma ajudinha para o anonimo entender o que estou falando. "De acordo com o Inaf, a alfabetização pode ser classificada em quatro níveis: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar (ambos considerados analfabetos funcionais), alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno (esses dois últimos considerados indivíduos alfabetizados funcionalmente)".

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