sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Intolerância e ódio superam limites. Chico Buarque é agredido por ser simpatizante do PT. Isso é fascismo



Por Emanuel Neri
O ódio e a intolerância no Brasil estão passando dos limites, já beirando o fascismo. E a partir daí é só um pulo para a implantação da truculência nazista, da qual hoje o mundo civilizado se envergonha do que ocorreu há algumas décadas.
Na última segunda-feira (21/12) à noite, o cantor e compositor Chico Buarque, maior patrimônio culturais do Brasil,, foi violentamente agredido por rapazes quando saía de restaurante no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Entre outros insultos verbais, Chico foi chamado de “merda” pelos agressores.
A agressão a Chico Buarque – que na hora da ocorrência estava acompanhado do cineasta Cacá Diegues e do jornalista e escritor Eric Nepomuceno – se deveu simplesmente ao fato de o maior compositor do Brasil, orgulho da Nação, ser um homem de pensamento de esquerda e de manifestar simpatia pelo PT.
Entre os agressores de Chico Buarque estavam um rapper, Túlio Dek, famoso por produzir factóides na midia. Outro chama-se Ávaro Garneiro Filho, o "Alvarinho", filho do apresentador de TV e empresário Álvaro Garnero. Este último é um riquinho que, para aparecer, fez questão de se exibir agarrado e dando beijos no jogador de futebol Ronaldo Fenômeno (vejam foto).
O PT é bandido e quem apoia o PT é ladrão”, disseram os jovens a Chico Buarque. “Vá prá Cuba. Você tem um apartamento em Paris, petista de merda”, vociferaram os agressores do cantor. Chico Buarque não perdeu a tranquilidade. Dirigindo-se aos jovens, afirmou: “Pois eu acho que o PSDB é bandido. Vocês só leem a Veja”.
Só depois da interferência dos amigos que estavam com Chico Buarque, seus agressores permitiram que ele pegasse um taxi e se dirigisse para sua casa, também no Rio. O fato de Chico Buarque se referir ao PSDB é porque é este partido que está semeando o ódio no coração e na alma de brasileiros identificados com sua causa.
Desde que perdeu a eleição para presidente da República, em outubro do ano passado, o PSDB, sob o comando de Aécio Neves, está tentando incendiar o país. Aécio e políticos de partidos aliados, entre os quais o DEM e o PPS, não se conformam com a derrota para Dilma Rousseff, escolhida pelo voto para mais um mandato.
Aécio e sua turma da pesada jogam no “quanto pior melhor”. E instigam o ódio e a intolerância em seus seguidores, em especial em pessoas que comungam com o mesmo pensamento político pregado pelos derrotados nas urnas. Aécio quer chegar ao poder a qualquer custo. E por isso se alia a tudo quanto é tipo de gente.
Vejam bem o “vale tudo” de Aécio Neves e de seus truculentos seguidores. Achando que chega à Presidência se Dilma for cassada pelo Congresso, pela via do golpe - leia-se, impeachment - Aécio se aliou até mesmo ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, envolvido em vários casos de corrupção.
Mas a truculência de Aécio e de seus seguidores tem limites. Murchou o golpe com que ele queria derrubar Dilma, pois não há uma única acusação de prática ilegal que caracterize crime de responsabilidade, o que justificaria o impeachment da presidenta. Sem isso, aumenta a truculência a pessoas que pensam diferente deles.
Foi isso o que aconteceu com o cantor Chico Buarque. E já havia acontecido antes com inúmeros políticos e pessoas que são filiados ou se identificam com o PT. Todo mundo sabe que o PT cometeu sérios pecados no governo – do mesmo jeito que outros partidos também fizeram, entre os quais o PMDB e o PSDB de Aécio Neves.
Mas estes “pecados” do PT não justificam a truculência com que simpatizantes do PT, como é o caso de Chico Buarque, sejam “apedrejados” em via pública. O que está ocorrendo no Brasil envolve um risco seríssimo de o país mergulhar numa crise sem saída, com convulsão social, caminho aberto para o controle fascista do país.
O fascismo é uma forma de radicalismo político com o objetivo de controlar o poder pela via autoritária. E é isso que vem acontecido no Brasil, pondo historiadores, artistas e intelectuais em estado de alerta. Quando alguém não concorda com o pensamento político do outro, quer vencer na porrada – e isso é puro fascismo.
Abaixo o ódio, a intolerância e o fascismo no Brasil. Não é este o caminho que o país quer. Pessoas truculentas, como as que agrediram Chico Buarque e tantas outras pessoas por terem simpatia com o PT, são selvagens políticos incapazes de conviver com a democracia. Este tipo de agressão está chegando ao limite e merece um basta.
Abaixo, farta repercussão sobre a agressão a Chico Buarque e definição sobre o que é fascismo. Chegou a hora de pessoas do bem se levantarem contra esta onda de ódio e intolerância que ameaça levar o país para o buraco – porta aberta para o fascismo.

12 comentários:

  1. Mudando de assunto ,eu estou preocupada com o número de assaltos que estão acontecendo aqui em Gostoso e a policia não consegue combater isso é preocupante precisamos que a policia aumente seu patrulhamento para pegar esses bandidos a pouco dias uma familia virou refém desses bandidos e o dono da casa foi atingido com um tiro na mão eu gostaria de saber quando é que vai acabar esse tormento ,eu fiquei até com esperança quando disseram que viria um novo delegado pra Gostoso e que esse tinha muita experiençia em acabar com boca de fumo e com bandido mas até agora nem prendeu o da tabúa nem o perigoso aqui de Gostoso estamos esperando mais ação da policia militar outro fato é a escola Olimpia Teixeira que foi assaltada por ¨6 vezes o ladrão serra até as grades e a policia não consegue prender esse ladrão estou esperando uma ação rigorosa com fim das bocas de fumo,prisão desses bandidos soltos espero sinceramente que não precise morrer ninguem de bem pra se tomar uma decisão urgente da policia eu desejo que todo o pilotão faça uma varredura nessas bocas de fumo e nos ajude a ter paz nesse municipio tão lindo e bom de morar

    ResponderExcluir
  2. Caro Emanuel. Parabéns pelo artigo. Compartilho de suas preocupações. Não podemos aceitar que o ódio e a intolerância prevaleçam. Nossa solidariedade ao Chico e aos milhares de brasileiros e brasileiras vítimas de qualquer tipo de intolerância.

    ResponderExcluir
  3. Reiterando o comentário acima onde o leitor diz que vão esperar morre alguém pra se tomar uma atitude. Eu pergunto novamente? esqueceram de Guilherme ?

    ResponderExcluir
  4. Atençao policia militar façam mais baculejos nesses bandidos a praia da xêpa durante a noite é a preferida desses marginais

    ResponderExcluir
  5. Eu pergunto novamente, esqueceram do Guilherme e do menino da vigilância sanitária assassinado na Ponta do Santo Cristo ?

    ResponderExcluir
  6. O Petista tem essa desculpa sempre quando alguém se volta contra ele: fascismo, preconceito, etc. mas quando o Lula separou a sociedade entre negros e brancos, pobres e ricos, empresários maus e trabalhadores oprimidos, não era preconceito nem fascismo. Mas esse blog tendencioso, neste contexto de ditadura esquerdista, não irá publicar.

    ResponderExcluir
  7. A polícia militar de SMG, está de parabéns, dia 31/12 /15, a ronda na praia/dunas era constantes, pena que não estava parando os carros que passeavam e na praia/dunas, mais bom começo, só falta abordar os carros e o repreender, pois as praias estão sinalizasses com placas(proibido o tráfego de veículos na praia).

    ResponderExcluir
  8. Nois aqui nos sítios do município também estamos sofrendo recentemente na baixinha teve uma onda de arrastões a um comerciante por duas vezes em menos de sete dias foi alvo dessa quadrilha hoje a comunidade ta amedrontada as estradas da região tao se tornando inimigas da população muitos não saírem de casa com medo de perder as vezes seu meio de locomoção e voltarem a pe fica a dica as comunidades precisam também de atencao

    ResponderExcluir
  9. Deplorável a conduta do Excelentíssimo Senador Aécio Neves. Um verdadeiro homem público, imbuído do espírito democrático e republicano, teria respeitado o resultado das eleições e a vontade do povo. Deveria pacificar os ânimos e ajudar a unificar o país. Ao invés disso, valeu-se das dificuldades econômicas para inflamar politicamente o país, desestabilizando o governo e o tecido social. Surfa na onda de extremistas de direita insatisfeitos, que tbm não respeitam o processo democrático.
    Discordar do governo, e quer mudá-lo tudo bem, mas para isso temos eleições regulares periódicas.
    E válida a discordância política e ideológica, mas ela deve ocorrer dentro dos limites do respeito e urbanidade . Sem ofensas e calúnias. O ódio só alimenta mais ódio.
    Quanto ao Chico Buarque. Ele é superior a esses playboys. Trata-se de um patrimônio cultural e intelectual do país. Pessoas como os que o atacaram seriam os mesmos que queimaram livros e pessoas através dos séculos; e que foram vencidos pela história.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado como que para o petista o fato do cidadão de bem ficar acuado não é fascismo

    ResponderExcluir
  11. No Brasil o preconceito é contra o cidadão honesto. E lá vem o PT querendo aumentar os impostos para cobrir o custo da incompetência da Dilma

    ResponderExcluir
  12. Prezado Fabiano, quem dividiu o país foram os petistas. E agora que afundaram o Brasil na pior recessão desde 1929, ficam com conversa fiada de unificar o país. Fizeram as bobagens, agora assumam a responsabilidade pelo fracasso plantado.

    ResponderExcluir