quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pesquisa do Banco Mundial constata que Bolsa Família ajuda a diminuir violência entre jovens


Por Emanuel Neri
Quando o Bolsa Família foi criado, no início do governo Lula, recebeu duras críticas de setores da oposição e da imprensa. Para estes setores, tratava-se de uma esmola, que iria estimular a vagabundagem, pois os beneficiários não iam querer trabalhar para ficar sempre recebendo o dinheiro do programa.
O Bolsa Família é um dos maiores programas de distribuição de renda do mundo (na foto, jovens que se beneficiam deste programa social). São Mais de 12 milhões de famílias beneficiadas, que deixaram de viver na pobreza absoluta. O programa exige que jovens de famílias beneficiadas frequentem as escolas e que a família faça exames regulares de saúde.
Hoje o Bolsa Família do Brasil foi copiado e implantado em vários países do mundo.
Pois bem, agora constatou-se mais uma grande vantagem do Bolsa Família. Pesquisa feita em bairros pobres de São Paulo, pela PUC do Rio de Janeiro, descobriu que o Bolsa Família tem diminuído a violência nestes bairros. Nas áreas pesquisadas, a violência praticada por jovens chegou a cair em até 21%.
Segundo os pesquisadores, o motivo da queda da violência é a diminuição da desigualdade social que existia antes entre a população mais pobre. O Bolsa Família, que no início incluía apenas jovens até 15 anos, foi estendido em 2008 para jovens até 17 anos. E foi a partir daí que a queda da violência se acentuou.
A pesquisa, feita a pedido do Banco Mundial, constatou que caíram os índices de crimes como roubos, assaltos, atos de vandalismo e crimes violentos, como lesão corporal, estupro e homicídio. A pesquisa foi feita em centenas de escolas públicas da periferia de São Paulo, onde a violência tinha índices altíssimos.
Há várias explicações para a queda da violência. Uma delas é que o Bolsa Família diminuiu a insatisfação social entre jovens. Outro motivo, de caráter econômico, é que o benefício que o jovem recebe diminui seu interesse por ações ilegais. Por fim, o programa amplia a interação social entre os jovens, principalmente nas escolas.
Para quem sempre criticou o Bolsa Família, é interessante tomar conhecimento desta pesquisa. Veja nos links abaixo, junto com outras reportagens sobre o programa de distribuição de renda do governo federal:

Um comentário:

  1. a bolsa familia mata a fome sim até concordo porem as pessoas ficarem mais preguiçosas e preferem viver com essa esmola dada pelo governo e nao trabalham ficam só nas portas falando da vida dos outros eu acho que deviam eram procurar melhorar de vida e nao esperar pelo governo.

    ResponderExcluir